• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Zeux

Acesso a informação

8 mensagens neste tópico

Boas pessoal

Estava aqui a projectar um novo projecto quando me deparei com um dilema (só o coloquei porque vi a bd de outro projecto)

Por exemplo, tenho uma tabela 'clientes' e uma tabela 'acessos' para registar os logins realizados, tabela esta que contem os campos 'cliente_id' e 'data_hora'.

Ora a minha duvida está, se a informação numero de acessos por cliente for importante e for preciso aceder constantemente a ela, é preferível criar um campo 'nr_acessos' na tabela 'clientes' e sempre que o cliente faz login incrementar o valor contido no campo, ou seja, ao fazer login tem de ser introduzido mais um valor, mas depois é mais fácil aceder a essa informação. A outra alternativa é não criar esse campo, deixando de haver informação redundante e quando se pretende ver o nº de acessos de um determinado cliente fazer uma busca na tabela 'acessos' por esse cliente e executar um count.

Qual das 2 implementações será a melhor ?  :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu fazia a primeira, por vários motivos, mas para mim o mais importante é que a tabela de acessos tem tendência para aumentar, e um dia vais ter de a reiniciar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Lá está um caso que os académicos pura e simplesmente ignoram. Isto é um tabu, se tiveres alguma cadeira chamada bases de dados não perguntes isto ao professor, ele provavelmente estará demasiado agarrado à teoria.

Tu próprio já respondeste à tua pergunta.

Se acederes a esse tipo de informação regularmente e se o seu calculo for dispendioso, então que se lixe a redundancia.

Se for uma dado so para aceder muito raramente então calcula-se esse dado.

Outra coisa a não esquecer... o trabalho e tempo que cada solução demora a implementar. Se uma te poupar muitas horas de trabalho, só isso às vezes é mais importante que pequenas diferenças de performance.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Lá está um caso que os académicos pura e simplesmente ignoram. Isto é um tabu, se tiveres alguma cadeira chamada bases de dados não perguntes isto ao professor, ele provavelmente estará demasiado agarrado à teoria.

Não sei que professores tiveste mas os meus primeiro iriam perguntar qual o objectivo e depois mandar-me-iam ler regras de desnormalização que iriam bater, provavelmente, na solução te ter tudo numa só tabela. Aliás, se eu na cadeira de base de dados implementasse a solução de ter as duas tabelas, provavelmente iria ser descontado, e bem.

Outra coisa a não esquecer... o trabalho e tempo que cada solução demora a implementar. Se uma te poupar muitas horas de trabalho, só isso às vezes é mais importante que pequenas diferenças de performance.

A performance depende de muita coisa e, a não ser que se tenha muita experiência em bases de dados e no motor usado, é que se pode, antes de ter a base de dados implementada, saber o que ajuda ou não ajuda.

Neste caso o que é importante é saber o que realmente precisas guardar. A solução de duas tabelas permite guardar mais dados e obter mais informações que a solução de uma tabela. Se essas informações forem importantes, por exemplo, saber quais os dias com mais acessos, saber a que horas um utilizador tem por hábito aceder ao sistema, então uma só tabela não chega e precisas de, pelo menos, duas tabelas. Se a única coisa que te interessa saber é o número de acessos, e eventualmente, a data do último acesso, uma só tabela serve.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Posso-te garantir que o meu professor não só não ignorava isso, como, se num trabalho tivesse de fazer essa escolha, iria-me certamente pedir para justificar a opção que tomei.

Ainda não percebi muito bem quais as alternativas em discussão...

Nas duas alternativas tens as duas tabelas, sendo a única diferença o facto de adicionares um campo, que não é mais do que um count, na primeira alternativa?

Se é isso, e se precisares regularmente de consultar esse valor, provavelmente a melhor solução será a que tinha o valor já calculado. Sobretudo quando começares a ter a tabela de acessos com uma dimensão considerável. Aliás, este parece-me o pormenor mais importante na escolha, o facto da tabela de acessos estar sempre a crescer, o que em principio tornará o count uma operação cada vez mais dispendiosa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se é isso, e se precisares regularmente de consultar esse valor, provavelmente a melhor solução será a que tinha o valor já calculado. Sobretudo quando começares a ter a tabela de acessos com uma dimensão considerável. Aliás, este parece-me o pormenor mais importante na escolha, o facto da tabela de acessos estar sempre a crescer, o que em principio tornará o count uma operação cada vez mais dispendiosa.

Exactamente.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, era a isto que me referia.

Este caso foi só um exemplo, mas o caso para o que quero mesmo a situação é a mesma, a tabela vai crescer muito rapidamente, dai é preferível então ter um campo a mais na tabela e ir actualizando.

Ou apenas tive base de dados no 12º e apenas me lembro que não convem haver redundância, mas nunca falámos a nivel de performance. Este ano já vou ter uma cadeira de base de dados na universidade :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quando se fala em redundância estamos a falar de uma fase inicial, referente à normalização e é referente a dados duplicados. Há muito para fazer depois de ser obter um modelo normalizado dos dados :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora