• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Parasita

Menus em pascal

13 mensagens neste tópico

Alguem sabe me explicar como se faz menus em pascal?

obrigado!!!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

obrigado!!!

O que é que entendes por menus ? usar 1 janelinha toda bonitinha tipo Visual Basic ? Interface Gráfico sem ser pela consola ? É isso ? se é isso nao existe para PASCAL (pelo menos que eu conheça, mas eu tbm conheço pouko lol ;))

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

obrigado!!!

O que é que entendes por menus ? usar 1 janelinha toda bonitinha tipo Visual Basic ? Interface Gráfico sem ser pela consola ? É isso ? se é isso nao existe para PASCAL (pelo menos que eu conheça, mas eu tbm conheço pouko lol ;))

eu penso k n seja isso UnKnowN, é mais do tipo disto

O que pretende Fazer?

1-Somar

2-Subtrair

3-Divisão

4-Multiplicar

5-Sair

Isto explicando melhor é uma calculadora e, isto é o menu da calculadora eu penso que tens de usar procedimentos ou funçoes e para o menu tens de usar o case...of

mas nao tenho a certeza já não mexo no pascal há bues

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como Fazer o menu:

var 
         menu:real;
         n1,n2:integer;

writeln ("+++++++++++++++++++++++++++++");
       writeln ("+                                                                        +"); 
       writeln ("+                              1- Soma                             +");
       writeln ("+                              2- Subtraçao                     +");
       writeln ("+                              3- Multipicaçao                  +");
       writeln ("+                              4- divisao                          +");
       writeln ("+                              5- Sair                               +");
       writeln ("+                                                                        +");
       writeln ("+++++++++++++++++++++++++++++");

// ali tens o menu.. passo seguinte utilizar o menu

if menu=1 then 
                   soma 
        end 

if menu=2 then 
                   subtracçao
        end 

if menu=3 then 
                   Multiplicaçao 
        end 

if menu=4then 
                   divisao
        end 
   if menu=5 then 
                   sair 
        end 

ja nao mexo em pascal a um porrada de anos mas que e assim, tipo isso e um menu de uma maquina de calcurar podes usar = para todos as outras coisas que queiras fazer assim... se nao for assim...

acho que um biblioteca para pascal que se pode criar msm objectos e assim ficando tipo janelas windows, com os menus do windows, nada como nao dar uma vista de olhos pela net ;)

Aqui te deixo um link com um tutorial de pascal pode ser que te ajude daqui para a frente

http://www.taoyue.com/tutorials/pascal/pas1c.html

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pah pebat e os readln's ? no 1, 2, 3, 4 e 5 ?

;)

como digo ali em cima ja a anos que nao escrevia nada de pascal :) por isso deve faltar algumas coisa mas tb aquilo era so um exemplo para o rapaz preceber, mas do que me lembro o readln e so msm para guardar o valou da variavel, por isso tens razao ;) sorry 

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

com o ciclo case of tb da pa fazer isso e com menos código

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Deixo-te aqui um exemplo. Se não funcionar eu dou-te o numero de telefone de quem me forneceu isto pra o tratares mal  :cheesygrin:

Procedure mainmenu;
begin
  repeat
   clrscr;
    writeln('                       ========== Menu principal ==========');
    writeln('                       |  1 - OPÇAO 1                     |');
    writeln('                       |  2 - OPÇAO 2                     |');
    writeln('                       |  3 - SAIR                        |');
    writeln('                       ====================================');
    gotoxy(30, 14); write('Indique o nr da Opção: ');
    gotoxy(51, 14); readln(opc);

case opc of 
1: begin
	(O teu codigo)
end;

2: begin
	(O teu codigo)
end;

3 : begin
	(O teu codigo)
         end;
end;

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pah pebat e os readln's ? no 1, 2, 3, 4 e 5 ?

;)

como digo ali em cima ja a anos que nao escrevia nada de pascal ;) por isso deve faltar algumas coisa mas tb aquilo era so um exemplo para o rapaz preceber, mas do que me lembro o readln e so msm para guardar o valou da variavel, por isso tens razao ;) sorry 

np :), a maneira do Tiago Salgado é mais simples, mas tu andavas enferrujado de Pascal, percebe-se ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu fiz um menu,num projecto para a disciplina de programacao que era tipo uma barra e andavas para cima e para baixo c as setes e n aparecia o cursor nem nada,so a barra e carregavas em enter em cima da opcao que querias e ia para lá.. muito fixe.. mas mete assembley e tal.. é complicado.. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu tb fiz uma coisa parecida, somente em Pascal, mas não faço ideia onde tenho esses codigos...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

tu na tabela ASCII tens comandos para fazeres tabelas... ex.. Writeln(char("valor"));

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora