• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Weasel

Portabilidade ou Velocidade?!

21 mensagens neste tópico

Estou num dilema! :dontgetit:

Adquiri uma pen para banda larga da TMN e agora tenho de escolher um tarifário.

Tenho por exemplo :

1.) banda larga T (que só pode ser usada num local) tem a veloc. 3,6mbps/1,4mbps (DW/UP) tráfego de 6Gb/mês a 29,65€

2.)banda larga (pode ser usado em qualquer local) tem a veloc. 1mbps/384kbps (DW/UP) tráfego de 2Gb/mês a 29,65€

Agora qual devo escolher? Por um lado o tráfego extra e a velocidade extra são aliciantes, mas a possibilidade de poder usar em qualquer lado também, o que escolheriam? e porque (já agora)?

:wallbash:

Obrigado pelas opiniões!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso realmente depende das tuas necessidades.

Eu já necessitei de mais portabilidade do que actualmente, mas para mim é um factor mais importante do que a velocidade, em particular quando estamos a falar de velocidades que já são perfeitamente aceitável quando cumpridas, ou seja 1 megabit é perfeitamente, para mim, aceitável.

Mas como disse acima, essa decisão só pode ser tua e depende das tuas necessidades.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu concordo, isso depende um pouco das tuas necessidades. Por exemplo, se eu fosse a comprar uma coisa dessas era mais para ter Internet quando estou fora de casa e nessas situações é mais importante portabilidade.

Como o M6 disse e bem, depende das tuas necessidades.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isto vai ser o substituto da net lá de casa...(era ADSL da sapo)

Se calhar mais vale a velocidade e o tráfego em detrimento da mobilidade...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoalmente a velocidade de qualquer um dos planos parece-me aceitável. Mas o tráfego penso que é pouco em qualquer um dos planos... Apenas navegando na net, vendo um ou outro vídeo no YouTube, facilmente se chega aos 100Mb de tráfego por dia. Assim, um limite de 2GB, parece-me bastante pouco. É claro que também depende das tuas possibilidades de arranjar net noutro lado. Eu quando passo os dias na universidade, já não devo gastar muito mais de 1GB por mês.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Apenas navegando na net, vendo um ou outro vídeo no YouTube, facilmente se chega aos 100Mb de tráfego por dia. Assim, um limite de 2GB, parece-me bastante pouco.

É sem dúvida a meu entender o maior limitador dos planos de muitos Wireless. Pessoalmente, atingindo a barreira do 1Mbps, dou prioridade ao tráfego. É muito difícil manter uma factura com valores aceitáveis com um tráfego tão reduzido nos dias de hoje.

Vou receber no fim do mês uma placa da TMN para testar durante 30 dias gratuitamente. É o plano T que o Weasel descreve acima. Deixei claro à TMN que não só os 6GB são irrisórios, como não fazem sentido visto o plano oferecer uma largura de banda tão elevada. Sugeri 10Gb mínimo. E sugiro que o façam também, uma vez que a melhor maneira de convencer estas empresas é exactamente por este tipo de processos.

Ao Weasel, mesmo sem saber qual o uso que vai dar, arrisco aconselhar o plano mobile. Como aqui já foi dito, a velocidade downstream é bastante aceitável e irá permitir acesso a conteúdo multimedia sem dificuldades. Se no entanto te encontrares no meu barco e precisares de garantir alto desempenho upstream, então estás não só limitado pela velocidade oferecida (francamente baixa), mas como também pelo hardware uma vez que tenho quase a certeza que esse valor de 300 Kbps não pode ser alterado para nad acima dos 512 Kps. Lembra-te também que uma vez adquirida a placa poderás negociar outros planos que te sirvam melhor. Mas o meu conselho é o de procurares negociar o tráfego e deixares as velocidades como estão (a não ser, mais uma vez, que precises de upstream. Mas nesse caso esquece a opção mobile. As soluções de hardware para alto desempenho upstream e ambientes mobile são muito caras). EDIT: E nem tenho a certeza que exista algum provedor em Portugal capaz de garantir no mínimo 1Mbps upstream que não seja por via terrestre.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Marfig então resumindo, achas que devo ir para o 1Mbps/384Kbps mas exigir que ponham mais trafego (tipo os 6Gb do plano T)?

Para mim a velocidade de 1Mbps já deve chegar visto que é para uso domestico esporádico nada demais...

Mas estou receoso que quando fale em tráfego diferente eles me venham com "só temos estes planos disponíveis...."

No contrato que tenho de devolver só tenho lá as opções como no site da TMN.

O que aconselhas?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Na minha opnioão, só aderes se conseguires convencê-los a aumentarem o tráfego, pesrcebes. Ou a aderires com aquela placa a um plano que envolva um aumento de tráfego. Se te disserem isso, agradeces mas não. E explicas porquê.

Nesse caso o plano T passa a ser uma melhor alternativa. Infelizmente não estou muito por dentro dos planos portugueses, tendo só à poucos meses chegado a Portugal. Mas poderá haver melhores ofertas por parte de outros provedores. Em todo o caso os 6GB do plano T são também muito pouco, em minha opinião. Mas talvez seja mais fácil tentares negociar um aumento de tráfego aí do que com o plano mobile.

EDIT: Já agora, não aderes porque francamente 2GB é muito pouco. É um engodo que te vai obrigar a pagar mais na factura todos os meses uma vez que mesmo inadvertidamente é muito fácil passar dos 2GB. Os 6GB do plano T já são mais aceitáveis e provavelmente suficientes dependendo do teu tipo de utilização. Mas pouco se andares pelos torrents. Quanto ao negociar, é sempre com os departamentos comerciais e se não te sentires à vontade para contrariar os argumentos deles (eles vão sempre começar por não é possível) pede ajuda a alguém para o fazer por ti.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok, vou ver o que consigo arranjar.

quanto a outros provedores, é incrível mas parece que combinam preços e planos uns com os outros a vodafone tem praticamente os mesmos planos ao mesmo preço, não dispõem do serviço T o que faz a TMN ganhar neste campo especifico. O Kanguru parece uma cópia do TMN.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok, vou ver o que consigo arranjar.

quanto a outros provedores, é incrível mas parece que combinam preços e planos uns com os outros a vodafone tem praticamente os mesmos planos ao mesmo preço, não dispõem do serviço T o que faz a TMN ganhar neste campo especifico. O Kanguru parece uma cópia do TMN.

Quanto ao provedor não tenhas dúvidas, escolhe a TMN. Porquê? Porque tem a melhor cobertura a nível nacional, não falo em termos de antenas porque onde há uma antena da TMN costuma haver também da Optimus e Vodafone, falo sim da ligação que a antena tem à rede, e como faço/fiz algumas dessas ligações posso-te garantir que a TMN é a que tem melhores acessos à rede da PT. Porque oferecem-te uma conta PT WIFI, sempre que encontrares um spot não precisas de usar a net da TMN usas a PT WIFI.

Eu tenho uma placa PCMCIA da TMN de 386kbps e estou satisfeito, em casa nunca uso apesar de ter excelente qualidade de sinal pois a antena situa-se a menos de 500 metros de minha casa, mas sempre que preciso de sair com o portátil consigo facilmente aceder com boa qualidade. Só tive um caso que não conseguia aceder em boas condições, fui quando estive em Lisboa, como em Lisboa tem excesso de prédios altos o sinal é obstruído facilmente. No hotel que estava só conseguia aceder se tivesse em quartos do 4º piso para cima e da parte da frente do hotel...mas isso já não tem a ver.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se é para substituir a net lá de casa então escolhe o tarifário de net não móvel. Eu tenho um modem HUAWEI E220 da TMN com o limite de 2GB e já ultrapassei o limite 1 vez (com utilização diária, onde o maior consumo era o CS 1.6, youtube e fóruns, nada de sacanços), por isso já estás a ver que os 2GB não dão para nada (vejo-me obrigado a alterar definições dos fóruns como não mostrar avatares, imagens e sigs, não consultar youtube e sites desse género, jogar, etc, para ficar dentro do limite).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já te desfizeste do serviço Sapo? Não ponderaste a utilização do serviço de Internet móvel do sapo em regime diário? Assim ficavas com a ligação ADSL em casa e quando precisasses de Internet móvel pagavas os €2,98 para utilização por um dia. Não sei se isto te interessa, mas fica a sugestão.

Se te interessar, informa-te se podes utilizar o hardware da TMN, já que o serviço deles é baseado na cobertura móvel da TMN.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já te desfizeste do serviço Sapo? Não ponderaste a utilização do serviço de Internet móvel do sapo em regime diário? Assim ficavas com a ligação ADSL em casa e quando precisasses de Internet móvel pagavas os €2,98 para utilização por um dia. Não sei se isto te interessa, mas fica a sugestão.

Se te interessar, informa-te se podes utilizar o hardware da TMN, já que o serviço deles é baseado na cobertura móvel da TMN.

Sabes (ou alguém) se existe alguma coisa semelhante para quem tem MEO? Isso é interessante...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já ouvi falar qualquer coisa de MEO Mobile num anuncio da TMN, agora com uma procura rápida no site da TMN encontrei isto, e afinal é só televisão.

Sei que a Clix e o Kanguru têm opções parecidas à que falei relativamente ao Sapo.

EDIT: Parece que o site do MEO Mobile está em remodelação, pode ser que tenhas novidades em breve.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim já me desfiz da sapo, má ligação, sempre a cair, pagava 8mbps ligava a 6.1mbps e navegava a muito menos, como não quero ter telefone esta foi a solução ideal.

E sendo assim vou optar pela Banda Larga T 3.6 pode ser que um dia actualizem os tarifários e eu mude....

Obrigado a todos pelas opiniões!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Embora já tenhas decidido, verifica se não é possível, nesse tarifário, obter períodos de mobilidade, isto é, com o kanguru tenho net fixa, o tarifário é igual, só a velocidade é superior, mas se precisar, posso activar net móvel por 1€/24h onde posso usar a mesma ligação de forma móvel. Desta forma tenho o tarifário fixo mas se por alguma razão achar que vou precisar de net durante um dia em que esteja fora de casa, activo o período móvel e se durar menos de 24h pago apenas um euro a mais.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim já me desfiz da sapo, má ligação, sempre a cair, pagava 8mbps ligava a 6.1mbps e navegava a muito menos, como não quero ter telefone esta foi a solução ideal.

E sendo assim vou optar pela Banda Larga T 3.6 pode ser que um dia actualizem os tarifários e eu mude....

Obrigado a todos pelas opiniões!

Se tinhas a ligação sempre a cair e não tinhas os débitos pretendidos só tinhas que ligar para a SAPO e eles resolviam-te o problema. E agora já podes ter SAPO sem ter linha telefónica (Naked ADSL).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A decisão ainda não é definitiva...

Naked ADSL? Onde? Ainda não vi nada sobre isso. Pelo menos para o público ainda não.

E já agora SAPO nunca mais, já perdi a conta aos e-mails e telefonemas...e dias sem serviço.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A decisão ainda não é definitiva...

Naked ADSL? Onde? Ainda não vi nada sobre isso. Pelo menos para o público ainda não.

E já agora SAPO nunca mais, já perdi a conta aos e-mails e telefonemas...e dias sem serviço.

http://adsl.sapo.pt/prodtarif.html

Quando tens um problema basta ligar para a SAPO uma vez, abrir uma avaria e tens um técnico à porta... Se andas com telefonemas e emails tu é que sabes o que fazes, a maioria das pessoas com um simples telefonema chegam lá...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora