• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

booser

Projecto de curso -Fazer um forum

15 mensagens neste tópico

Boas,

Eu vo entrar agora (em setembro) :biggrin: no ultimo ano  do curso e tenho a famosa PAP para fazer,

os stores pediram para levarmos ja das ferias  uma ideia do que queremos fazer.

O grande problema disto e que os stores dizem que um projecto com utilidade leva melhor nota que um projecto que é para ser arrumado.

Entre sites para empresas ; planificação, construção e montagem de esquemas de redes para empresas ;  e pequenas apicações em C++, decidi fazer um forum.

Eu ja tenho umas bases do XAMP e em php , vo construir um de raiz . :smoke:

Precisava de umas dicas, as linguagens que deva utilizar e os paços a seguir.

Cumps :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Basicamente já tens as ferramentas. Só precisas de um editor e começar a bater código. Visto que vais fazer um fórum sugiro a criação de um core, ou seja, o miolo do fórum com as funções básicas e depois construir um sistema de plugins para, no futuro, poderes (ou alguém poder) agregar mais funcionalidades ao teu fórum. Aconselho a criação ou utilização de um sistema de templates e é basicamente isto. Tens de criar um core com as funções principais, sistema de plugins e sistema de templates, a partir daí tens de dar asas à tua imaginação :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

obrigado, o tema estava a pensar fazer sobre metal \m/ (o que era capaz de ficar engraçado para uma despedia da escola)

so que depois provavelmente os stores vao torcer o nariz , talvez seja melhor fazer uma especie de "e-learning" para o curso ou mesmo para a escola onde os alunos tiram as duvidas e os stores e os outros alunos tiram as duvidas

-------------------//-------//-----------------------------//

isso do miolo é aquilo onde inclui login,registar, o indice dos topicos para que os "nao-membros" possam visualiar os posts?

umas das grandes dificuldades que vou ter é fazer a planificação, isto parece estupido mas e que nao consigo fazer o esquema do site sem antes faze-lo

se calhar tenho me basear em layouts ja feitos ou deixo a criatividade fluir e fazer um :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não quero ser desmancha prazeres, mas criares um forum nao é nada simples, vai-te requerir muito estudo e muito trial&error. Se mesmo assim queres continuar com esse projecto, aconselho-te a olhar para como o SMF e o bbPress (nao tenho a certeza do nome, é dos autores do Wordpress), vais aprender algumas coisas e evitar algum trial&error.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não quero ser desmancha prazeres, mas criares um forum nao é nada simples, vai-te requerir muito estudo e muito trial&error. Se mesmo assim queres continuar com esse projecto, aconselho-te a olhar para como o SMF e o bbPress (nao tenho a certeza do nome, é dos autores do Wordpress), vais aprender algumas coisas e evitar algum trial&error.

e para o punbb :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não quero ser desmancha prazeres, mas criares um forum nao é nada simples, vai-te requerir muito estudo e muito trial&error.

Discordo... Um sistema simples membros que possa criar tópicos e responder aos mesmos de forma organizado por categorias (ditos fóruns) e sub categorias não é muito difícil nem dá assim tanto trabalho quanto isso. Mas isto é o básico mesmo de um fórum. Mas começar por aqui é fácil depois é ir desenvolvendo novas funcionalidades.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Discordo... Um sistema simples membros que possa criar tópicos e responder aos mesmos de forma organizado por categorias (ditos fóruns) e sub categorias não é muito difícil nem dá assim tanto trabalho quanto isso. Mas isto é o básico mesmo de um fórum. Mas começar por aqui é fácil depois é ir desenvolvendo novas funcionalidades.

true that. Um fórum em si é uma coisa bastante simples, agora um fórum da forma que o conhecemos hoje (com todas as funcionalidades e mais algumas, mas é mais ao nível da moderação / administração) já não é tão simples assim.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

true that. Um fórum em si é uma coisa bastante simples, agora um fórum da forma que o conhecemos hoje (com todas as funcionalidades e mais algumas, mas é mais ao nível da moderação / administração) já não é tão simples assim.

Na verdade é até bastante simples, uma boa estrutura da base de dados usada torna as coisas bastante simples. Se a isso acrescentar-mos as várias frameworks que podem ser usadas como base, e que oferecem já funcionalidades como capacidade de extensão através do uso de plugins, sistema de templates, etc, é viável criar um bom e sólido software de fóruns que forneça capacidades como as que existem nos sistemas actuais.

Claro que o sistema deverá ser mais simples, dado que é trabalho para menos programadores e que, para piorar estarão a aprender a mexer nas tecnologias enquanto estão a desenvolver, mas é um projecto possível e relativamente simples de terminar.

Tudo dependerá dos objectivos do sistema.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

e para o punbb :D

podem esplicar o que e que faz o "punbb",

pelo o que percebi ele gera um "output" do codigo, certo?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O punbb que eu saiba é um sistema de fóruns como outro qualquer. Tem a particularidade de ser um sistema simples, não tão avançado como vBulletin, IPB, SMF, etc, ser leve e rápido...

Ou então não percebi a pergunta.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu tive a ver o que era o punbb...

eu ja fiz o download, so que n percebo nada do que aquilo faz

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu tive a ver o que era o punbb...

eu ja fiz o download, so que n percebo nada do que aquilo faz

então não começas muito bem ...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

podes explicar melhor?

e para o punbb :D

então não começas muito bem ...

tu num post , referiste o "punbb", so que ja fui pesquisar e nao percebi quase nada

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

podes explicar melhor?

tu num post , referiste o "punbb", so que ja fui pesquisar e nao percebi quase nada

Se não consegues perceber um sistema simples como o punBB não é, de todo, o melhor início.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

esquece, eu quando abri o link so vi paginas de downloads e tal e nao reparei nos links para o forum,

mas sim é mais ou menos uma coisa dessas que tenho em mente fazer para o projecto.

Simples, funcional e que se perceba.

Perciso e de saber mais acerca dos tipos de dados das tabelas em MySQL, mas isso é na boa.

Cumps ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora