• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

CR_

ReactOS 0.3.6 Released ( 2008-08-06)

20 mensagens neste tópico

in: http://www.reactos.org/pt/news_page_45.html

2008-08-06, Aleksey Bragin

ReactOS 0.3.6

A new release of the ReactOS operating system

ReactOS 0.3.6 Released

In a little over a month since version 0.3.5, we are announcing the release ReactOS 0.3.6.

This release along with the rest of the 0.3.x series is still considered alpha quality software, so do not set your expectations too high.

ReactOS 0.3.6 is the product of the current development focus: bugfixes, compatibility, and stability. There were more than a thousand commits to the ReactOS Subversion repository this month.

Changes summary

A consolidation of all changes in great details can be found in the changelog. Summing up the most important changes:

* More architectures support: ARM version improvements, beginnings of x64 architecture support

* FreeLdr's memory requirements for ReactOS bootup were reduced

* Driver unloading now possible

* Numerous kernel fixes and improvements (APC delivery issues, timer issues, lots of work on architecture-independent parts of the memory manager)

* More Win32 applications are supported now thanks to the fix in the RTL heap implementation (e.g. InnoSetup-based installers, Delphi applications, etc)

* Network stack bugfixes and memory leaks elimination

* Win32 subsystem improvements, most of usermode DLLs synced with Wine

O que é o ReactOS? http://www.reactos.org/pt/about_whatisreactos.html

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Um "clone" do windows?

Pelo que li e vi gostei, já tirei o live cd, vou experimentar agora :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O liveCD não arrancou no meu pc...

Gravas-te bem o CD? Configuras-te para iniciar pelo CD?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Gravas-te bem o CD? Configuras-te para iniciar pelo CD?

Lol, não sou assim tão estupido :P

Aparece aquele ecrâ azulado todo bonito e depois o ecrã fica preto e o pc bloqueia.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aparece aquele ecrâ azulado todo bonito e depois o ecrã fica preto e o pc bloqueia.

Se calhar é mesmo má construção do LiveCD por parte deles.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, não queria-te chamar isso.  :-[ Mas por vezes os boot cd's são mal gravados.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu acabei agora de sacar o LiveCD e correu na boa.

Já dei uma olhadela por alto numa VM e pareceu-me ser engraçado... Dá para "enganar" à primeira vista uma pessoa :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aqui há uns tempos acontecia-me algo do género, quando testei no VirtualBox.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenho andado a seguir o progresso deste projecto há uns 2 anos, mas ainda está muito verde, embora tenham feito muitos progressos.

Pode ser que daqui a dois anos se consiga fazer alguma coisa de jeito com ele. :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já o instalei e está bacano o sistema. Apesar de que instalei o Thunderbird e apareceu-me o ecrã azul :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho um pouco estranho porque é que alguém escolheria um SO por ser parecido com o Windows que não o Windows.

Por mais feautures que possam ter que o Windows não tem, se ainda não atingiram o nível de compatibilidade de drivers do Windows, penso que ainda não é uma escolha acertada, no entanto parece-me um projecto bem interessante.

Esse código do NT é todo OpenSource? Não perdi muito tempo a ler no site, excepto o texto sobre o ReactOS, mas como é que isto é possível?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho um pouco estranho porque é que alguém escolheria um SO por ser parecido com o Windows que não o Windows.

Por mais feautures que possam ter que o Windows não tem, se ainda não atingiram o nível de compatibilidade de drivers do Windows, penso que ainda não é uma escolha acertada, no entanto parece-me um projecto bem interessante.

Esse código do NT é todo OpenSource? Não perdi muito tempo a ler no site, excepto o texto sobre o ReactOS, mas como é que isto é possível?

Basicamente estão a reimplementar o kernel do Windows, usando o código do WINE para implementar as diferentes DLLs que fazem parte do sistema.

E obviamente que ainda não está pronto para usar no dia-a-dia, por isso é que ainda está em estado Alpha.

http://www.reactos.org/en/about_roadmap.html

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A ideia parece-me bastante interessante.

Estou desiludido com a evolução do Windows. O Vista foi um choque para mim ao ponto de me recusar por completo a usar o sistema operativo. Tudo nele me enjoa; o excessivo design, o confuso design, as medidas de segurança, o incumprimento das promessas efectuadas, o preço excessivo por um sistema que basicamente oferece somente um "upgrade" a nível de UI, ...

Com isto, vejo-me presentemente numa situação em que julgo que 20 anos de utilização de produtos Microsoft estão a chegar ao fim, no que me diz pessoalmente respeito. Espero ansiosamente pelas primeiras previews funcionais do Windows 7. Mas não perco o sono. O facto é que o Vista foi um tal falhanço, que as datas anunciadas para o release do Windows 7 colocam o Vista com um tempo de vida de apenas 3 anos. O segundo mais baixo de sempre. Curiosamente o mais baixo de todos foi também um dos melhores sistemas operativos da Microsoft, o Windows 2000. No entanto, com um tempo de desenvolvimento tão reduzido e com uma necessidade (pelo menos aparente) de retirar o Vista do mercado o mais depressa possível, não vejo como o Windows 7 vai trazer algo de novo.

Ora, uma alternativa como o ReactOS pode-se tornar muito apelativa quando fizer a migração completa lá para 2010 (altura em que o XP deixa de ser suportado pela Microsoft) para MacOS e Linux. Já ouvi falar deles antes e tenho mantido um olho lá muito de vez em quando. Daqui a um ano mais ou menos, vou começar a olhar com muito mais atenção e provavelmente nessa altura instalarei e procurarei participar no seu desenvolvimento naquilo que me for possível.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso não é o seguimento daquele projecto de reimplementação do Win95/98 que nunca chegou a sair?

Normalmente quando a coisa começa a mexer, já não há interesse porque já há outra versão comercial bem mais avançada...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Talvez mais velocidade (foi um elogio que li, não sei se se confirma factualmente), livre, grátis, e a necessidade de correr programas que só foram feitos para windows.

Sim usa GPL ( http://www.reactos.org/pt/about.html e http://www.reactos.org/pt/license.html ). É possível tal como o WINE é possível penso eu :X

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Isso não é o seguimento daquele projecto de reimplementação do Win95/98 que nunca chegou a sair?

A equipa do React esteve inicialmente envolvida num projecto chamado FreeWin95 que nunca chegou a produzir nenhum código.

Dois anos mais tarde, um deles voltou a chamar toda a gente que ainda estava interessada, estableceram novos objectivos e começaram a trabalhar. Só a partir daí é que apareceu o ReactOS como clone da arquitectura NT (o windows XP também é NT... XP é só nome de mercado).

http://www.reactos.org/pt/about_history.html

In a little over a month since version 0.3.5, we are announcing the release ReactOS 0.3.6.

Foi mesmo muito rápido, especialmente para quem está habituado aos ciclos de lançamento do ReactOS...

JJ

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora