• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

58 mensagens neste tópico

Olá amigos sei k ainda agoa cheguei e ja tou a faxer pedidos, e por isso peço imensa desculpa

Verifiquei k aki no forum existem varios craques na programação a achei k talvex poderessem resolver o meu problema, ou seja o que eu pretendia era uma aplicação k gerisse uma oficina auto e k nele comtemplasse folhas de obra, facturas, empregados, clientes, talões, visturias, etc...

srá que me podem ajudar???

desde já o meu mt obrigado

cumps.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pá tens de ser mais especifico...

existem varias fases aquando do desenvolvimento de uma aplicação...

1º Analisar as funcionalidades pretendidas

2º Analisar as diversas opções técnicas e verificar qual melhor enquadra as necessidades

3º Execução

a 1º já tá mais ou mesno mas tens de dar algumas dicas sobre a 2º

Em que plataforma (sistema operativo, ambiente... se Web... se Windows Forms, se uma aplicação de consola, se um script, etc)

Que linguagem pretendes utilizar? Que motor de Base de Dados?

tenta responder a algumas destas questões que o ppl vai-te dando dicas...

tenta também criar alguns diagramas do modelo de dados e das funcionalidades

tipo:

objecto factura [campos]

id_factura - int -pk [chave primaria]

id_cliente - int - fk [chave estrangeira]

morada - varChar(100)

etc...

Diagrama de navegabilidade, tipo

[ecrã inicial] > [emitir factura]

> [ver ficha cliente]

> [relatório de vendas]

etc...

eu pessoalmente posso-te acompanhar no dev se assim quiseres...

fica bem

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

seja  bem vindo garanhaomen,

antes de mais aqui no forum,  ninguem faz o trabalho de ninguem, estamos aqui para partilhar informacao e ajudar uns aos outros...Espero teres percebido o que disse e nao tenhas levado a mal, mas ja tivemos casos em que o ppl chega ca e " ker nos lhes fazemos os trabalhos...." .....

Agora falaste pouco do teu projecto, mas pelo que reparei parece ser interessante, pois tambem  tenho ideia de fazer um projecto identico, para gerir os carros de empresa, no que diz respeito a manutencao e assim... Por isso, peço que fales mais,

- linguagem a utilizar,

- sistema de gestao de  base de dados,

e apresentar o que ja fizeste e quais as tuas ideias.... nos iremos dar a nossa opiniao... e ajudamos em tudo ou quase tudo que tenhas duvidas...  ;)

bom trabalho  :)

p.s. o que sao folhas de obra??  :-[

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ola, bem-vindo ao Fórum

Define folhas de obra.

Com folha de obras pretendo saber o k tem o automovel, o tempo extimado de reparação, o tempo de reparação, peças utilizadas, mecanico k efectuou a reparação, km  tem a data de reparação e data de conclusão...

cumps.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pá tens de ser mais especifico...

existem varias fases aquando do desenvolvimento de uma aplicação...

1º Analisar as funcionalidades pretendidas

2º Analisar as diversas opções técnicas e verificar qual melhor enquadra as necessidades

3º Execução

a 1º já tá mais ou mesno mas tens de dar algumas dicas sobre a 2º

Em que plataforma (sistema operativo, ambiente... se Web... se Windows Forms, se uma aplicação de consola, se um script, etc)

Que linguagem pretendes utilizar? Que motor de Base de Dados?

tenta responder a algumas destas questões que o ppl vai-te dando dicas...

tenta também criar alguns diagramas do modelo de dados e das funcionalidades

tipo:

objecto factura [campos]

id_factura - int -pk [chave primaria]

id_cliente - int - fk [chave estrangeira]

morada - varChar(100)

etc...

Diagrama de navegabilidade, tipo

[ecrã inicial] > [emitir factura]

> [ver ficha cliente]

> [relatório de vendas]

etc...

eu pessoalmente posso-te acompanhar no dev se assim quiseres...

fica bem

Ola amigo de novo

sitema operativo xp, penso ser windows form pois e para ser executado num unico computador, a linguagem uma k seja facil e motor de base de dados tb...

cumps.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

posso sugerir tendo em conta que é um projecto de iniciação o VB.NET e o ACCESS como base de dados...

tendo em conta os modelos de desenvolvimentos actuais o motor de bases de dados pode sempre no futuro mudar...

eu tenho alguns progs que desenvolvi (alguns p ppl aqui do forum) e amanhão enviu-te para começares a ter uma ideia do que envolve um proj destes

tenho um  sobre gestão comercial qua engloba todas essas areas (já tá muito ultrupassado,foi feito em VB 5 h33h3h3h, no seu tempo era fixe)

e um sobre gestão de escolas de condução já em VB 6

de qualquer forma começa a desenhar num papel como queres que um programa se apresente

tipo .. ecra inicial com um menu clientes e um menu facturas

um ecra para listar facturas, etvc

isto para começares tu proprio a ter uma visão de como vai ficar... é muito importante para se desenvolver

é tipo queres contruir uma casa e teres o esquema (sem esquema é muito compicado não achas??

fica bem

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já há algo que se veja em relação a aplicação ?

És dono de uma oficina ou foi alguem que te "encomendou" o trabalho ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ola amigo a oficina e minha e de um sócio

em relação a aplicação comecei a desenvolver em acess nao esta garande coisa..

cumps.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ora bem... é o típico problema de uma aplicação de bases de dados.

Ora bem... é preciso desenhar uma base de dados, toda impec, normalizadinha e com tudo o que interessa e tal...

posto isto é escolher um sistema de gestão de bases de dados ( eu aconselho mysql ou postgresql ) e por para lá a base de dados.

depois é escolher uma linguagem de programação e implementar um interface com o utilzador e todas as suas funcionalidades.

simples n é? sim é... mas dependendo da complexidade do problema pode dar muuuuuuuuuuuitas horas de trabalho.

eu sou contra as tecnologias microsoft, por isso aconcelho:

para a base de dados:

mysql ou postgresql, ambos gratuitos, de confiança e com créditos mais que adquiridos.

para a aplicação:

ou uma webaplication em escrita em php ( mais uma vez tudo à borlieux )

ou uma aplicação normal escrita em C ou C++

no caso da segunda, deixem-me que vos diga que tambem aí há vida para alem da microsoft. Já reparei que o .net é tipo uma doença crónica. O ppl é impingido com aquilo e depois pensa que não há nada para alem daquilo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ola amigo o problema está no que disseste mas nao só o problema está tb na forma de trabalhar ou seja e preciso saber funcionar com essas aplicações

cumps.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Viva, eu por acaso tive uma pessoa que me pediu um software para gerir as reparações dos veiculos na oficina. O que eu fiz tem os seguintes Modulos:

- Reparações - Onde sai uma folha de obra para o veiculo

- Detalhes das Reparações - Onde é definido o que foi feito, e as peças

- Historico por Veiculo - Mostra todas as Reparações Pedidas e Os detalhes da Reparação Efetuada.

- Lista de Clientes

- Lista de Veiculos

- Lista de Marcas

É simples, e apenas para gestão destes tópicos.

Não tira recibos nem faz nada de facturação. Para facturação a pessoa para quem o fiz, usa um software de facturação.

Agora se queres ser tu a fazer o software, tens k andar um pouco, analisar os campos que queres, e conhecer um linguagem para desenvolvimento.

Um Abraço  :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o pessoal têm de ter atenção às dicas que dão a quem pede ajuda... o forum não é um local de exibição de conhecimentos... é um local de ajuda a quem se quer dedicar à informática... pessoas com conhecimentos de c++ para fazer uma app destas não fazem perguntas como este user fez..

será que há alguem que aconselhe uma pessoa nos dias de hoje a desenvolver a sua primmeira aplicação em C e com recurso a mysql? e que tal ensinar a este amigo como se faz?

uma coisa é o gosto pessoal de cada um e os seus odios com a M$... eu acompanho o processo Bill Gaitas deste o tempo dos Hobbistas mas isso é uma coisa e outra coisa é ajudar pessoal a entrar no mundo da programação e claro está o C e C++ não são boas dicas... se querem impressionar falem no Python que está anos de luz avançado em relação ao C e é acessivel a quem se inicia... essa de usar o chavão "C" para mostrar sei lá o que já chateia e está fora de moda... tipo... aahhhh eu só uso Linux e tal... e nunca tiveram um instalado...

um desabafo

se uma pessoa precisa de fazer uma aplicação para se desenrrascar... ajudem-na com bom senso e tragam exemplos de codigo e ajudem na estrutura... gostava de apelar ao ppl que tem conhecimentos para começar a dar dicas tecnicas e praticas... desenhos de estruturas de dados, fluxos aplicacionais e assim... façam uns diagramas no Visio e tal...

teckV

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ola amigo a oficina e minha e de um sócio

em relação a aplicação comecei a desenvolver em acess nao esta garande coisa..

cumps.

E quere continuar a desenvolver a aplicaçao em Acces ? isso se fosse feito em VB parece-me muito fácil :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

vamos lá então a ser concretos....

tendo em conta que tens pouca experiencia vou-te aconselhar o que acho melhor para inicar a aventura no mundo da programação...

a aplicação que pedes é uma simples aplicação de dados... criação de registos e listagens...

tens acesso ao Visual Studio 2005? senão procura na mula...

(eu tanto falo em C como0 em C++como em visual C++  porque para o objectivo deste discurso são a mesma coisa... quem não perceber porque continue sem perceber... têm haver com uma questão que há muitos anos anda por ai, mas que já terminou... apenas há ppl que ainda não reparou)

Há uns anos atras, antes do DotNet, haviam questões importantes a nivel de rapidez, estabilidade e acesso ao sistema em baixo nivel... Com as versões do VB6 e anteriores era questionavel se uma aplicação deveria ser criada em VB ou em Visual C++, isto porque o VB6 e anteriores eram de certa forma limitados... (mesmo com o VB6 sempre acedi Às API´s de baixo nivel, dava muito trabalho e era complexo porque tinhamos de integrar codigo em C++ com o VB... mas sempre me deu pica e sempre consegui fazer... nunca encontrei algo que fizesse em C++ e não fizess e VB, isto porque se pode chamar as API´s de C em VB)

MAs agora com o DotNet esta questão terminou de vez pois como sabem e como já postei o DotNet é uma framework comum a todas as linguagens M$, isto é, agora quer o VB, quer o C#, são compilados exactamente para o mesmo codigo maquina. Um programa feito em VB e um em C# que use a mesma API fica depois de compilado EXACTAMENTE IGUAL...

Deixou de fazer sentido essa cena do C ser melhor... eu sou muito Homem.. eu programo em C (a minha experiencia diz que o ppl que anda sempre a afirmar-se com C nunca fez uma aplicação completa em C... mas claro... o que interessa é parecer e não o ser...)

E para esses meninos do C eu falo em Python... se querem ser tão hard...tão duros... python it...

O visual studio 2005 tras grandes implementações a nivel de RAD (Rapid Aplication Development), que é o que pretendes... tu pretendes criar uma aplicação para gerir oficinas, não pretendes uma aplicação xpto, trinta por uma linha,  e que ninguem entende o porque da sua finalidade... ya implementa o interface CRUZZFAFASHLFKASDHG mas so what??????? Tu queres é uma aplicação que ajude o trabalho na oficina e é sobre essa aplicação que vou falar...

Se queres criar um aplicação deves querer cria-la da forma mais facil e rapida... o VS 2005 evoluio bastande a nivel de DataBound Controls... isto são objectos, controls (tipo DropDowns, Grids, Tabelbas, etc) que apresentam dados vindos directamente de uma tabela... consegues criar ligações entre dados e objectos muito facilmente com databound controls

mas para se programar tem-se de aprender primeiro e como sou pela maxima "ensina-me a pescar em vez de me dares um peixe" aqui ficam diversos links sobre desenvolvimento RAD com databound controls no DotNET - Visual Studio 2005

Assim por alto posso dizer que com databound voçes criam um dataset e depois nos objecto (um textfiled por exemplo) definem a datasource do objectoi com o dataset que criaram que tras os registos da BD pretendidos..

Exemplod de codigo de acesso a dados com dotNet e VS 2005 - fonte M$

http://download.microsoft.com/download/f/7/8/f780fb58-77dc-4d5d-adcd-55818c9f23da/VB101SamplesData.msi

[glow=red,2,300]Textos selecionados e revistos por mim na net sobre DataBound com DotNet... [/glow]

Excelentes tutoriais sobre todo o processo de dev com dotNet - coleção completa - dev do principio ao fim

http://www.brainbell.com/tutorials/ASP/index.html

Indice de tutoriais sobre DataAcess

http://www.brainbell.com/tutorials/ASP/TOC_Tutorial_11.html

The .NET Database Story introdução e base teorica de acesso a dados com DotNet

http://www.brainbell.com/tutorials/ASP/The_.NET_Database_Story.html

ASP.NET 2.0 Training : Data Bound Controls

http://www.exforsys.com/content/view/1650/354/

ASP.NET Data Sources

http://www.brainbell.com/tutorials/ASP/ASP.NET_Data_Sources.html

ASP.NET 2.0 Training : Data Source Object Model

http://www.exforsys.com/content/view/1648/354/

ASP.NET 2.0 Free Tutorials : SqlDataSource Control

http://www.exforsys.com/content/view/1649/354/

[glow=red,2,300]Sobre o Visual Studio 2005[/glow]

Visual Basic 2005 Starter Kits

http://msdn.microsoft.com/vbasic/downloads/starterkits/default.aspx

101 Code Samples for Visual Basic 2005

http://msdn.microsoft.com/VBasic/Downloads/Code/101Samples/

Exemplod de codigo de acesso a dados com dotNet e VS 2005 - fonte M$

http://download.microsoft.com/download/f/7/8/f780fb58-77dc-4d5d-adcd-55818c9f23da/VB101SamplesData.msi

ainda hoje vou fazer um toturial personalizado para essa app que servira de exemplo... se quiseres experar ainda vais ter pronta essa app a custo 0.. vou tentar fazer isso no meio de compromissos profissionais

teckV

on the run

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

teckV, eu sinto que queres chegar a mim com essa dos meninos.

Ora bem... eu fui e sou contra o facto de as pessoas usarem produtos pagaos para finalidades abolutamente pessoais.

estilo... o pessoal diz que os produtos microsoft até isto e aquilo... k o .net é fixe e tal... ora bem, pagaram o vosso windows? e o office? e o .net?

ok... se pagaram então ficaram uns milhares de euros mais pobres.

adiante... ok.. o .net é o que é.. mas já agora qual é a grande vantagem em relação por exemplo ao borland? ou ao QT? ou ao eclipse?

epa... python... pode ser muito a frente... não faço a mais pequena ideia.. nunca programei em python mesmo, obviamente não vou dar conselhos acerca de uma coisa que desconheço.

As minhas razões para as minhas escolhas ( c, php e mysql):

livres, faceis, bem documentadas e com comunidades fortes.

este utilizador pediu à desde logo conselhos acerca da concepção da aplicação...

só lhe apontei as ferramentas que acho mais aceciveis e indicadas...

se ele não tem conhecimentos de C ou de SQL... tendo em conta como a ajuda foi pedida, presumo que esteja disposto a aprender... de resto não me passou pela cabeça desenvolver a aplicação eu ou estar a desbobinar tudo o que sei àcerca dessas ferramentas...

eu interpreto este pedido de ajuda assim:

"Quero fazer isto, como e onde posso aprender como fazer isto?"

Acho que a partir daí há o google ( e outros motores de busca ) que todos sabemos usar... e depois há comunidades como esta para tirar duvidas e trocar sugestões.

Atenção... estou a dar a minha opiniao, não interpretes isto ao nivel pessoal.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

a questão é apenas esta... C não é facil, não é simples... em C para fazeres uma pequena coisa tens de dar não sei quantas voltas, obedecer a uma sintax rigida (quantas vezes andámos tempo e tempo às voltas só por causa de um caracter?)

apesar de ser de alto-nivel é o alto-nivel mais baixo nivel que há.. isto é.. em C tens de criar tudo à unha desde a alocação de variaveis até uma simples janela MFC... quanto tempo leva um miudo a fazer a sua primeira app com BD em C e quanto leva se usar o VB.NET? o que é que a tua experiencia pessoal diz?

C está completamente desactualizado e já não é a linguagem "apaparicada" pela comunidade... o Python tomou este lugar na cadeia evolutiva...

não conto as vezes (mais no passado quando fazia sentido falar em C) que alguem perguntava sobre programação e era indicado a estudar C... pois... a maior parte abandonou a programação mesmo antes de se inciarem nela... isto porque achavam aquilo demasiado complexo...

temos de ter em conta que este forum é mais destinado a quem se inicia... e para quem se inicia não faz sentido ir estudar o passado (a não ser do ponto de vista histórico)

essa conversa do pago não é para mim... como programador profissional pouco me interessa se o Boss paga ou não ao Bill... a nivel pessoal... h3h3h33h tens toda a razão... estou mesmo mais pobre por causa do Bill... é que tive de gastar 17 centimos no DVD do VS 2005... e não sonsegui a coisa por menos com o Eclipse.. tu falas em cenas pessoais mas pergunto... fará sentido um novato começar a aprender 2 linguagens porque uma é para as coisas pessoais, outra é para o ganha pão... eu estou à vontade em varias linguagens mas foi uma de cada vez... agora ando numa de NASL (Nessus Atack Scripting Language)

diz sinceramente.. na tua experiencia profissional qual é o IDE que mais vezes de apresentaram como o oficial da empresa? olha.. ou eu tenho um grande azar ou o VS foi sempre o standard a nivel de desenvolvimento profissional e já viram o que é um gajo programar em C e ficar a anhar no trabalho?

só o falar em C já em uma confusão... o ppl fala em C para aqui, C para ali e muitas vezes estão a falar de coisas diferentes tendo em conta as grandes diferenças entre implementações diferentes de C... imagino alguem novato a ler o ppl falar em C e depois ir tentar aprender.. fica logo à nora só para se orientar neste mundo do C... já agora.. devias referir qual o C que aconselhas...

a programação evoluio muito desde o C (a primeira linguagem dita alto-nivel apesar de eu a achar muito baixo nivel)... o ppl têm de se actualizar

Nota: o C foi a primeira linguagem de alto-nivel... antes era só linguagem-maquina nos seus varios sabores... Dennis Ritchie, o criador inicial do C, criou o C para que fosse "humanamente aceitavel" programar computadores... a princial tarefa (e que é muito louvado por isso) foi permitir o desenvolvimento dos sistemas operativos numa linguagem de alto-nivel, mais acessivel ao ser humano.

Mas tudo tem o seu tempo proprio e a evolução natural criou o Python (foram os programdores da linha dura do C que criaram o Python, como uma evolução natural do C)

só tou com esta conversa porque acho que deveria haver consenso no ppl que posta aqui no forum... pelo menos nestas coisas fundamentais

epa... python... pode ser muito a frente... não faço a mais pequena ideia.. nunca programei em python mesmo, obviamente não vou dar conselhos acerca de uma coisa que desconheço.

porque não começas? porque continuar a perder tempo com o C se está já condenado... basta olhar para as distros Linux e ver em que linguagem estão hoje o desenvolvimentos a ser realizados... procura por files .py e vais ver

em que linguagem foi feito o Entreprise Manager do MySQL 5??? claro que em python como todas as novas ferramentas

era fixe que o ppl aqui do forum aconselhasse o ppl segundo as tendencis na comunidade... torna-se mais facil a comunicação é so isso... até porque tive os meus dias de gloria com o C... há mais de 15 anos atrás... enfim.. .a vida continua

teckV

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Viva. :thumbsup:

Todos os projectos sérios passam por várias fazes e é bom seguires um método para não te perderes.

Grosso Modo, eis o que deves fazer:

- levantamento de requisitos: saber o que vais, e o que não vais fazer de forma clara (para os mais interessados neste tema aconselho a leitura do standard 830 da IEEE);

- depois defines as funcionalidades e a sua interacção;

- de seguida efectuas a análise técnica;

- fazes a implementação da aplicação

- passas à fase de testes

- terminas a aplicação

Este modelo pode não ser seguido em cascata como o defini. Podes fazer várias interacções, por exemplo, pegas numa funcionalidade ou conjunto de funcionalidade e fazes o ciclo todo para isso, depois passas à seguinte. Para quem quizer saber mais sobre este tipo de modelo, procure por "extreme programming" (XP).

Não ignores nenhuma das fases antes da implementação, pois são elsa que te vão permitir traçar o caminho correcto em direcção ao objectivo que tens em mente. Esta fase de especificação é crucial na construção da aplicação.

Uma vez delineado o que vais fazer, é necessário saber como e em quê.

Dependendo do problema, existem ferramentas mais apropriadas para a implementação da solução. Se procuras uma coisa relativamente genérica, aconselho-te Delphi. É uma linguagem "puristas" e que ajuda à construção "correcta" e rápida de uma aplicação. Caso não possa usar Delphi, aconselho-te C# ou Java, se bem que neste caso vais ter mais trabalho a construir interfaces em relação ao Delphi, mas são ambas também "puristas". Existem IDEs e compiladores freeware opensource que podem usar à vontade para qualquer uma delas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se na mula não encontrares a visual studio ( ou se não quiseres utilizar uma ferramenta não paga ) , podes ir ao site da microsoft e utilizar as versões Express do mesmo que são gratuitas.

http://msdn.microsoft.com/vstudio/express/

A unica desvantagem e que divide o visual studio em varias partes tens um studio para o C# outro para o VB# outro para o SQL Server.

Mas de resto serve.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

que nostalgia...

10 REM Programar é uma arte
20 INPUT "Nome?", N$
30 PRINT "Olá " + N$ + "."
40 PRINT ""
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

por acaso está muito interessante... foi nessa linguagem que dei os primeiro passos neste mundo ciber...

tenho excelentes recordações desses dia de pura "criação"

lembrome muito bem daqueles "fluxos" caoticos com os GO TO 40... h3h33h3h muito fixe

afinal.. até devemos ter muito em comum

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas!

Como já foi dito anteriormente deverias começar por especificar o que pretendes, efectuar uma análise de requisitos, normalizar a base de dados, desnormalizar e depois pensar em que ferramentas pretendes usar. Estes passos exigem algum conhecimento e não sei qual o teu nível...

Outro problema serão as licenças, a ferramenta que usas para desenvolver a base de dados terá sempre uma licença associada.

Pessoalmente creio que o teu problema pode ser resolvido fácilmente usando java e um dos vários motores de base de dados que existem e que podem ser usasdos livremente ou usando php/mysql num ambiente web.

Caso os teus conhecimentos de programação não sejam os melhores se aconcelho-te VB e Access, existem muitas bases de dados do mesmo tipo da tua feitas com essas ferramentas e penso que terás muita ajuda.

No entanto preciso saber mais sobre o teu prob para te poder ajudar.

Descrição completa do problema, com descrição detalhada de todos os promenores que pretendes.

Tipo de máquinas onde vai existir a aplicação.

Nível de conhecimentos de quem a vai desenvolver/manter.

... enfim tudo o que te posssas lembrar :thumbsup:

Dsc se não acrescentei muito mais.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

que nostalgia...

10 REM Programar é uma arte
20 INPUT "Nome?", N$
30 PRINT "Olá " + N$ + "."
40 PRINT ""
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

por acaso está muito interessante... foi nessa linguagem que dei os primeiro passos neste mundo ciber...

tenho excelentes recordações desses dia de pura "criação"

lembrome muito bem daqueles "fluxos" caoticos com os GO TO 40... h3h33h3h muito fixe

afinal.. até devemos ter muito em comum

:D

Geração 48K! :)

E ainda te lembras que achavas estúpido o facto de haver "duas coisas que faziam o mesmo" GO TO e GO SUB?  :D

Demorei um bocado a perceber a difereça... :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

LOL,... eu nunca cheiguei a axar estupido pq nao liguei nenhuma ao GO SUB, uma vez que o GO TO servia-me prefeitamente para o que eu queria :D era a loucura total! eheh 48K rullava bastante! :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Carago... oh teckV... o argumento que usas eh que o VB.net permite criar aplicaqcoes para o win32 atravez de um guia amigavel... que cargo... isso tanto da para VB como para C... e cada vez mais para tudo quanto eh linguagem.

usas sempre os argumentos de intuitividade do .net.... olha que porra... dizes isso porque eh o k conheces melhor. Se o .net eh pago entao porque eh k ele nao pode usar por exemplo o borland? ou o eclipse que eh gratuito, ou o netbeans e fazer isso em java? IDEs eh o k nao falta para ai... ate o php ja tem uns poucos.

Nao acho C assim tao dificil quanto isso... alias... ja tentei varias vezes aprender java e acabo sempre por desistir. Isso sim eh dificil...

E a questao da documentacao eh super importante.

Ja agora, o primeiro compilador de uma linguagem de alto nivel foi o compilador de fortran e nao o de C

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora