• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

yschmitzz

[VB.NET]Transparencia na imagem

38 mensagens neste tópico

Ola pessoal

tenho um problema quanto colocar transparencia no form

criei uma imagem em png toda verde com um smile branco

fui la no form, coloquei o form todo verde e adicionei a imagem como "PictureBox" o form todo fik transparente menos a cor verde do form

ae coloquei como BG mesmo assim nao deu em nada

olhem a foto

oq eu devo fazer??? ja tentei com borda e sem borda, mas n adianta

imagemmv4.png

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Desculpa mas não percebi:

fui la no form, coloquei o form todo verde e adicionei a imagem como "PictureBox" o form todo fik transparente menos a cor verde do form

ae coloquei como BG mesmo assim nao deu em nada

Podes explicar melhor?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu adicionei uma PictureBox no Form1

alterei a cor do form1 para Verde e a cor a imagem como vc pode ver tbm é verde, adicionei transparencia na cor verde

mas so quem fica com a transparencia é o Form2, a parte verde da imagem nao some...

OBS:

tem um cara aqui q tava com o mesmo problema

ele resolveu esse problema de uma forma simples fez uma imagem, so que so tinha o desenho, a cor em volta ja era transparente, ae automaticamnete fico com a cor Control

da uma olhada na imagem

http://i29.tinypic.com/27xe5wx.gif

com ela eu consegui

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Claro, tens que fazer a imagem com o fundo em transparente. Se for um ficheiro png já com a transparência ele atribui-a de início (se não estou em erro), se estiver em erro acho que basta só alterares na Color para Transparent.

Cumprimentos ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que tu queres é o problema que eu tenho, e o que tu tens é o que eu quero.. Alguém sabe o porquê de isto acontecer?

Eu estou a trabalhar com o Visual Studio 2010.  :wallbash:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É normal isso acontecer.

Então se eu desenhar um fundo preto numa imagem e depois a tentar colocar transparente, porque carga de água é que o fundo da imagem deveria de ficar transparente se ele é preto?...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não, não me expliquei bem..

Estou a fazer um formulário com uma imagem como fundo e quero que tenha um Transparencykey Preto, e dentro formulário está uma picture box em que está sempre a trocar as imagens. O meu problema é que se aplicar o Transparency Key as imagens na picturebox que contenham preto também vão ser modificadas, ou seja o preto também irá desaparecer.. Eu apenas quero que o Transparency Key seja aplicado ao Formulário e não ao resto.

Como posso fazer isso?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Talvez.

Caso estejas a usar o Transparency Key com a cor Vermelha ou Cinzento escuro sim, se estiveres a usar a cor do fundo no Transparency Key então não..

Se não estiveres a usar o Transparency Key, é mesmo isso que preciso!  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Que linhas de código estás a utilizar para dizer ao teu form que o background do mesmo deve ser transparente?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O problema é que também está a aplicar a transparência na cor à picture box e eu apenas quero ao Form. Ai está uma screen:

http://img153.imageshack.us/i/semttuloyfx.png/

A imagem com o simbolo de musica não devia de estar trasparente..

Não estou a usar código, apenas as propriedades do Form com o Transparency Key, não sei outra maneira  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se aquela imagem é o teu Form, aplicas um fundo Magenta (R:255, G:0 B: 255) à imagem, defines essa imagem como background do Form e depois no Tranparency Key usas o Magenta.

csform.th.png

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não posso, pois o que estou a fazer é um player de música e caso encontre alguma capa de algum album com Magenta, acontece exactamente o mesmo.. O ideal era não usar o Transparency Key mas não sei outra forma  :wallbash:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É raro teres uma capa totalmente magenta.

Se preferires podes usar o verde fluorescente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu sei que é raro, mas mesmo que tenha pouco "estraga" um pouco o Layout e por isso ando à procura de outras ideias  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não podes usar WPF? Tenho a impressão que com WPF podias fazer isso muito mais facilmente. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu andei a investigar e para o que quero é mais facil com WPF, mas é um trabalho de Escola e tenho de utilizar Visual Basic..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como então? Alguém me pode explicar Por favor, dava me imenso jeito ..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ahh, já devias de ter dito isto:

Não estou a usar código, apenas as propriedades do Form com o Transparency Key, não sei outra maneira  :)

Se queres o Form transparente mas as imagens não, this should work:

Private Sub Form1_Load(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles MyBase.Load
        Me.TransparencyKey = Me.BackColor
    End Sub

Coloca a propriedade TransparencyKey como Transparent.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso também não funciona, pois o conceito é o mesmo só que utiliza a cor de fundo que está no Fundo do Form..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vamos lá a ver se nos entendemos.

Tens um Form, queres que o mesmo seja transparente mas que todo o resto (refiro-me aos controlos) não o sejam, correcto?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Exactamente, PictureBox's, botões, ..

Ao executar este comando no form load é aplicada a transparência a tudo. Exprimentei com um botão, num novo formulário e uma pequena parte do Botão fica transparente.

Atenção: eu não reparei, não estou a usar VB.Net mas sim Visual Basic. Penso que a diferença não seja muita neste caso ou talvez até é a mesma coisa, mas se isso for o problema Desculpem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora