• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

turkis

E se não soubermos quanto é que vale o Pi?

16 mensagens neste tópico

Bem, como seria de esperar, adoro andar a cuscar códigos, para ver se fico menos ignorante...heheheh

Um dos últimos que vi, tinha lá uma linha muito engraçada:

Pi = ArcTan(1)*4

achei estranho....fui confirmar numa máquina e estava correcto...

depois de pensar um bocadinho, lá acabei por descobrir o porque...e nem era preciso a máquina para nada...=$

agora é a vossa vez...heheheh

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso só funciona se tiveres a trabalhar em radianos.

e em qualquer linguagem (acho eu) trabalha-se em radianos, por isso é que funciona

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É o mesmo que estáres surpreendido por 0 ser o Sen(0)...

Que grande descoberta fizeste -.-'

não exagerem....

A maior parte dos CNC's não têm a constante Pi, e uma das formas de o conseguir é esta, ou então declarar uma constante e atribuir-lhe um valor aproximado.

é mais numa de demonstrar que há várias formas de matar ratos...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

não exagerem....

A maior parte dos CNC's não têm a constante Pi, e uma das formas de o conseguir é esta, ou então declarar uma constante e atribuir-lhe um valor aproximado.

Pois, e muitas linguagens de programação têm o pi definido como tal.... lembro-me do Scheme em que pi era o ArcCos(-1)...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

e em qualquer linguagem (acho eu) trabalha-se em radianos, por isso é que funciona

Eu acho (disseram-me) que as funções trignométricas matemáticas estão definidas como "recebendo" radianos.

Mas isso também não é muito importante. E de qualquer das maneiras, nada impede uma linguagem de programação de se comportar de maneira diferente da que os matemáticos usam...

JJ

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nunca precisei mais do que 3.14159 :cheesygrin:

Com 5 casas de precisão decimal já me parece muito bom.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nunca precisei mais do que 3.14159 :cheesygrin:

Mesmo, eu tive a tentar calcular o PI através de medições (do diametro e do perímetro) e nunca consegui os 3.14, logo 3.14159 é mais que suficiente para o dia a dia.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nunca precisei mais do que 3.14159 :)

isso não é o valor do pi, é uma aproximação...eu tento sempre trabalhar com valores exatos, é uma questão de hábito

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

isso não é o valor do pi, é uma aproximação...eu tento sempre trabalhar com valores exatos, é uma questão de hábito

Valores exactos?

Sabes o que é um número irracional não sabes?

Se se usares infinitos dígitos de pi é que tens um valor exacto...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

um valor irracional é um valor que não pode ser obtido, apenas se pode representar.

a raiz de 2 é um número irracional, assim como o pi

ralmente o valor exato de pi é impossível de ser calculado, mas representa-se por várias maneiras. Uma das que eu aprendi foi que PI=área de um circulo com uma unidade de raio.

Para que é que dizemos que PI=arcos(-1)?? Para se representar um valor exato...no fim  o computador ou a pessoa que faça contas como quizer....

se te perguntarem quanto vale sqrt(2)*sqrt(5), que contas fazes??arredondas os dois e multiplicas? ou dizes que é sqrt(10)? a representação de valores exatos serve para evitar arredondamentos em cima de arredondamentos e os consequentes erros de calculo...

se num teste de mat eu arredondar o pi ou sqrt(10), levo um 0 de certeza no exercício. a menos que me peçam, claro =)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A questão é que qualquer pi que uses será sempre um arredondamento....

A única hipótese de não arrendondares é usares o símbolo e o resultado ser apresentado em função desse símbolo...se era isso que querias dizer, então ok. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nem mais...era precisamente isso que eu queria dizer...heheheh

O valor exacto de um número irracional é a sua representação. O termo "valor exato" é muito abstracto neste caso, porque não está lá nenhum valor. Todavia, é possível fazer contas com as representações dos números irracionais...V(2)*v(5)=V(10)=10^0,5...e tantos outros casos...

Mas o ponto que eu queria focar neste tópico é que se o compilador não tiver a constante PI, há outras formas de o ir sacar. Lembro-me que no Pascal não tinha o PI, e tinha que o declarar como uma constante de valor aproximado. Agora de certeza que declarava como sendo igual a arcos(-1), porque o pascal sabe os valores das razões trignométricas. Agora não me perguntes a quantas casas decimais o pascal arredonda esses valores, mas de certeza que é ao máximo que ele consegue. Ao fazeres assim, é uma certeza que vais até à última casa decimal possível, sem te preocupares em decorar números.

Tenho pouca experiência em programação, mas tenho constatado que há constantes e até razões trignométricas que não existem em certos compiladores. Um bom exemplo disso são os CNC's mais antiguitos...tangente de um ângulo? para que é preciso de mais uma tabela a ocupar memória na máquina se tenho senos e co-senos? basta-me dizer ao computador que a tan(10)=sin(10)/cos(10) e obtenho o numero pretendido.

Re-afirmo que há inúmeras maneiras para matar ratos, e é por estas coisas que eu acho que a matemática foi descoberta...nada se inventa...tudo existe sem darmos por ela...apenas vamos descobrindo e dando nomes às descobertas =)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora