• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

ScanneR

Saber caracteristicas de LEDs

3 mensagens neste tópico

Estou a montar uma pequena maquete de comboios (HO) e queria iluminar o interior de um tunel que fiz.

Para isso pretendo usar uns leds brancos, de 5mm, que comprei há uns anos, para iluminar o interior de um barco (Titanic) e na altura usei vários ligados em paralelo, 2 a 2, a uma bateria de 6v.

Assim sendo, e como queria montar também em paralelo (se fundir um ao menos os outros continuam a funcionar) mas desta vez 1 a 1, vou ter de "reduzir" os 12v da pista aos 3v dos Leds.

Sou um completo leigo no assunto e não sei como devo fazer correctamente. Procurei na internet e vi várias "calculadoras" de resistências a usar mas pede sempre a "corrente" dos leds. Eu sei que são de 3v (ou serão de 4,5?) mas não sei quantos mA.

Há alguma maneira de saber esta informação?

Desde já agradeço a V. ajuda.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A maneira mais facil sera a de conseguires visuatilar a corrente que 1 led consome...

e acredita que é facil....

precisas de:

1 LED

! multimetro

Fio

Alguns potenciometros com varias resistencias nominais....(1M;100K,10K e 1K)

Depois ligs deste modo:

+ ---------------------------[multimetro]-----------[Potenciometro]------ este pino fica no ar, sem ligação

-------------------------------------------------------------^

-------------------------------------------------------------|

------------------------------------------------------------__

-------------------------------------------------------------V (LED)

- -------------------------------------------------------------------------------------

Com o multimetro na escala de mA ( atenção á colocação da pontas de medida, NÃO sao no local nornal, mas em A e COM....)

alimentas o circuito com os 12V, com o Potenciometro na escala maxima e vais diminiuindo o potenciometro....Se ao xegar ao valor mais baixo do potenciometro, ainda nao estiveres satisfeito com a luminosidade do LED, entao trocas o potenciometro por outr abaixo....

deverás começar pelo de 1M, dai par o de 100K... mas penso que o melhor resultado estará no de 10K....

depois de saberes qual a corrente que atravessa o LED, sem alterar o potenciometro, podes desmontar o circuito e medir o valor do potenciometro entre os terminais que estavam ligados no circuito...

O resto é que fica mais complicado...

por cada LED em paralello teras que ter tb uma resistencia em paralello, pois com apenas 1, se um dos LED queima, os restantes terão mais corrente, pelo que será mais facil tambem queimarem e formar um efeito bola de neve...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora