• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

joninho

[VB6]Relacionar Visual Basic com Access

18 mensagens neste tópico

Boas, eu gostava de ligar um programa de VB a uma Bd de Access :S tipo eu quero fazer um programa para fazer uma gestão de rendas, eu e um povo tamos a alugar um salao, e como tava a intreterme na programação decidi fazer um prog para gerir isso, mas tenho d ligar a uma BD :S é esse o problema :S

Eu queria um Programa que:

- Seja possivel anotar quem pagou e quem não pagou

- Que some quantos somos

- Um gaijo depois vai dar mais guito do que é a renda, por isso quero tb kalkular quanto é que temos de défice

Axo k é isto :S como é que fasso? eu tenho d criar um bd em Access, com os campos que quiser, e depois como fasso para ligar ao VB?

Cumps...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

As regras estão cá para ser cumpridas, edita o título do tópico!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

edito e ponho o quê? e já agora o que é que eu nao cumpri nas regras? :S

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Especificar a versao de VB, mas passando á frente, edita lá a cena.

Para usares o access tens de meter o controlo data1 ou o obdoc (ou lá o que é) fazes ideia do que estou a falar? ou nem por isso:S?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É +- isto....

Agora esplicar isto assim por post's né facil,...eu mal sei para mim.. mas vê lá se já te consegues orientar assim.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Yah, isso é para ligar a BD d access ao VB6 ne?

Já agora como é que eu crio um objecto  .caption ?? :|

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Adicionei mais imagens, nao sei se as viste todas...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

yah tou a ver agora :\ lol mas opá, isso que tas a fazer é para esse objecto né?

- como é que eu crio um objecto  .caption ?? :|

por exemplo isto: lblCod.Caption = ""

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

joninho ...tu queres criares os teus próprios componentes ? é isso ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tu metes lá o objecto, tás a ver? depoois mete-lo visible=false e pronto, é como se la nao tive-se. passas é a puder usar coisas como:

adodc1.recordsource=blablabla e etcc e tal...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

yah tou a ver agora :\ lol mas opá, isso que tas a fazer é para esse objecto né?

- como é que eu crio um objecto  .caption ?? :|

por exemplo isto: lblCod.Caption = ""

esse lblcod e uma label que lhe deram o nome de LBLcod ... normalmente o ppl faz assim para nao andar com label1, label2 ... etc para nao se confundir

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isto aqui vai grande confussão :S

O .caption não é um objecto, é uma Propriedade de um objecto. Serve para dar, alterar, apagar o nome do objecto.

Como ja disse o d_pintassilgo tens que usar um componente ADODC ou o DATA.

Fazes o que ele fez na imagem para o VB encontrar o ficheiro da BD.

Depois tens que dizer qual é tabela do ficheiro BD que queres usar e depois é so expecificar que label's vão mostrar as varias partes que queres da BD.

Vou seguir a partir do que o  d_pintassilgo disse:

-> Para eu me organizar alterei a propriedade CAPTION do objecto ADODC para BASEDADOS.

-> Procuras nas propriedades do ADODC a propriedade RECORDSOURCE, abre isso e metes:

---- Command Type: 1: adCmdText

---- Command Text (SQL): SELECT * FROM [Nome da tabela] - Ex: SELECT * FROM Movies

-> Metes OK

->Vais as Text's box ou as Label's e procuras estas propriedades e alteras.

---- DataSource: BASEDADOS

---- DataField: Metes o que queres da BD.

Depois tens arranjar isso para mudar de pessoa, etc....

Mas ja aqui tens a Base para fazeres isso.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É +- isto....

Agora esplicar isto assim por post's né facil,...eu mal sei para mim.. mas vê lá se já te consegues orientar assim.

opá eu nao tenho essa cena do ADO no meu VB :X tenho um Microsoft ADO ext.2.8 for ddl and security :X nao tenho nada como isso :s devo ter outro nome :X

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu por norma uso duas tecnicas quando preciso de fazer ligações a Bd em Access:

1ª uso o objecto DATA(aquele que aparece por defeito mal abres o VB e é parecido com os botões de procura de faixas nos leitores de mp3,etc....

Se quero que apareça o resultado em forma de tabela por norma uso o objecto MsFlexgrid.Basicamente o que tens de fazer é colocar esse objecto DATA pores ele a invisivel e na flexgrid dizer que o DATASOURCE é o tal objecto DATA que acrescentaste por norma se não mudares o nome DATA1.Em termos de programação só tens de pôr isto:

no form_load

me.data1.databasename=sitio onde esta a BD

depois no objecto onde vais fazer a consulta à BD só tens de escrever isto:

me.data1.recordsource=pesquisa em SQL que queres fazer,por exemplo se queres ver todos os campos de uma determinada tabela tens de ter algo como isto

ME.DATA1.RECORDSOURCE="SELECT * FROM teste" em que teste é o nome da tua tabela, por exemplo se tiveres uma text box e só queres ver os registos para determinada pessoa colocas algo como ME.DATA1.RECORDSOURCE="SELECT * FROM teste WHERE nome like '" & me.text1 & "'"

Para que depois te apareça os dados na Flex Grid so tens que digitar o seguinte comnado ME.DATA1.refresh

2ªNesta maneira não uso o objecto DATA e o codigo é algo parecido com isso

Dim basedados as database

dim tabela as recordset

dim esc as string

SET Basedados=opendatabase(localização da bd,false,false,sitio onde metes a password da BD caso ela tenha se nao tiver metes "") tipo isto:

SET basedados=Opendatabase(localização da bd,false,false,"") ou Opendatabase(localização da bd,false,false,;"teste")

esc="SELECT * FROM TESTE" (esc=condição da pesquisa em SQL)

SET TABELA=basedados.openrecordset(esc)

depois o restante codigo depende dos objectos que usares não esquecer que ao terminares deves fazer isto

tabela.close

basedados.close

set tabela=nothing

set basedados=nothig

Esqueci-me de dizer que uso o DAO 3.6 nas referências do projecto em VB

Espero ter sido util,se precisares de mais alguma coisa diz

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora