• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Biscoito111

Código Fonte dos Jogos

7 mensagens neste tópico

Boas pessoal... :D

Desde já devo dizer k se este topico nao estiver no sitio certo k peço desculpa. :P

Gostava de perguntar se aguem conheçe um website onde se possa conhecer o Código Fonte de jogos de computador.É uma coisa k ando curioso em saber, principlamente, com o Football Manager 2008.Gostava de saber como foi feito, em k linguagem, como foram feitos os graficos, a programação para os jogadores se mexerem, enfim, já perceberam o k eu quero.

Obrigado :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu acho que isso só é possível se os jogos forem open-source (não sei se é o caso do FM 2008).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

São normalmente feitos em C++.

O motor 3D é normalmente desenvolvido em C e C++ de raiz ou é usada uma das libraries conhecidas como o OpenGL, por exemplo. Mas muitas vezes estas libraries são fortemente alteradas.

O AI e comportamento de NPCs é normalmente desenvolvido numa mistura de C++ e linguagens de script como a LUA. É colectivamente conhecido como scripting engine ou AI engine.

Os jogos também podem conter - normalmente contêm - Assembler e C.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

São normalmente feitos em C++.

O motor 3D é normalmente desenvolvido em C e C++ de raiz ou é usada uma das libraries conhecidas como o OpenGL, por exemplo. Mas muitas vezes estas libraries são fortemente alteradas.

O AI e comportamento de NPCs é normalmente desenvolvido numa mistura de C++ e linguagens de script como a LUA. É colectivamente conhecido como scripting engine ou AI engine.

Os jogos também podem conter - normalmente contêm - Assembler e C.

Os motores são normalmente desenvolvidos de raiz de acordo com as necessidades do jogo, utilizando OpenGL ou Direct3D (utilizado na esmagadora maioria dos jogos). Também há quem utiliza motores 3D como o OGRE ou Gamebryo. Estes motores já têm muitos anos de desenvolvimento e são geralmente uma boa opção para quem prefere não reinventar a roda. Atenção que o OpenGL não pode ser alterado, ao contrário do que o Marfig afirmou. O que podes fazer é utilizar as extensões fornecidas pelos fabricantes de placas gráficas.

E o sistema de Scripting e AI não são bem a mesma coisa. Todo o código de AI costuma estar implementado utilizando o sistema de scripting, mas são sistemas distintos. :P

Em relação ao assunto original do tópico, o código de jogos comerciais não é normalmente lançado para os programadores. Alguns jogos permitem o desenvolvimento de mods utilizando um SDK, como o Half-Life 2 e Crysis. As excepções são os títulos da id Software, cujo código costuma ser lançado após alguns anos da data de lançamento.

http://www.idsoftware.com/business/techdownloads/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado pessoal :P

Administradores, podem fechar o tópico.Já agora, kuando eu kisser fechar o topico é assim como estou a fazer ou meto no topico alguma coisa escrita?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Atenção triton :P

E o sistema de Scripting e AI não são bem a mesma coisa. Todo o código de AI costuma estar implementado utilizando o sistema de scripting, mas são sistemas distintos.

O AI nunca é implementado exclusivamente através de scripting. A linguagem de script utilizada funciona como uma layer que abstrai o código em C++ do AI (onde este é realmente programado). Um AI pode ou não ter script, mas terá sempre código em C++ (naturalmente assumindo ser esta a linguagem base do jogo). Nem nunca poderia ser de outra forma.

Entretanto é comummente aceite quando um motor AI implementa scripting, ser colectivamente chamado de scripting engine (ou motor script, se é que é esta a expressão em Português). Naturalmente poderemos ir ao detalhe, mas no contexto de um jogo que implemente AI e abstraia este AI através de uma linguagem script, a expressão utilizada é scripting engine. Uma expressão familiar para qualquer moder e para os próprios criadores dos jogos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quando disse o código de AI estava a falar do código de jogo propriamente dito, e não da implementação do sistema AI. Isso tal como disseste e bem, costuma ser implementado em C++.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora