• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

ScanneR

Saber caracteristicas de LEDs

3 mensagens neste tópico

Estou a montar uma pequena maquete de comboios (HO) e queria iluminar o interior de um tunel que fiz.

Para isso pretendo usar uns leds brancos, de 5mm, que comprei há uns anos, para iluminar o interior de um barco (Titanic) e na altura usei vários ligados em paralelo, 2 a 2, a uma bateria de 6v.

Assim sendo, e como queria montar também em paralelo (se fundir um ao menos os outros continuam a funcionar) mas desta vez 1 a 1, vou ter de "reduzir" os 12v da pista aos 3v dos Leds.

Sou um completo leigo no assunto e não sei como devo fazer correctamente. Procurei na internet e vi várias "calculadoras" de resistências a usar mas pede sempre a "corrente" dos leds. Eu sei que são de 3v (ou serão de 4,5?) mas não sei quantos mA.

Há alguma maneira de saber esta informação?

Desde já agradeço a V. ajuda.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A maneira mais facil sera a de conseguires visuatilar a corrente que 1 led consome...

e acredita que é facil....

precisas de:

1 LED

! multimetro

Fio

Alguns potenciometros com varias resistencias nominais....(1M;100K,10K e 1K)

Depois ligs deste modo:

+ ---------------------------[multimetro]-----------[Potenciometro]------ este pino fica no ar, sem ligação

-------------------------------------------------------------^

-------------------------------------------------------------|

------------------------------------------------------------__

-------------------------------------------------------------V (LED)

- -------------------------------------------------------------------------------------

Com o multimetro na escala de mA ( atenção á colocação da pontas de medida, NÃO sao no local nornal, mas em A e COM....)