• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Marfig

Colunas com zumbido quando desligadas

30 mensagens neste tópico

Ora viva,

Comprei ontem um par de colunas baratinhas para substituir as minhas colunas... baratinhas também... que avariaram. Com vêem não ligo muito a questões de qualidade de som. Desde que se ouça e não soe mal, serve para mim  :D

Enfim, quando as colunas estão desligadas, mas ainda ligadas à corrente eléctrica, mesmo com o computador desligado eu consigo ouvir um zumbido muito fraco vindo delas. É constante e no dia seguinte de manhã quando vou ao meu escritório ainda estão a chatear com aquilo. O som só para quando retiro a tomada das colunas.

O que é que causa isto? Má qualidade de construção, estão a ser afectadas por alguma outra coisa (tudo o resto à volta delas também está desligado), é um sinal de que não respeitam as normas de... como é que se chama mesmo... emissões de radiação eléctrica? Confesso que não percebo destas coisas. Mas aquele som enerva-me.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Agarra num multimetro e vê se chega alguma corrente à coluna mesmo. Outra coisa, o barulho pode ser feito pelo transformador, vê se vem de lá.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boa! Bem pensado.

O barulho não vem do transformador. Já verifiquei. Não tenho multímetro, mas visto não ser o transformador dá para concluir que as colunas estão a absorver corrente... é o que dá comprar barato. Bah! Para que é que servem a porcaria dos selos CE :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tens bom remédio, arranja um interruptor para abrir e fechar o circuito da coluna propriamente dita, isto se não souberes se a passagem de corrente vem do PC ou da tomada.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É da tomada, sim. Uma vez que o zumbido mantém-se mesmo quando retiro o jack do computador.

É uma boa idea. Vou comprar um interruptor colocá-lo algures no cabo de power das colunas. Ok, obrigado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não te esqueças que o interruptor mete-se sempre na fase :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que é uma fase?  :-[

Tens dois fios, a fase (o que tem "corrente") e o neutro. Deves de por o interruptor na fase, porque se não apanhas choques na mesma :D
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tens dois fios, a fase (o que tem "corrente") e o neutro. Deves de por o interruptor na fase, porque se não apanhas choques na mesma :D

Tipo.. isso eh impossivel por na fase ou no neutro uma vez que isso depende de quem liga as colunas. Basta rodar a fixa 180 graus e recoloca-la na tomada que la fica o interruptor no neutro outra vez.

Anyway... isso eh mais ou menos normal e acontece com muitas colunas. Deves ter o cuidado de as desligar da tomada sempre.

Um transformador ferromagnetico nunca consegue ter uma impedancia infinita no primario, isso eh impossivel e o proprio funcionamento de um condensador se baseia nesse principio. Acho que as colunas mais curriqueiras tem o interruptor no secundario pela simples razao de ser mais barato.

Um interruptor no primario das duas uma:

ou ia causar faisca e picos de tensao e corrente cada vez que se ligava/desligava acabando por estragar as colunas ao fim de algum tempo, ou requeria um circuito com um condensador para suavizar o ligar/desligar, o que pode ser demasiado caro para o material em questao.

Por isso tens boa solucao... desliga sempre as colunas na tomada.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tipo.. isso eh impossivel por na fase ou no neutro uma vez que isso depende de quem liga as colunas. Basta rodar a fixa 180 graus e recoloca-la na tomada que la fica o interruptor no neutro outra vez.

True, mas não faz mal nenhum seguir as convenções não é? :D

Já agora, o fio da fase nesse cabo é preto ou castanho.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Excelente. Percebi agora... mais ou menos, hehe.

De qualquer forma o cabo tem dois fios e vou comprar um interruptor com entrada e saida para dois fios. E assim a fase fica resolvida  :D

Dá-ma jeito o interruptor, o transformador está lá atrás e debaixo da mesa. Já estou velho para me andar a dobrar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

basta colocares um interruptor daqueles de desligar os candeiros das mesas de cabeceira e liga-lo a um fio qualquer da ficha.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

De qualquer forma o cabo tem dois fios e vou comprar um interruptor com entrada e saida para dois fios. E assim a fase fica resolvida  :)

Vais comprar um inversor? Bad idea...

Não te preocupes com o ser na fase ou no neutro, se tiveres que apanhar choque, apanhas na mesma. Compra um interruptor normalíssimo, até pode ser daqueles dos candeeiros das mesas de cabeceira, ou então compra da Efapel, série para calha (a 37 salvo erro). Não são bonitas, mas são baratas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pronto ok. problema resolvido. Cortei uma secção do cabo e vou levar comigo à loja. Nem se fala mais nisso.

Já estou a ficar demasiado embaraçado. Dá para mudar de meme? :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

True, mas não faz mal nenhum seguir as convenções não é? :)

Já agora, o fio da fase nesse cabo é preto ou castanho.

Há convenções nestes casos (tirando ao nível dos fios que estão na parede e que não vemos)?

É que quando ligo uma ficha à tomada, nem sei onde está a fase na tomada, nem onde devia estar a fase na ficha.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Há convenções nestes casos (tirando ao nível dos fios que estão na parede e que não vemos)?

É que quando ligo uma ficha à tomada, nem sei onde está a fase na tomada, nem onde devia estar a fase na ficha.

Sim, há convenções.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok, como é que as aplicas? Como já referi, nunca vejo nada que me permita aplicá-las.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok, como é que as aplicas? Como já referi, nunca vejo nada que me permita aplicá-las.

No exemplo do interruptor? Meteres o interruptor no fio castanho/preto/cinzento (são as 3 cores mais usadas para as fases, embora a 3a só costume ser usada em aparelhos trifásicos). O mesmo acontece quando ligas uma tomada: a fase vai sempre para o lado direito (salvo erro). Quando ligas um casquilho a fase fica sempre por baixo e o neutro na lateral. Quem instala segue estas convenções, e é de quem instala que estamos a falar aqui.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas supostamente, se as colunas forem baratuxas ao nível das minhas, e tiverem o transformador embutido na ficha (ao invés de trazerem os 220V até às colunas e terem um transformador interno), os dois fios que saem do transformador já são corrente directa, e provavelmente não chega para apanhar um choque.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas supostamente, se as colunas forem baratuxas ao nível das minhas, e tiverem o transformador embutido na ficha (ao invés de trazerem os 220V até às colunas e terem um transformador interno), os dois fios que saem do transformador já são corrente directa, e provavelmente não chega para apanhar um choque.

And your point is?

Btw, podes apanhar um choque tanto como corrente contínua a 1V como a corrente alterna a 480V.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O mesmo acontece quando ligas uma tomada: a fase vai sempre para o lado direito (salvo erro).

Basta meteres uma extensão/tripla para as coisas ficarem logo trocadas (pelo menos nas triplas isso é frequente). Mas mesmo que saibas onde está a fase na tomada, como é que numa ficha sabes qual é que deve à fase? Muitas vezes são simétricas, e sem qualquer meio de distinguir cada um dos lados.

Mas como ainda não percebi muito bem de que interruptores estão a falar, se calhar a minha dúvida não tem nada a ver ao caso.

Btw, podes apanhar um choque tanto como corrente contínua a 1V como a corrente alterna a 480V.

Deves ser muito sensível para apanhares choques de correntes de 1V :)

Lembro-me que nas experiências do secundário, usávamos corrente de 4/8V, e todos mexíamos nos fios sem qualquer problema.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Basta meteres uma extensão/tripla para as coisas ficarem logo trocadas (pelo menos nas triplas isso é frequente). Mas mesmo que saibas onde está a fase na tomada, como é que numa ficha sabes qual é que deve à fase? Muitas vezes são simétricas, e sem qualquer meio de distinguir cada um dos lados.

Tu estás a falar de utilizadores e não de instaladores. Quem instala o quer que seja, tem de tomar em atenção esses detalhes. O utilizador pode seguir isso ou não, não há grande stress se o faz ou não.

Mas como ainda não percebi muito bem de que interruptores estão a falar, se calhar a minha dúvida não tem nada a ver ao caso.

Um interruptor normalíssimo como o que usas para aceder a luz do tecto do teu quarto ou o candeeiro da tua mesa de cabeceira.

Deves ser muito sensível para apanhares choques de correntes de 1V :)

Lembro-me que nas experiências do secundário, usávamos corrente de 4/8V, e todos mexíamos nos fios sem qualquer problema.

Não é só a diferença de potencial que conta, a intensidade de corrente é o big player. Para teres noção, a 230V, com 300mA tens paragem respiratória irreversível, com 1A morte imediata.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

lol.

Nunca vi umas colunas, particularmente das baratinhas, a funcionar com tensões/correntes de mais que 12V/1A.

O transformador das minhas é de 12V/500mA :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

lol.

Nunca vi umas colunas, particularmente das baratinhas, a funcionar com tensões/correntes de mais que 12V/1A.

O transformador das minhas é de 12V/500mA :)

Estava a exagerar :) Nunca vi nenhumas colunas c/transformador com mais de 6VA.

Anyway, enquanto 6VA não te causa danos, 39VA já faz qualquer coisinha. :cheesygrin: Mas engraçado engraçado é levar um choque de 6.9kVA, aí já ficam com os miolos bem cozidos...

Mas o electrotécnico aqui é o pedrotuga, não sou eu. :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora