• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Marfig

No mercado para um Mac

10 mensagens neste tópico

Isto é direccionado àqueles de vocês que recentemente adoptaram Macs como um dos vossos sistemas. Penso que o vbmaster o fez recentemente, por exemplo.

Estou a planear comprar um Mac dentro de uns poucos meses. De preferência um laptop com processador Intel para lhe enfiar também o Windows XP.

Preciso de ter um Mac porque a empresa com quem tenho vindo a colaborar de uma forma mais próxima nos últimos tempos usa este sistema em exclusivo. O que precisava de vocês era que me dessem um pequeno historial da vossa experiência durante o período de transição. Foi difícil, fácil? Como se têm adaptado? Gostam? Nem por isso? Têm notado que têm usado o Mac cada vez mais? Menos?

Já agora... instalar também o Linux nestas máquinas é pacífico, correcto?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A minha transição foi mais ou menos pacífica. A maior parte do software que estava habituado a usar (na altura, usava o Linux como SO principal), não foi difícil de arranjar para mac. Houve alguns casos em que não consegui arranjar alternativas, mas eram raros. Ainda cheguei a instalar o Gentoo, mas não me valia muito a pena estar a fazer reboot nas raras vezes que precisava de alguma coisa que não tinha no MacOSX. Isto, ainda com um PowerBook G4.

Ultimamente tenho andado com o MacBook emprestado, onde já posso instalar windows nativamente. No entanto, ainda só tenho o windows e linux a correr no VMWare, porque para usar o BootCamp, não podia ter duas partições no disco (parece um bocado estúpido, mas é verdade). Por isso, e como não me apetece estar a formatar o computador outra vez, tenho recorrido só ao VMware.

Penso que instalar linux não será problema, mas, oficialmente, o BootCamp apenas suporta windows, por isso, as coisas não são tão simples no linux como no windows. Embora deves ter praticamente as mesmas funcionalidades, é provável que precises de andar com "hacks" para os conseguires.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já uso Mac à quase 6 meses. A adopção foi tranquila, adoro o sistema operativo, neste momento para o meu uso pessoal não encontro melhor.

Tenho Windows em BootCamp, mas uso quase exclusivamente para alguns programas que a faculdade exige.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Obrigado a ambos :P

Parece que isto vai ser mais fácil do que eu pensava. Tenho cerca de 20 anos de cultura Microsoft que vem desde os tempos dos DOS 3.0. A transição para Linux não foi pacífica. Mas verdade seja dita as diferenças aí são grandes. Preocupa-me como vou encarar o Macintosh neste contexto.

Estou em vias de abandonar o Windows lá para o fim de 2010. Portanto esta decisão de comprar um Mac tem também essa importância uma vez que se poderá tornar o meu sistema operativo principal.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenho um MacBook há uns 8 meses, desde a altura do Natal. Gosto muito do portátil, embora não me tenha adaptado muito bem ao MacOS X. O sistema é muito estável e as aplicações disponíveis são excelentes mas como vinha com 2 anos de uso exclusivo de Linux, precisava de uma pausa de sistemas baseados em UNIX.

Convém referir que ainda tentei instalar o Linux nele (Fedora 9), mas como era um modelo super-recente do MacBook, o kernel não funcionava correctamente, nem conseguia entrar no instalador. Ainda tenho de experimentar instalar outra vez Linux nele, mas penso que todos os problemas estão resolvidos. Aliás, é mais fácil arranjar suporte e soluções para os problemas para o MacBook do que todos os outros portáteis, porque o hardware é sempre o mesmo e é uma opção bastante popular.

Até agora tenho usado Windows, mais por comodidade do que outra coisa. Foi o que instalei quando rebentei as partições a tentar triple-boots e ainda não tive necessidade de mudar. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Até agora tenho usado Windows, mais por comodidade do que outra coisa. Foi o que instalei quando rebentei as partições a tentar triple-boots e ainda não tive necessidade de mudar. :D

Shame on you! :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenho o meu MacBook há quase um ano (faz no final de Setembro).

Na alura que o comprei estava bastante reticente se seria a escolha certa, mas já sabia que a qualidade do equipamento iria ser difícil de encontrar na concorrência, bem como a vantagem de ser um sistema feito à medida e que leva a que a bateria possa durar horas e horas sem qualquer problema.

Antes do mac estava a usar Linux em casa como principal SO. A primeira coisa que notei no Mac e que me irritou um bocado, é que tinha de voltar aos tempos do windows e sacar as aplicações "freeware/shareware/whateverware", ou seja, não ter a belo do apt-get com aplicações que sabemos que são de confiança. No entanto, com algumas pesquisas da net, e vendo os próprios sites de aplicações como o Adium(MSN), Cyberduck(FTP), etc, qualquer um vê logo que não está a sacar uma porcaria qualquer, pelo que me habituei.

A transição para mac foi a mais easy que já fiz (a outra que já tinha feito tinha sido windows->linux). Não tive qualquer dificuldade com o sistema, que aliás, e na minha opinião, é o mais intuitivo dos 3. Já sabendo alguma coisa de bash não temos também qualquer dificuldade em operar com a consola, tendo portanto a liberdade, se quisermos, de fazer as coisas em modo não-gráfico. É um sistema intuitivo out-of-the-box mas que apesar disso te dá liberdade.

Problemas com o portátil em si só tive há um mês com o carregador que subitamente deixou de funcionar. Não sei se foi descarga electríca da tomada, mas foi estranho.

Por razões de IST também acabei por instalar Windows. Sobre isso tenho a dizer que o processo não foi nada pacífico. Aviso-te já que se o quiseres fazer faz logo mal adquiras o PC, e não como eu que já tinha a partição atafulhada. Tive de entrar no modo CD, redimensionar uma partição, criar outra no espaço livre, apagá-la, e voltar a pôr a primeira a ocupar todo o disco para que o BootCamp executasse o processo como deve ser. Anyway, tens todos os drivers para windows no DVD, até para o MightyMouse. Só não gosto que em windows as teclas e atalhos sejam diferentes do mac, mas também não podia ser tudo excelente.

Linux não experimentei, nem o vou fazer nativamente. Se alguma vez fizer vai por VMWare. É complicação a mais para mim, que já não tenho paciência para late night sessions de andar a fixar problemas derivados lunixs. Além disso há uma série de pequenos problemas que só depois da instalação aparecem, como ter o teclado correcto, os botões do mac, o sleep, etc etc etc -> ná, não estou para isso.

Anyway, é uma excelente compra e estou mais que satisfeito.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A primeira coisa que notei no Mac e que me irritou um bocado, é que tinha de voltar aos tempos do windows e sacar as aplicações "freeware/shareware/whateverware", ou seja, não ter a belo do apt-get com aplicações que sabemos que são de confiança.

Tens o macports e o fink. O Adium, por exemplo, está disponível no macports. É claro que está longe de ter a infinidade de packages que há nos repositórios de algumas distros Linux, e também nem sempre estão tão actualizadas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, o MacPorts é fixe. Mas prepara-te para mais tarde ou mais cedo teres de contribuir uns patches para alguns problemas de compilação... :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Gostei de ouvir as vossas experiências, pois assim que sair a nova onda de MacBookPro, vem um para aqui... :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora