• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Marfig

[Software] Dicionário de Português

7 mensagens neste tópico

Viva rapaziada,

Estou a precisar de comprar um dicionário electrónico de Português. Foram muitos anos lá fora e noto que estou enferrujado. tenho estado a ver algumas opções mas sinceramente tenho dúvidas. preciso da ajuda de quem usa este tipo de aplicações.

Flip - Parece-me que esta aplicação só funciona com software da Microsoft e algum da Adobe. Parece-me ridículo. Não existe nada que funcione simplesmente em Windows? Integração com aplicações não é uma exigência para mim. O que procuro é algo estilo WordWeb que fique na taskbar e que "venha ao de cima" com uma combinação de teclas. Interessa-me portanto um dicionário que funcione com qualquer tipo de aplicação, exactamente porque não procura se integrar com nenhuma.

Dicionário Houaiss - Faz isso, pelo que me parece. Mas é um produto brasileiro. A questão é se contém Português-Portugal? Só de olhar para esta página fico logo com dores de cabeça. Acordo ortográfico ou não.

Que outras opções existem?

As minhas pesquisas (certo que não tenho me esforçado muito) revelam que não há muito por aí. Bastante desanimador.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu no MacOSX tenho um widget que penso que recorre ao site da priberam. Tem é o inconveniente de precisar de ligação à net...

Penso que também há um gadjet para o Vista. Só não sei se também precisa de net, ou se é gratuito.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim. Já vi esse gadget. Realmente não é útil para mim. Principalmente porque (vá-se lá perceber... realmente!) não é compatível com o Windows XP.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim. Já vi esse gadget. Realmente não é útil para mim. Principalmente porque (vá-se lá perceber... realmente!) não é compatível com o Windows XP.

E o plugin para a pesquisa no firefox? serve?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E o plugin para a pesquisa no firefox? serve?

Não conhecia...

Servir, serve. Mas não é realmente uma solução ideal. A dependência da web não me permite usar isto na estrada. E não oferece muito mais do que já tenho ao ter adicionado o website da priberam aos meus favoritos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não conhecia...

Servir, serve. Mas não é realmente uma solução ideal. A dependência da web não me permite usar isto na estrada. E não oferece muito mais do que já tenho ao ter adicionado o website da priberam aos meus favoritos.

Há mais soluções... se usares Windows Vista podes programar tu um widget para a sidebar, se usares XP ou Linux podes usar python, php, perl, etc  para criar um scriptzinho ... :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, mas existe sempre a dependência web. Algo que não me é muito útil.

O que me apetecia mesma era programar o meu próprio dicionário electrónico, já que parece não existir nada no mercado português de muita utilidade. Seria compatível com Windows, Linux e Mac e free (sempre free). O problema aqui seria aceder aos dados raw. Ou seja, ter acesso a uma base de dados da língua portuguesa de forma a poder extrair a informação e criar o meu próprio modelo de dados e o software para o acompanhar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora