• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

deathseeker25

Virus multi-plataforma

18 mensagens neste tópico

Li esta notícia há uns minutos e decidi fazer o post para que todos fiquem a saber o que se está a passar:

Virus writers have crafted another example of malicious software that can infect computers running Windows or Linux.

The proof-of-concept was submitted to Russian antivirus company Kaspersky Lab, which calls it Bi.a. The virus was written in low-level computer code called "assembler" and is limited, as it only infects files in the current directory, Kaspersky said Friday on its Web site. However, it can infect files in the different formats used by Linux and Windows--ELF and PE, respectively, Kaspersky said.

The virus is a classic proof-of-concept, written to show that it's possible to create a cross-platform virus, Kaspersky said. "However, our experience shows that once proof-of-concept code is released, virus writers are usually quick to take the code and adapt it for their own use," Kaspersky said.

That concern is shared by Swa Frantzen, who tracks incidents at the SANS Internet Storm Center, which monitors network threats. "The impact of the proof-of-concept at this point is very low in itself, but it is a sign the cross-platform aspects are becoming important," Frantzen wrote on the ISC blog. "As the developers of viruses continue to research this, we will see more cross-platform malware come about in the future."

Kaspersky has added detection for the malicious software to its antivirus databases.

Para quem dizia que Linux era 99% seguro e que não havia necessidade de antivírus ou firewalls, cá está uma prova de que esses programas terão de começar a ser utilizados. :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nem por isso, os vírus podem existir, mas duvido que façam mossa em ficheiros importantes de sistema se não forem executados em root.

Mas claro que aos nossos ficheiros pessoais é muito provável que façam. Por isso é que eu os tenho com permissões 775 sendo root o dono.

Fiquem bem;):cheesygrin:;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas

Um vírus pode não ser visto como algo mau, já que antigamente os vírus aconteciam por programas mal feitos e hoje em dia são programas mal programados de propósito mas que demonstram excelente engenho por parte do programador.

Devo dizer que o tipo que conseguiu aplicar essas "formulas" a esse vírus poderia pensar em arranjar forma de correr software de windows, por exemplo, noutras maquinas.

De qualquer forma continuo a achar o Linux bastante seguro e a maioria dos problemas em linux ocorrem por culpa do utilizador  :biggrin:.

Conclusão um grande projecto de programação mas levado para maus caminhos  :cheesygrin:.

Cumps. Overrun

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas

Um vírus pode não ser visto como algo mau, já que antigamente os vírus aconteciam por programas mal feitos e hoje em dia são programas mal programados de propósito mas que demonstram excelente engenho por parte do programador.

Devo dizer que o tipo que conseguiu aplicar essas "formulas" a esse vírus poderia pensar em arranjar forma de correr software de windows, por exemplo, noutras maquinas.

De qualquer forma continuo a achar o Linux bastante seguro e a maioria dos problemas em linux ocorrem por culpa do utilizador  :biggrin:.

Conclusão um grande projecto de programação mas levado para maus caminhos  :P.

Cumps. Overrun

nao podia tar mais de acordo,lol! eu axo k os programadores dos virus têm k ser mm intelis, pk tipo 1 gajo consegue que uma app s multiplike, infecte, destrua, own e isso tudo? pah, mt complicado mm! admiro kem os faz,desd k nao m atinjam,LOL! mas ja sabemos k 85% dos virus sao feitos pelas empresas dos anti-virus para vender e isso! Aproveitam-se das falhas dos programas (AV's) e toca a andar...

Eu s tivesse net no Linux era ja a seguir, cagava pro resto,  VB? xau ai, C  :D mas n tenho ainda.. :S

sim é culpa do user,mas tambem Linux pa Win n tem nada haver mesmo, eu vejo em Linux k sou um 0 á eskerda, xego á caratera d impacto do Win, domino,mas pronto... os problemas por culpa do user as x deve-se ao pouco conhecimento do mesmo, axo eu. :fartnew2:

Mas claro que aos nossos ficheiros pessoais é muito provável que façam. Por isso é que eu os tenho com permissões 775 sendo root o dono.

k tem as permissoes (CHMOD, deve ser,LOL) a 775 ? sao Read only ? lol explain plz... :-[

__________________________________________________________________________________

O k era fixe para o pessoal que domina Linux,fazer ai 1 tuto ou do genero a explicar Linux e a dar umas noçoes disso, como comandos da Konsole e isso, axo k era bastante util e era uma referencia futura. Fica o apelo,lol! Quem se quizer aventurar que diga... :cheesygrin:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sempre existiram virus para GNU/Linux e para *nix. A questão é que o modelo de segurança e as ferramentas de sergurança que esses sistemas têm fazem com que sejam uma plataforma hostil a virus, pois:

* baseiam-se em dar o menor privilégio possível, por exemplo: normalmente um novo ficheiro não pode ser executado (não tem permissões para tal), para além de haver uma forte separação de privilégios entre utilizadores, isto faz com que não só os serviços dos sistema estejam naturalmente mais isolados se não correrem todos com o mesmo utilizador, como os privilégios de administração do sistema são de acesso restrito.

* são raras as aplicações que não sejam de administração que necessitem de privilégios de administração, para além disso normalmente não é comum que estejam presentes em sistemas instalados;

* têm mais mecânismos de isolamento do utilizador e das suas acções, o que faz com que seja dificil um utilizador/aplicação danificar outra, ou que uma aplicação possa executar algo que não faça parte de um padrão definido numa politica de segurança préviamente definida.

* são sistemas com uma grande diversidade, que fazem com que frequentemente não tenham compatibilidade binária e que as aplicações vulneráveis presentes num sistema possam não estar em muitos outros, ou possam não estár configuradas de forma vulnerável, fazendo com que seja dificil haver um vector de infecção comum a muitos sistemas e que por isso os virus tenham dificuldades em propagar-se.

* etc...

mas ja sabemos k 85% dos virus sao feitos pelas empresas dos anti-virus para vender e isso! Aproveitam-se das falhas dos programas (AV's) e toca a andar...

Isso é uma acusação muito séria para quem não apresenta provas. Mostra que não tens qualquer sentido de responsabilidade pelo que dizes.

Que digas que as afirmações da Kaspersky são exageradas, e feitas por uma parte que teria a ganhar com o medo das pessoas e por isso não devem ser lidas sem um forte sentido critico, e julgadas sem um conhecimento dos modelos de segurança dos sistemas. Isso seria aceitável, mas o que tu disseste não.

Em relação ao virus em si, tenho a dizer que o GNU/Linux corre em diferentes processadores, e que por isso nem sequer infecta todas as suas instalações...

É uma noticia pouco relevante que está a ser empolada por uns quantos jornalistas que querem explorar algo que aparentar ser relevante.

http://www.eweek.com/article2/0,1895,1947703,00.asp

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

eu simplesmente, me limitei a dar a minha opiniao, e axo que algumas pessoas partilham a minha ou parte da minha opiniao,mas pronto.. escusas é de dizer que nao sei o k digo e que nao tenho responsabilidade e tudo mais, é uma simples opiniao. Mas axo k la no fundo bem pensado, as x fazem isso,nao?!

pois os mas media vendem o peixe á maneira deles...

O k era fixe para o pessoal que domina Linux,fazer ai 1 tuto ou do genero a explicar Linux e a dar umas noçoes disso, como comandos da Konsole e isso, axo k era bastante util e era uma referencia futura. Fica o apelo,lol! Quem se quizer aventurar que diga...

[/Quote]

ppl, motivaçao :P vamos la :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

nao sei onde vi uma noticia à uns anos atrás, q foi encontrado numa secretaria dos laboratórios da Panda, uma caixa d disquetes com uma das melhores coleções d virus do mundo... LOL

pergunto-me s aquilo seria para trabalhos didáticos LOL

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

nao sei onde vi uma noticia à uns anos atrás, q foi encontrado numa secretaria dos laboratórios da Panda, uma caixa d disquetes com uma das melhores coleções d virus do mundo... LOL

pergunto-me s aquilo seria para trabalhos didáticos LOL

LOL! chama-lhe didaticos, á kem lhe xame outra coisa!! LOOOL! xD a desculpa mais esfarrapada k podiam arranjar era: k os virus eram pra por na base d dados do AV pra detecçao xD ou para assim 1 cena xDDD LOL!!!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como é que eles conseguiam proteger os sistemas dos virus se não tivessem os virus para os estudar? Já pensaram nisso ao menos??????

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como é que eles conseguiam proteger os sistemas dos virus se não tivessem os virus para os estudar? Já pensaram nisso ao menos??????

OMFG!!! pah, um gajo ta a brincar, tens sentido do humor? pensamento livre? tipo, tavamos a brincar em relaçao a isso e eu tava a dar a minha opiniao em cima que tu "kuase que m batias"... tem calma, levas a coisas na desportiva...

é obvio que têm que ter os codigos fonte para ver o virus em si...

tambem kerem material didactico??

Enjoy!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Aquela tua opinião é pura difamação!

O que fizeste foi algo grave, que é acusar outras pessoas de cometerem crimes, sem provares nada.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sinceramente acho que o que esatao a fazer nao é nada proveitoso para o forum!!!! o objectivo é discutir "dar opiniao sobre a noticia!! e nao entrar nestas discussoes, sobre opiniões pessoas de cada participante!! toda a gente tem direito a dar a sua opinião..como qualquer um tem em nao concordar com essa opiniao... por isso deixo fica o consenho (para se quiserem seguir)discutam o que realmente é importante....;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

sinceramente acho que o que esatao a fazer nao é nada proveitoso para o forum!!!! o objectivo é discutir "dar opiniao sobre a noticia!! e nao entrar nestas discussoes, sobre opiniões pessoas de cada participante!! toda a gente tem direito a dar a sua opinião..como qualquer um tem em nao concordar com essa opiniao... por isso deixo fica o consenho (para se quiserem seguir)discutam o que realmente é importante....;)

concordo plenamnete,mas há pessoal k ta armado em "superior" enfim..eu simplesmente dei a minha opiniao...

Fim da discussao ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

concordo plenamnete,mas há pessoal k ta armado em "superior" enfim..eu simplesmente dei a minha opiniao...

Fim da discussao ;)

Agr armaste-te em inferior :P LOL

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

parabens eng. pelo balde d agua fria... LOL

o pessoal é q acelera as coisas, e q por duas mariquices ditas no gozo começam logo a fazer um furacão...

cada um tem a opiniao q tem.

virus multi-platarforma.. ok e dps???

para ele constituir alguma ameaça... tem q usar alguma vulnerabilidade do SO. Gnu/linux embora seja o k é, não deixa d ter falhas pictometricas q possom contornar os sistemas d segurança - e quando mais cedo as descobrirem, mais cedo será corrigidas... e mais perto da perfeiçao estará, embora continue smpr com  uma aresta por limar.

Windows é o buraco q todos nos sabemos... mas por isso tb existe a deversidade d software q existe para o manter minimament funcional.

agora por mais perfeito e seguro q seja um SO.. tem e terá sempre um ponto fraco. o Utilizador!

s o criador d um virus quiser fazer estragos a algo q além d um SO, só tem q criar a alavanca para q o utilizador faço o q ele quiser..., é tudo uma questao d psicologia e imaginaçao.

Uma coisa é certa, virus ou não... existe codigo digno d oscar no final do ano. chernobyl por exemplo, meia duzia d KKKK d um ficheiro, 3 reboot's e pronto.

era uma vez uma maquina. Simplesmente fantastico, o criador sem duvida q merecia um premio. mas quem fala neste, fala em muito mais por isso

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

simplesmente deu-s uma opiniao e um user, começou com coisas "estupidas" foi so uma opiniao de nada! nao era preciso uma tempestad num copo de agua...

parabens eng. pelo balde d agua fria... LOL

o pessoal é q acelera as coisas, e q por duas mariquices ditas no gozo começam logo a fazer um furacão...

cada um tem a opiniao q tem.

virus multi-platarforma.. ok e dps???

para ele constituir alguma ameaça... tem q usar alguma vulnerabilidade do SO. Gnu/linux embora seja o k é, não deixa d ter falhas pictometricas q possom contornar os sistemas d segurança - e quando mais cedo as descobrirem, mais cedo será corrigidas... e mais perto da perfeiçao estará, embora continue smpr com  uma aresta por limar.

Windows é o buraco q todos nos sabemos... mas por isso tb existe a deversidade d software q existe para o manter minimament funcional.

agora por mais perfeito e seguro q seja um SO.. tem e terá sempre um ponto fraco. o Utilizador!

s o criador d um virus quiser fazer estragos a algo q além d um SO, só tem q criar a alavanca para q o utilizador faço o q ele quiser..., é tudo uma questao d psicologia e imaginaçao.

Uma coisa é certa, virus ou não... existe codigo digno d oscar no final do ano. chernobyl por exemplo, meia duzia d KKKK d um ficheiro, 3 reboot's e pronto.

era uma vez uma maquina. Simplesmente fantastico, o criador sem duvida q merecia um premio. mas quem fala neste, fala em muito mais por isso

Corrigir um bug "cria" outro,lol! mas é c os erros e bugs k aprendemos! fazer uma coisa perfeita logo no inicio nao da gozo,lol!

Sim o criador do Chernobyl,lol! mt genio!! ;) De politicos falam na TV, mas d "genios" cm estes discriminam e prendem.. omg xD

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

não é q unitilizar boards - mais precisamente BIos seja algo muito legal mas...

mesmo assim nao deixa d ser algo genial a forma como o fez

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

claro! kk virus é assim, pk tem o "poder" d destruir a distancia d 1 clique(parece 1 pub,lool) e td mt organizado e direitinho,lol

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora