• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Marfig

Jogos Olímpicos 2008

38 mensagens neste tópico

Bolas! ;)

2 nulos e no último salto não se consegui concentrar.

Que pena. Ele merecia muito mais e aquele primeiro salto disse tudo. Era salto para medalha se não tivesse sido nulo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Parece que a participação portuguesa nestes JO vai ser mesmo para esquecer...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ponhamos as nossas esperanças no Nélson Évora... Pode ser que saia alguma coisa do triplo salto.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ponhamos as nossas esperanças no Nélson Évora... Pode ser que saia alguma coisa do triplo salto.

Tem sido o meu pensamento até agora... :|

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Naide Gomes: “Nenhum atleta foi brincar aos Jogos”

19.08.2008 09:13 Lusa

Naide Gomes afirmou hoje que nenhum atleta foi "brincar" aos Jogos Olímpicos, um dia depois de o presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), Vicente Moura, ter pedido "profissionalismo e brio" aos desportistas que representam Portugal em Pequim.

Após ser eliminada nas qualificações do salto em comprimento, com dois saltos nulos e um de apenas 6,29 metros, a campeã do Mundo em pista coberta e detentora da melhor marca mundial do ano, com 7,12 metros, frisou que todos os atletas trabalharam "imenso" para irem aos Jogos.

"Não sei... é fácil falar. Todos os atletas a quem correu mal, incluindo eu, a quem hoje correu pessimamente, trabalhámos imenso para chegar aqui, para estar em grande forma. Houve vários sacrifícios, não só nossos, como de outras pessoas", disse a atleta do Sporting, de 28 anos.

Ainda "sem palavras" para explicar a sua surpreendente eliminação, Naide Gomes acrescentou: "chegar aqui e não correr como nós gostaríamos é triste. Ninguém quer que as provas corram mal, ninguém vem cá brincar, eu muito menos, mas infelizmente é a vida".

Na véspera, após Vanessa Fernandes ter conseguido a prata no triatlo, conquistando a até agora única medalha de Portugal em Pequim, Vicente Moura criticou os atletas que deram desculpas que "não são as correctas" para os seus maus resultados.

"Todos temos de ter educação, olhar para a bandeira e saber que temos o povo português todo atrás de nós. Não podemos esquecer isso e não devemos defraudá-lo", disse o presidente do COP, adiantando: "Exijo apenas profissionalismo e brio para prestigiar Portugal".

Naide Gomes admitiu que o seu resultado de hoje "poder ter" consequências para si no que diz respeito à bolsa que aufere por ser atleta de alta competição com resultados internacionais, mas não está preocupada com isso. "Pode ter, sim, mas sinceramente não é isso que me preocupa. O que me preocupa é não ter chegado à final. Nem quero saber da bolsa", sublinhou.

A recordista nacional, com os 7,12 metros conseguidos a 29 de Julho, no Mónaco, considerou bom o ambiente vivido na delegação portuguesa, garantindo que os atletas mais novos, eventualmente deslumbrados com a sua estreia olímpica, não prejudicam a concentração das primeiras figuras.

"Nem pensar. Dormem cedo, estão concentrados e a portar-se lindamente", disse Naide, para quem é "indiferente" as competições de atletismo serem logo pela manhã, a partir das 9h00, contrariando assim o lançador do peso Marco Fortes, que afirmou não render às primeiras horas do dia.

"A questão não está em ser cedo ou não. Temos que competir e quem dera a muitos atletas cá chegarem. Mesmo a competir às sete da manhã, gostariam de estar aqui. E eu também e tive essa oportunidade. Não soube aproveitá-la, as coisas correram mal, mas a vida continua", concluiu.

Teve azar, acontece, a competição é assim mesmo. Foi lá a Carolina Klüft consola-la no após o último salto. Aqui na suécia estão fartos de dizer que a Naide Gomes era a grande favorita.

Portugal não trouxe muitas medalhas, mas tambem os jogos olimpicos não são só medalhas, supostamente seriam a grande celebração do desporto. O que é um facto é que os países continuam a aumentar o investimento nos jogos olímpicos para se poderem afirmar frente ao mundo. Olhem o caso da jamaica, uma explosão completa de medalhas esta edição, e o kenia já não é só nos 10.000 metros, já têm bue de atletas.

em portugal é um facto que se investe pouco no desporto: a suécia só tem 9 milhões de habitantes e já ganhou uma medalha no ciclismo feminino e estava prestes a ganhar no andebol e no futebol femininos, tudo coisas que praticamente não existem em portugal.

Eu por mim preferia que portugal continuasse com a sua tradição no atletismo, com grandes atletas de fundo como já tivemos, nisso eramos bons, mas não estou a ver os países da africa oriental a saírem do topo.

Por mim desprezo um pouco os jogos olimpicos por estarem demasiado prostituidos os valores mais importantes do desporto. Ainda assim ainda há lá muitos atletas com grande atitude e espirito olimpico, aos quais tiro o meu chapéu.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A Naide não foi muito inteligente, mas enfim... Ela é a melhor na especialidade, actualmente, pena não o ter conseguido provar ;) Força Nélson :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não é uma questão de inteligência ou falta dela, é a pressão, os nervos e o facto de estarem a correr mal para a comitiva portuguesa aumenta a desmotivação dos atletas assim como a pressão e o nervosismo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Naquela situação os nervos devem ser terríveis mas depois de fazer um salto nulo com a possibilidade de fazer apenas 3 para se qualificar para a final teria sido inteligente ter alguma calma no 2º. Claro que depois de 2 saltos nulos o 3º só podia sair mal.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas hey, alguem duvida que ela terá não terá estado tão calma quanto lhe era possível naquele momento?

Correu-lhe mal, todas as outras atletas partem em pé de igualdade, tambem devem ter estado nervosas, ou não, depende de muitas coisas. São sortes, não deixa de ser uma grande atleta de salto em comprimento.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois... Deixa é de o poder demonstrar nestes Jogos.

Com um pouco de fé pode ser que ainda esteja em forma daqui a 4 anos.

Agora, olhos postos no Nélson Évora.. ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não percebo porquê tanto alarido com isto. Eu acho é degradante criticarem os atletas que lá estão ao ponto de dizerem que eles estão lá a brincar.

Mais do que representar um país eles estão lá a provar um trabalho de uma vida. Isto já começa a entrar na discussão de café do bom português.

Se os atletas de Jogos Olímpicos tivessem os mesmos apoios que os grandes clubes de futebol, ai sim, podiam queixar-se. Se o dinheiro gasto em estádios que hoje estão vazios (Algarve, Leiria, etc...) fosse canalizado para outros desportos e investido em formação poderia ser que tivéssemos resultados.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não percebo porquê tanto alarido com isto. Eu acho é degradante criticarem os atletas que lá estão ao ponto de dizerem que eles estão lá a brincar.

Mais do que representar um país eles estão lá a provar um trabalho de uma vida. Isto já começa a entrar na discussão de café do bom português.

Se os atletas de Jogos Olímpicos tivessem os mesmos apoios que os grandes clubes de futebol, ai sim, podiam queixar-se. Se o dinheiro gasto em estádios que hoje estão vazios (Algarve, Leiria, etc...) fosse canalizado para outros desportos e investido em formação poderia ser que tivéssemos resultados.

One great aplause to this men :D

Concordo, ja tou mesmo a imaginar os atletas... epa vamos hoje pa borga, que se lixe (kidding :S)

Talvez estes atletas ate façam mais pelo pais do que alguns deputados.

Cumps ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Realmente eu também não gosto da forma "geral" como se tem falado sobre estes JO.. Especialmente a falta de "resultados"..

Mas a verdade é que para estes jogos olímpicos não sei se sabem mas foram investidos mais de 15 milhões de euros em novos espaços, equipamento, formação, treino de grande parte dos atletas portugueses que foram até Pequim.. Esta é a verdade.

E quando se fala, e o próprio capitão da selecção, que os atletas teem de mostrar realmente seriedade nos JO tem a ver com uma certa declaração do lançador de peso, Marco Forte; é verdade que ele é bastante jovem e já consegue uma marca incrível mas não foi feliz nas declarações que fez.

E pedrotuga, sou totalmente desacordo contigo sobre a "prostituição" dos jogos olímpicos. É o evento mais importante de todos para o desporto, porque reúne uma amplitude de desportos únicos. É normal que com os anos e com a globalização que hoje se vive, que parte dos JO se tornem num grande negócio lucrativo (só em direitos de TV este ano atingiu-se o recorde de + de 1.2 mil milhões de euros) mas são precisos para que estes tenham sido os jogos olímpicos com mais atletas, com mais nações a participar. Eu tenho assistido atentamente quase todos os dias vários desportos, várias etapas e tenham visto a alegria e as emoções que praticamente todos os atletas exprimem. Podem realmente existir alguns que não acreditam no espírito olímpico mas não é regra geral.

E Portugal nunca teve tantos atletas em tantos desportos diferentes. Para finalizar acho que faz falta sim mais espirito desportista em Portugal, logo desde cedo, em vários desportos e em várias áreas. Eu próprio me lembro que na minha altura havia uns clubes de badminton, basquet e futebol na minha escola e que já existiam campeonatos porreiros pelo país. Falta investir mais ainda e incentivar os alunos a aderir a outros desportos.

(:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E quando se fala, e o próprio capitão da selecção, que os atletas teem de mostrar realmente seriedade nos JO tem a ver com uma certa declaração do lançador de peso, Marco Forte; é verdade que ele é bastante jovem e já consegue uma marca incrível mas não foi feliz nas declarações que fez.

Sabes, quando o ouvi pela primeira vez, ri-me. Achei piada ao que ele disse. É exactamente o mesmo comigo. De manhã estou bem é na caminha.

A questão é que hoje penso no que ele disse e ainda sorrio. Porque sabes... ele continua a ter razão.

Vou tentar ser sucinto. Mas antes só um pequeno aparte... isto não é uma resposta a ti MX. Apenas um desabafo e somente aproveitei aquela quote para introduzir o tema.

A carta dos comité olimpíco é clara; "dos atletas para os atletas". Se um atleta carrega a bandeira do seu pais ao peito e ouve o hino nacional no pódio é essencialmente por uma tremenda falta de incoerência do Comité Olimpico que tem sido a sua característica essencial desde que os Jogos Olímpicos Dos Tempos Modernos começaram. Se não se mistura política com os Jogos, não se erguem bandeiras e se é "dos atletas para os atletas" não se levam os atletas a acreditar que estão a representar o seu país. Já agora, se não se mistura política com Jogos, não se leva o primeiro-ministro da China a fazer declarações oficiais na sede do Comité Olimpico a ddeclara que este evento ajudará a abrir a China ao mundo, a trazer investimento para o país e a mostrar que a China é um parceiro económico de valor.

A realidade é que vivemos numa tremenda hipocrisia imposta ás massas através de frases feitas. Mas deixemos a politica...

Como Português, olho para os "nossos" atletas como sendo atletas olímpicos. Eles estão ali pelo seu próprio valor. Eu não lancei o peso pelo Marco Fortes para lhe dar a marca com a qual ele se qualificou para estar ali. Ele é que o lançou. O Marco Fortes está nos jogos olímpicos porque é um atleta olímpico. Ele está ao nível dos melhores do mundo. Ele mereceu estar ali e ninguém, mas absolutamente ninguém lhe pode tirar esse direito. Se a bandeira é para ser erguida com o seu esforço e em seu nome, então o mínimo que o estado português deve fazer com os nossos impostos é pagar-lhe a viagem e a estadia na China! Ponto!

Se o Marco Fortes diz que de manhã está bem é na caminha, pois ora bem! Eu também. Mas de manhã ele estava lá e lançou. E para quem seguiu a prova como eu segui (às 4 da manhã se não me falha a memória) praticamente todos os atletas fizeram o mesmo que ele. Lançaram muito abaixo das suas marcas, porque não é preciso um génio para perceber que ás 9 da manhã um atleta olímpico não está ao seu nível.

Mas mais importante... o Marco Fortes não me deve explicações nenhumas! Não tem que me explicar nada, nem pedir desculpa nem se justificar. O Marco Fortes e todos os restantes atletas olímpicos só devem explicações a eles próprios e aos seus treinadores. O Marco Fortes recebeu uma bolsa de 500 euros mensal para se preparar para os jogos olímpicos. Estamos a brincar com esta gente, ou quê. Eles matam-se durante quatro anos a trabalhar, a receber um ordenado-McDonalds, ninguém lhes liga nenhuma, não tem apoios praticamente nenhuns e de repente, do dia para a noite, pomos-lhes uma bandeira ao peito, dizemos-lhes que estão a representar Portugal e toma lá cuidado com o que dizes?

Não. Comigo não. Não admito sequer que a Vanessa Fernandes venha criticar os seus colegas. Não lhe vejo autoridade nenhuma para o fazer. A Vanessa Fernandes é profissional. Ela corre para ganhar dinheiro. treina na Austrália, tem uma entourage que a segue para todo o lado e a ajuda a preparar-se. Muitos deste individuos entretanto não têm nada. Vão de autocarro para os treinos com passe social e muitos nunca conseguem sequer arranjar um patrocinador que lhes pague mais do que o spray para as meias. Certo que a Vanessa também o fez em tempos... mas ninguém precisa de ser igual a ela, pensar da mesma forma que ela ou ambicionar como ela. Nem ela tem a autoridade moral ou efectiva para exigir isso de ninguém quando nem sequer nós o podemos fazer.

Mas para terminar: estou certo que o Marco Fortes (e aquela outra atleta que agora me esqueço o nome que disse que não se dava bem em competições deste nível) não foram aos Jogos Olímpicos para perder. Foram para ganhar e "perderam". Muitos nem sequer conseguiram melhorar as suas marcas. E depois!? Paguei para eles estarem ali. Claro que paguei. E depois? Eles mereceram esse direito, volto a afirmá-lo. E durante os 4 anos passados a trampa de investimentos que o governo fez nem sequer se aproximam da trampa do investimento para a trampa dos estádios aquando do Europeu.

Se o governo, ou eu, ou qualquer um de nós quiser exigir alguma coisa dos nossos atletas, então vamos dar-lhes as mesmas condições dos Americanos em que é a própria selecção que ajuda a negociar os contratos com os patrocinadores, recebem bolsas de 5 mil dólares, pagam-lhes os estágios, compram-lhes o material e constroem-lhes instalações do mais alto nível. Enquanto um atleta de escalão A (o máximo reservado a apenas atletas de topo) auferir 1,500 euros em Portugal tenham santa paciência.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eish foudasse. tenho a dizer que já não lia algo tão bom há muito tempo, sério.

acho muito pertinente a tua questão sobre a política misturada com os atletas, mas não concordo inteiramente contigo nisso.

toda a gente nasce numa nação e ela marca-te a tua língua, a tua cultura e as tuas raízes e disso não podes fugir.

mas é verdade que há atletas que só chegaram onde chegaram porque nasceram no país certo (:

mas apesar disso acho deve ser das coisas mais orgulhosas que tu podes fazer no desporto é pores milhares de estrangeiros

a ouvir o hino da tua nação tão longe da tua terra natal. carlos lopes, rosa mota, etc diziam que foi um dos melhores momentos

da sua vida ver a bandeira a subir e houvirem a Portuguesa. Acho que não é um cliché, acho que é realmente parte de nós.

Mas contínuo a dizer que embora não sejamos dos melhores países do mundo concerteza a apoiar o desporto, estamos a evoluir,

estamos a evoluir bem.

Para terminar acho que o desporto matinal não é "desculpa". As provas de natação principais nestes jogos foram todas agendadas

bem cedo (9h/10h) para que pudessem passar em horário nobre nos USA e não foi por isso que o Phelps deixou de cumprir,

não foi por isso que se bateram dezenas de records do mundo, etc (o factor piscina tecnologicamente avançada é relativo).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Marfig, excelente post... !

Eu quando li, porque não ouvi se bem me lembro, o que ele disse também achei piada. Não me considero alguém sem sentido de humor, embora a frase não fosse humorística, logo não consegui deixar de achar piada.

Penso que a comunicação social está constantemente a contradizer-se hipocritamente, e o pior é que tanto na sua acção inicial, como na seguinte e que contradiz a primeira , prejudica os atletas. Prejudica os atletas ao lançar spots publicitários que os personificam de sobre humanos, que vão mais rápido, mais forte e mais longe, quando no fundo todas essas qualididades que eles de facto têm são reguladas por uma mente igualzinha à de todos os outros e que provavelmente começa a bater mal se aos seus ombros estiverem de repente 10 000 K portugueses vindos do nada. Prejudica seguidamente e hipócritamente quando repara que a mente do atleta não regulou o corpo para áquilo que ele foi treinado para fazer e o resultado não aparece. Nessa altura são os mais vis portugueses à face do país.

Não concordo com isso. Primeiro porque por vezes os supostos heróis, sejamos realistas, "mal" conseguiram os mínimos para participarem na competição, e digo mal dentro de aspas porque não quero com isto dizer que não seja um feito importante, mas realisticamente não os tornará, como muitos querem fazer passar, num potencial candidato a medalhas. Por outro porque quem faz da sua vida o desporto não tem nenhum prazer de especial em ter maus resultados e ficar mal visto, cada atleta que lá vai vai fazer o seu melhor, mas o seu melhor depende de muitos factores, e sim, é possível que um atleta que esteja habituado a treinar num campo vazio sem a atenção de ninguém bloqueie ao ver o Ninho do Pássaro.

Se o mau resultado vem, nada melhor para o atleta do que não se lavar em lágrimas e manter um pouco o bom-humor. Nenhuma vida acaba numa competição daquelas.

Nós que somos um país tipicamente dominado pelo futebol parece que há mínima competição internacional adaptamos o nosso estilo a qualquer desporto, e com isso lá vêm os treinadores de bancada para a televisão falar.

Enfim, só tenho pena que não só a comunicação social seja responsável por este mau trato que tem sido dado aos atletas, mas é o derradeiro factor pela maneira como facilmente influencia qualquer um...

P.S.: O Gustavo Lima diz que na Internet a coisa está bera... que dizem muito mal dele... ainda bem que não ando por lá (sem querer negar a veracidade da afirmação, pois provavelmente é verdadeira)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Precisam de ver o canal 1 agora...

O Representante dos Atletas acaba de fazer uma das maiores criticas á comunicação social que já ouvi. Excelente.

E adivinha o que acabou de revelar... O Marco Fortes foi recambiado para casa pelo comité olimpico português!!

Um atleta que nunca poderia ser medalhado. De repente os jornalistas caem todos em cima dele e o comité olimpico recambia-o para casa. Está inconsolável. Já está aqui em Portugal!

É assim que tratamos os nossos atletas??

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Gostei bastante da última intervenção do senhor que estava noutro estúdio.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Yup. Ele é o representante dos atletas olímpicos e Presidente da Comissão de Atletas Olímpicos. Um ex-atleta olimpico, ainda recordista nacional do salto á vara. Tem sido muito eficaz nos últimos anos em conseguir algumas vitórias no sentido de começar o processo de profissionalização das actividades desportivas em Portugal. Bom... ele é o resto da equipa, claro está. Da qual faz parte também o Gustavo Lima, o nosso velejador que ontem ficou a 1 ponto do pódio, não tem treinador e paga do seu bolso as suas deslocações quando vai treinar e participar em competições no estrangeiro.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ontem vi mesmo os saltos dela e foi mesmo azar aquele primeiro ter sido anulado... Principalmente quando a tipa que ganhou a qualifação até nem saltou nada de especial.

Olé! Na minha escola quando é as finais dos torneios organizados, estão mais pessoas que no estádio de Leiria em alguns jogos... Dos que eu fui ver o máximo que apanhei foram cerca de 800 pessoas... Num estádio com 25.000 lugares (ou parecido).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nélson Évora é medalha de ouro. Venceu o triplo salto com a maelhor marca, obtida no quarto ensaio, onde fez 17.67m

Phillips Idowu ficou em segundo lugar. O britânico fez   17.62m.   

No segundo ensaio fez 17.56 metros a melhor marca do ano. Por milésimos, Évora não "queimou" o salto. No terceiro ensaio, não teve a mesma sorte e não foi considerado válido.

No primeiro salto, Nelson Évora fez 17.31 metros.

Antes do quarto ensaio Nélson Évora chegou a liderar a prova mas no terceiro salto o britânico Phillips Idowu passou para o primeiro lugar ao fazer 1.62, o seu melhor resultado esta época. O quarto ensaio do britãnico não foi considerado valido. Neste momento está em segundo lugar.

Fonte: http://olimpicos.sapo.pt/info/artigo/848260.html

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora