• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

turkis

[Open Source] Planificação de sólidos.

8 mensagens neste tópico

Titulo do Projecto: planificação de sólidos

Última Versão: N/A

Líder do Projecto: Turkis (marcos valter)

Membros Actuais do Projecto:

Apenas eu...

Descrição do Projecto:

Boas...

Levei algum tempo a decidir se deveria divulgar isto, visto que deu-me bastante trabalho e é uma coisa que dá dinheiro...mas enfim, se continuarmos a esconder o nosso código, este mundo nunca mais anda para a frente...a ÚNICA coisa que vos peço, no caso de aproveitarem algo daqui, é de não se esquecerem do meu nome nos créditos...heheheh

O meu trabalho é desenhar peças de ventilação industrial, e tenho que planificar várias figuras geométricas, como por exemplo cones, transições, derivações e outras complicações...

Para isso encontram-se disponíveis algumas aplicações no mercado, mas são muuuuuito caras, com preços acima dos 3.000€, chegando mesmo aos 15.000€, como por exemplo o Lantek Expert. Claro que esses programas fazem bem mais do que eu consegui fazer =)

Ora, trabalhando eu numa empresa de parcos recursos financeiros, não me posso dar ao luxo de ter tais coisas...tenho que me desenrascar...heheheh

Introdução

Objectivos deste programa:

-Planificar uma peça de ventilação industrial conhecida por "Calça Descentrada". Esta serve para fazer a derivação de um tubo para dois, tendo em atenção alguns pré-requesitos.

-Exportar de alguma forma o desenho da planificação para um editor vectorial standart, neste caso o AutoCad.

Pré-requesitos da peça:

-A peça deverá ter uma simetria axial em X e deve ser planificada em duas partes simétricas.

-Neste caso, a peça irá ser moldada por estampagem numa matriz existente. O ângulo de abertura para a separação das duas saídas é de 7º.

-A planificação não contempla ajustes ou sobreposições de chapa para a sua execução. Estas deverão der definidas pelo desenhador no AutoCad.

-A peça obdece a 6 parametros: Altura total; Diâmetro da entrada; Diâmetro da saída frontal; Diâmetro da saída lateral; Ângulo da saída lateral e Offset em X(desvio em X do centro entre a entrada e a saída frontal).

Peça a 3D:

calaif0.jpg

Medidas:

calamedidasxu3.jpg

Exportação do desenho

Bem, pensei em quinhentas tretas, entre as quais a criação de um ficheiro em DXF, mas depois de consultar uma lista de parametros de um ficheiro DXF, perdi logo a vontade...tive que pensar noutra solução ao nível dos meus fracos conhecimentos de programação...então lembrei-me de uma coisa:

-O AutoCad funciona por comandos, e podemos inserir um txt, onde cada linha é um comando de AutoCad. Assim, gero um txt com a respectiva linha de comandos, e faço um paste no AutoCad..e o desenho surge perante os nossos olhos...

Como funciona?

Uma das formas mais elementares para planificar sólidos é a triangulação. Divide-se cada face em triangulos e faz-se a projecção dos mesmos. É precisamente isso que faço no AutoCad, e é a base deste programa.

-Divide-se cada circulo em 24 partes iguais, calcula-se os pontos de união  e une-se tudo em triangulos, de uma forma lógica e funcional. A partir destes pontos já podemos desenhar a peça.

-depois da peça desenhada, guardei numa matriz as medidas de cada triangulo.

-Para projectar os triangulos, usei um procedimento concebido por mim, que está divulgado aqui: http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=18619 e que não vou explicar outra vez...leiam o post =)

Desenvolvido em Pascal. Editado com o NotePad++, e posteriormente compilado no PascalZim.

Matemática usada:

-trignometria; pitágoras no plano e no espaço; teorema de Thales

Edit:

troquei o código por links....

quem quizer, que me peça o programa por mail.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nota:

este programa foi feito para funcionar bem. Tem algumas linhas "StupidProof", mas é para usar por quem sabe.

não inventem muito...nem tudo ele faz...=(

o design é digno de ir para o lixo...

é provavel que nunca mais toque nisto....vou começar com  C este ano, e dedicar-me a CNC's....ver se faço um simulador para frezadoras...=D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aplica uma licença Open Source e distribui através de um sistema mais seguro, rapidshare não é a melhor forma :P

Deste modo garantes que não te são retirados os créditos, e que o projecto, se for útil, progrida.

Se não tiveres oportunidade posso arranjar um espaço para alojar isso, embora do domínio tenha de ser o meu, a não ser que tenhas um ou compres um que queiras usar.

Edit:

Aliás, existem vários sistemas que te permitem alojar projectos open source e que oferecem várias ferramentas, alojamentos, distribuição de ficheiros, etc. e que poderás usar. Por exemplo, http://developer.berlios.de

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

realmente nem penso nisso...

logo vou ver isso das licenças =)

obrigado pela dica :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ah!!  ia-me esquecendo....

a ideia disto é ser apenas um procedimento, por exemplo usado em AutoLisp. Por isso é que não me dei ao trabalho de fazer um interface gráfico de jeito...em pascal já dava...

tenho mais alguns, cones, boquilhas e outros. uma das lacunas dos projectos de Cad é a falta de coisas destas....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como não fui explicito o suficiente, tem havido algumas dúvidas sobre isto, principalmente noutros fóruns =S

O programa apenas gera coordenas cartesianas, e uso-as para desenhar em AutoCad.

Os desenhos aqui apresentados foram feitos em AutoCad, com a ajuda dos txt´s que o programita gerou.

Por acaso, uma das primeiras coisas que o programa fazia era precisamente isto:  Desenho de superfícies, parece impossível mas é mais fácil desenhar a 3D do que planificar isto.

Esqueci-me foi de uma coisa....de explicar como funciona...  =$

-Tens que ter o AutoCad

-Corres o exe e inseres as medidas.

-Onde o exe estiver, são criados dois txt's: Entroncamento.txt (3D) Entroncamento_plan.txt (planificação)

-Copias os txt´s para a área de transferencia

-E colas DENTRO da linha de comandos do AutoCad.

experimentem!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

No seguimento do que o Knitter disse, aplica uma licença Open Source ao projecto.

Em relação a ferramentas que te permitam gerir o projecto como um todo tens o tão conhecido http://www.sourceforge.net e http://www.assembla.com/ este último permite-te gerir o projecto da mesma forma mas com a possibilidade do código ser fechado.

Bom trabalho.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Agradeço a vossa atenção, especialmente no que toca às licenças.

Estive a pensar, neste ano vou dar C, não sei qual o dialeto, mas vou dar C. Faz parte da matéria do 12º ano do curso tecnológico de informática. Pelo que eu sei, ao programar em C temos sempre a possibilidade de compilar o código para os sistemas que quizermos, e isso penso que é uma grande vantagem. Vamos ver como será...

Agora tenho uma dúvida...=S

Gosto de desenho, já fui programador de CNC's e neste momento faço desenho técnico. Agora não sei se avanço neste projecto de planificações, ou então virava-me para uma antiga paixão minha, que era fazer um programa CAM, ou pelo menos um programa estilo interface de um CNC co este da Heidenhain:

heidenhaintidreitastenht6.jpg

Se formos a ver, nem é uma ideia tão ambiciosa como isso...não pretendo controlar um CNC, isso é para o pessoal de electrónica. Apenas quero fazer cálculos de trajectórias de ferramentas, algum tipo de preview e coisas do género.

no princípio do ano vou perguntar aos profs se posso fazer isto como projecto, incluindo uma base de dados e tudo (obrigatório)

dêm a vossa opinião pf.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites