• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Dotinho

Impressoras e protocolos...

6 mensagens neste tópico

Boas, eu trabalho com uma máquinas industriais que tem um painel e um mini-computador e tem uma porta de interface e duas de comunicaçao serie RS323.

Bom, o meu problema é que preciso de printar os ecrãs, e para isso tenho que ter uma impressora serie de 9 pinos e que já é raridade, então queria receber os dados para o pc e converter em imagem.

Mas nao sei quais são os protrocolos das impressoras, alguem conhece um site que me possa informar como funcionar ect?

Porque eu posso guardar os dados da máquina, mas depois nao sei como converter em imagem porque é um formato de impressora..

Agradecia alguma ajuda pk nao sei onde encontrar sobre impressoras..

cmps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Começa por contactar o fabricante/representante das máquinas para te dar as especificações técnicas.

Se não obtiveres essa informação, vais ter de "esgravatar" por tentativa e erro a fazer scan à porta e a interpretar o que por lá passa, que provavelmente serão apenas caracteres ASCII.

Uma vez sabendo o que é enviado para a porta, não necessitas de converter para imagens, se forem caracteres ASCII, basta enviares para a impressora ou criares um ficheiro de texto e imprimi-lo

PS: "printar" não é uma palavra portuguesa...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu ja pus o compuatador e receber essa informação, vem muita coisa que nao é texto por isso penso que é impresso em modo de imagem.

Receber  isso ja rebebo, mas como ponho essa stream no spool do windows?

Normalmento uso VB ou C#

cmps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Fazes um serviço para o windows que arranque no inicio da máquina, deve ser suficiente.

Se não consegues perceber o que vem pela porta (normalmente é ASCII) tens mesmo de falar com o fabricante.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sim, mas como faço a programação para por o stream em impressão?

cmps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sim, mas como faço a programação para por o stream em impressão?

cmps

Todas as linguagens têm um objecto que permite comunicar com a impressora, podes usá-lo.

Outra hipótese é usares um componente TXT (ou RTF caso necessites de uma formatação bonita) e depois invocares o método .print (ou algo assim) que esses componentes costumam ter e que permite enviar directamente para a impressora definida como padrão. Atenção que usar componentes visuais como é o caso dos componentes TXT e RTF em serviços tem os seus truques, uma vez que um serviço não tem GUI, logo não tem janela, logo não tem o handle pai que esses componentes necessitam.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora