• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

mellony

2 pontos - curiosidade

50 mensagens neste tópico

Boas

Einstein disse que a menor distancia entre dois pontos não é uma recta.

Podem me explicar melhor isso?

Cumprimentos ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E` um ponto. Se a distancia for 0 estes ficam subrepostos. E` isto?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu pessoalmente não sei, mas se a distancia for igual a 0 já não é distancia, essa distancia não existe :hmm:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Dava jeito contextualizar essa afirmação. Por exemplo, pode-se estar a referir àquilo que Pedro Nunes descobriu uns séculos antes, relativamente à menor distância entre dois locais do globo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Einstein está-se a referir ao facto de o espaço-tempo ser curvo, não sendo portanto possível definir um recta entre dois pontos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Penso que seja isso, já agora, haverá alguma experiencia que comprove isso? ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

err... não sei. Provavelmente sim. Faz parte da teoria da relatividade do Sr. em causa. Provavelmente demonstra-se matematicamente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Einstein está-se a referir ao facto de o espaço-tempo ser curvo, não sendo portanto possível definir um recta entre dois pontos.

Pois, se o espaço tempo é curvo é óbvio que a menor distância entre dois pontos nunca será uma recta.

Qualquer ponto com massa curva o espaço tempo, logo para chegar até lá a "recta" que os liga fará sempre uma curva.

space-time.jpg

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim.

No entanto esse modelo representa um corpo com massa em cima de um plano bidimensional, talvez isso seja incorrecto, não te estou a criticar, estou apenas a por a duvida, eu sei ke no canal discovery etc mostram assim, mas se o espaço é supostamente a 3D porque é que mostram por exemplo o Sol a distorcer um plano?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Porque não podes mostrar uma massa a distorcer o espaço visualmente. Ou melhor, podes utilizar um gradiente de cores como 4ª dimensão mas evidentemente que para o cérebro humano é muito mais simples visualizar a distorção de um plano.

Já agora, a distância entre dois pontos é um número, objecto matemático cujas características diferem bastante das de outro objecto matemático, a recta. (lol)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem mas uma coisa é certa acho eu...a menor distancia entre dois pontos NUMA recta, tem que ser uma recta ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já descobri qual é a experiência (ou demonstração)! ;)

(vou ser sintético, e não liguem ás imagens descobri esta aplicação e quis experimentar)

Imaginem que estão a calcular a distancia entre duas estrelas

1374073093.png

depois passado 6 meses vão medir outra vez

1328425872.png

mas aparece lá o sol, este devido á sua massa vai alterar a curvatura do espaço e desviar a luz da estrela, logo estas paracem mais próximas.

A estrela riscada é a que nos vemos, mas que não está ali.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hmm... o efeito da gravidade sobre o espaço-tempo não é observável a não ser em condições extremas como as criadas por um buraco negro talvez.

O que observas é antes o efeito da gravidade sobre a luz. No entanto, sem dúvida que pode servir de ilustração sobre o efeito teórico sobre o espaço-tempo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A gravidade afecta a trajectorias dos fotões? Não me parece, estes não têm massa, ou estou errado?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim têm. Uma massa infinitesimal, mas têm. De outra forma a luz não seria atraída para o interior de um buraco negro, ou não poderíamos observar o efeito doopler provocado pelo efeito da gravidade. Nem um fotão poderia se deslocar ou conter energia.

A confusão surge porque os cientistas usam a expressão "um fotão tem 0 massa" de uma forma informal para se referirem à propriedade da particula ter massa 0 quando "parada". Mas esta característica só pode ser estudada por meio de equações, uma vez que não é possível "parar" um fotão. A Teoria da Relatividade posiciona o fotão como uma partícula de massa 0. Mas isso é uma contradição uma vez que um fotão tem energia. Surge então na Teoria da Relatividade Especial o conceito de massa relativa e as fórmulas necessárias para explicar os aumentos de massa em função do momentum de uma particula.

Poderei entrar em mais detalhe se quiseres ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Marfig...acho que a massa do Sol pode fazer a luz contornar o proprio.

Einstein ficou famoso por prever isso e depois num eclipse solar, acho que se constatou que defacto eram visiveis certas estrelas à frente do Sol. (ou algo do genero).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Marfig...acho que a massa do Sol pode fazer a luz contornar o proprio.

Einstein ficou famoso por prever isso e depois num eclipse solar, acho que se constatou que defacto eram visiveis certas estrelas à frente do Sol. (ou algo do genero).

Há frente do sol? Como se a lua está á frente dele?

Onde está o observador?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

(ou algo do genero) ;)

P.S. Vi no canal historia ou que foi, mas já nao me lembro detalhadamente disso, dai ter dito (ou algo do genero)...nao faz sentido aparecerem à frente da Lua :wallbash:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hmm... o efeito da gravidade sobre o espaço-tempo não é observável a não ser em condições extremas como as criadas por um buraco negro talvez.

O que observas é antes o efeito da gravidade sobre a luz. No entanto, sem dúvida que pode servir de ilustração sobre o efeito teórico sobre o espaço-tempo.

Ouch... Espera lá... A gravidade não é mais do que uma "força" ilusória que é na realidade a distorção do espaço-tempo pelas massas, ou não?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ouch... Espera lá... A gravidade não é mais do que uma "força" ilusória que é na realidade a distorção do espaço-tempo pelas massas, ou não?

Acho que não, a gravidade é (pensasse) causada por uma partícula, os cientistas estão a tentar "ve-la" no novo acelerador de partículas.

Agora não tenho tempo, depois meto mais info.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ou não... porque não passa de uma teoria. Seria muito arrogante da minha parte assumir o espaço-tempo como uma verdade incontornável.

Como tal parece-me mais apropriado falar daquilo que sabemos e consequentemente do facto de que a gravidade afecta a luz.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sabem porque é que eu acho que há tantos erros na interpretação de coisas como a gravidade etc.?

Porque as pessoas usam lógicas para coisas espeficicas em coisas mais gerais.

Imaginem 3 carros em andamento, ambos param ao mesmo tempo...verifica-se que dois deles pararam por falta de gasolina, será que o 3º carro tambem parou por falta de gasolina? não. Não é logico que tenha parado por falta de gasolina, pode ter parado por falta de gasolina ou não, e não engloba todas as situações possiveis menos a falta de gasolina, ou seja até é mais provavel que não, mas como sabem a lógica é uma repetição, e bastão duas situaçoes no minimo para se considerar uma repetição, mas neste caso um carro é contituido por muitas coisas que são constituidas por outras etc. logo nunca se pode chegar a nenhuma conclusão relativamente à causa do que fez o 3º carro parar com uma logica tão especifica do tipo 1+1=2.

Chegou se à conclusão que a gravidade poderia ser algo que por acaso faz sentido, devido a uma má interpretação da lógica das situações analisadas, mesmo agora pode estar mal, enquanto nã ose acertar com a definição certa de logica de que o Universo é baseado nunca se chegará a conclusões correctas, e passar para lá desse limite, é o mesmo que não passar.

Existem lógicas que fazem sentido em muitas coisas paralelamente a outras logicas mais especificas, mas não em tudo, e existe ligação entra as logicas mais ou menos especificas...bem desculpem o off topic.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora