• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

softklin

Problemas com ficheiro transferidos por FTP

9 mensagens neste tópico

Boas pessoal.

Esta deve ser uma dúvida super básica, mas não tenho meio de a resolver. Tem um host que me permite o acesso por FTP. Ligo lá ao FTP com o FileZilla, e depois transfiro um ficheiro PHP para editar.

A maioria da vezes corre tudo bem, mas às vezes (mesmo ao calhas, não consigo achar uma razão para tal acontecer), ao editar um ficheiro com o Notepad++, e enviá-lo novamente para o servidor, os ficheiros ficam todos numa única linha.  :P

As definições que tenho são as seguintes: modo de transferência para o FTP está em ASCII, e a codificação dos documentos é sempre UTF-8. O servidor é Linux, e eu edito-os no Windows.

Penso que se trata das quebras de linha que mudam consoante o SO, mas então isto não iria acontecer sempre? Isto é chato, porque são ficheiros do Wordpress e normalmente começam com comentários, e comenta-me o ficheiro PHP todo... PHP e não só, txt também acho que já me aconteceu.

Alguma dica, ou alguém que tenha tido problemas semelhantes?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que o problema é o suporte para unicode do teu editor de texto...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sabes-me dizer então como configurar o Notepad++ para prevenir este tipo de problemas?

É que isto é mesmo estranho, não me acontece sempre e nunca costumo mexer nas configs disso (até porque nem estou dentro do assunto)...  :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

acho que é isso, tu ao transferires os ficheiros deves de alterar o tipo de linha de "\r\n" para "\n" ou vice versa... Experimenta.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Entretanto estive a ler um pouco nos fóruns do Filezilla e uns artigos sobre ambos os modos de transferência e concluí isso das linhas também.

Mudei o modo de transferência para binário, a ver se não dá problemas... Não posso testar agora porque isto me acontece ocasionalmente... :\

Enfim, obrigado falco e fnds pela vossa ajuda :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não me parece que o problema seja com o Unicode. Isso parece mais um problema das mudanças de linha, que são diferentes um windows e Unix. Ou o editor de texto, ou o programa de FTP não está a lidar bem com essa situação.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se ele mudar o modo de transferencia para binário já não alera o tipo de quebra de linha, o npp normalmente mantem o tipo de quebra de linha que o ficheiro original tem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora