• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

CR_

A Comunidade do KDE Anuncia o Lançamento do 4.1.0

21 mensagens neste tópico

in: http://kde.org/announcements/4.1/index-pt.php  (visto em: http://www.debianpt.org/node/1774 )

A Comunidade do KDE Anuncia o Lançamento do 4.1.0

O KDE Lança um Ambiente de Trabalho e Aplicações Dedicadas a Uwe Thiem

29 de Julho de 2008. A Comunidade do KDE lançou hoje o KDE 4.1.0. Esta versão é o segundo grande grupo de funcionalidades disponibilizadas para a série do KDE 4, contendo novas aplicações e potencialidades desenvolvidas sobre os pilares do KDE4. O KDE 4.1 é a primeira versão do KDE4 a conter o pacote de Gestão de Informação Pessoal KDE-PIM, com o cliente de e-mail KMail, o organizador KOrganizer, o Akregator, que é o leitor de fontes de RSS, o KNode, usado para ler notícias em fóruns e muitos outros componentes integrados na consola do Kontact. Para além disso, o novo ambiente de trabalho Plasma, que foi introduzido no KDE 4.0, amadureceu ao ponto em que pode substituir o ambiente do KDE 3 para os utilizadores mais casuais. Como aconteceu na versão anterior, muito do tempo foi dedicado à melhoria da plataforma e das bibliotecas subjacentes em que o KDE se apoia.

Dirk Müller, um dos gestores de versões do KDE, providencia alguns números: "Ocorreram 20803 actualizações, feitas entre o KDE 4.0 e o 4.1, em conjunto com 15432 actualizações de traduções. Foram feitas assim quase 35000 modificações nas versões de trabalho, tendo algumas sido reunidas no KDE 4.1, sendo que estas também ainda não foram sequer tidas em conta." Müller diz-nos também que a equipa de administração de sistemas do KDE criou 166 contas novas para colaboradores no servidor de SVN do KDE.

desktop_thumb.png

O ambiente de trabalho do KDE 4.1

As melhorias-chave no KDE 4.1 são:

    * O pacote KDE-PIM está de volta

    * O Plasma vai amadurecendo

    * Muitas aplicações e plataformas novas ou melhoradas

Em memória de: Uwe Thiem

A comunidade do KDE dedica esta versão a Uwe Thiem, um colaborador de longa data do KDE que acabou por falecer recentemente, após problemas renais repentinos. A morte de Uwe veio de forma totalmente inesperada e foi um choque para os seus colaboradores e amigos. O Uwe, praticamente até ao fim dos seus dias da sua vida, contribuiu para o KDE, não só a nível de programação. O Uwe desempenhou também um papel importante na educação dos utilizadores em África, a nível do Software Livre. Com a morte repentina de Uwe, o KDE perdeu uma parte importante da sua comunidade e um amigo. Os nossos pensamentos destinam-se à sua família e aos seus entes queridos.

Passado, presente e futuro

Embora o KDE 4.1 pretenda ser a primeira versão adequada à adopção prévia de utilizadores, algumas das funcionalidades a que estava habituado no KDE 3.5 ainda não estão implementadas. A equipa do KDE está a trabalhar sobre estas e luta para que estas fiquem disponíveis numa das próximas versões. Embora não exista uma garantia que cada uma das funcionalidades do KDE 3.5 venha a ser implementada, o KDE 4.1 já oferece um ambiente poderoso e rico em funcionalidades de trabalho.

Repare que algumas opções na interface foram movidas para um local com base no contexto dos dados que manipulam, por isso certifique-se bem antes de comunicar que algo desapareceu a nível de funcionalidades.

O KDE 4.1 é um enorme passo em frente na série do KDE 4, e espera-se que imponha o ritmo para desenvolvimentos futuros. O KDE 4.2 espera a sua conclusão para Janeiro de 2009.

kdepim-screenie_thumb.png

O KDE PIM está de volta

Melhorias

Enquanto se estabilizaram as novas plataformas no KDE 4.1, foi aplicada mais ênfase nas partes visíveis para o utilizador. Poderá obter uma lista das melhorias no KDE 4.1. Poderá encontrar informação mais completa nos Objectivos da Versão KDE 4.1 e na página mais detalhada com o Planeamento de Funcionalidades do 4.1.

Para os utilizadores

    * O KDE-PIM está de volta com o 4.1, contendo as aplicações necessárias para a sua informação e comunicação pessoais. O KMail como cliente de e-mail, o KOrganizer como componente de planeamento e agenda, o Akregator como leitor de fontes RSS, entre outros, estão agora outra vez disponíveis com a aparência do KDE 4. reader and others are now available again in KDE 4 look.

    * O Dragon Player, um leitor de vídeo fácil de usar, entra em cena

    * O Okteta é o novo editor hexadecimal bem integrado e rico em funcionalidades

    * O Step, um emulador de física, torna a aprendizagem de física engraçada e simples

    * O KSystemLog ajuda-o a manter um registo do que se passa no seu sistema

    * Novos jogos, como o KDiamond (um clone do Bejeweled), o Kollision, o KBreakOut e o Kubrick tornam irresistível uma pausa no seu trabalho

    * O Lokalize ajuda os tradutores a tornarem o KDE 4 disponível na sua língua (se não estiver já entre as cerca de 50 que o KDE 4 já suporta)

    * O KSCD, o seu leitor de CDs, foi ressuscitado

As respostas às perguntas mais comuns foram recolhidas na FAQ do Utilizador do KDE4, que também é uma boa leitura, caso queira aprender algo mais sobre o KDE4.

dolphin-screenie_thumb.png

Novo mecanismo de selecção do Dolphin

    * Dolphin, o gestor de ficheiros do KDE, tem uma nova vista em árvore na janela principal, sendo também novidade o suporte para páginas separadas. Uma nova e inovadora selecção ao carregar uma vez o botão do rato, permite uma experiência de utilizador mais consistente, sendo que as opções de cópia e de contexto tornam estas acções ainda mais acessíveis. Obviamente, o Konqueror continua disponível como alternativa para o Dolphin, tirando partido das funcionalidades acima apresentadas. [imagens do Dolphin]

    * O navegador Web do KDE Konqueror tem agora suporte para abrir de novo as páginas e janelas já fechadas, sendo que se desloca também mais suavemente pelas páginas Web.

    * O Gwenview, o visualizador de imagens do KDE, tem agora uma vista em ecrã completo, uma barra de miniaturas para aceder facilmente às outras fotografias, um sistema para Desfazer inteligente e o suporte para classificar imagens. [imagens do Gwenview]

    * KRDC, o cliente de ligações remotas do KDE, agora detecta os ambientes de trabalho remotos na rede local automaticamente, usando o protocolo ZeroConf.

    * Marble, o globo para o ambiente do KDE, agora integra-se com o OpenStreetMap, para que você possa encontrar o seu caminho, usando os mapas livres. [imagens do Marble]

    * O KSysGuard agora suporta a monitorização do resultado dos processos no 'stdout' ou as aplicações em execução, pelo que não é mais necessário reiniciar as suas aplicações a partir de um terminal quando quiser saber o que se passa.

    * O gestor de janelas por composição KWin tem um conjunto de funcionalidades extendidas e estabilizadas. O efeito novo de mudança de janelas por Capas e as famosas "janelas trémulas" foram adicionados. [imagens do KWin]

    * A configuração do painel do Plasma foi extendida. O novo controlador do painel facilita a personalização do seu painel, dando logo uma reacção visual. Poderá também adicionar painéis e colocá-los em diferentes extremos dos seus ecrãs. A nova 'applet' de visualização de pastas permite-lhe guardar ficheiros no seu ecrã (de facto, oferece uma vista de uma pasta no seu sistema). Poderá colocar zero, uma ou mais vistas de pastas no seu ecrã, oferecendo uma acesso mais simples e flexível aos ficheiros em que está a trabalhar. [imagens do Plasma]

Para os programadores

    * A plataforma de armazenamento de PIM Akonadi oferece uma forma eficiente de guardar e obter dados de e-mail e de contactos por várias aplicações. O Akonadi suporta a pesquisa por dados e notifica modificações nas aplicações que os usam.

    * As aplicações do KDE podem ser escritas em Python e Ruby. Estas interfaces para linguagens são consideradas estáveis, maduras e adequadas para os programadores de aplicações.

    * A Libksane oferece um acesso simples às aplicações de digitalização de imagens, como a nova aplicação de digitalização Skanlite.

    * Um sistema de ícones emotivos partilhados, que é usado pelo KMail e pelo Kopete.

    * Novas infra-estruturas multimédia do Phonon para o GStreamer, QuickTime e DirectShow9, o que melhora o suporte multimédia do KDE no Windows e no Mac OS.

Novas plataformas

    * O suporte no KDE para o OpenSolaris está neste momento a ser resolvido. O KDE funciona na sua grande maioria no OSOL, ainda que existam alguns erros críticos por resolver.

    * Os programadores em Windows têm a possibilidade de obter versões de antevisão das aplicações do KDE para a sua plataforma. As bibliotecas já estão relativamente estáveis, ainda que nem todas as funcionalidades do 'kdelibs' já estejam disponíveis no Windows. Algumas aplicações poderão correr bastante bem no Windows, enquanto outras não.

    * O Mac OSX é também outra plataforma nova onde o KDE está a começar a entrar. O KDE no Mac ainda não está pronto para usar em produção. Embora o suporte multimédia através do Phonon já esteja disponível, o suporte de 'hardware' e a integração da pesquisa ainda não estão terminados.

Imagens

Dolphin

dolphin-treeview_thumb.png

A nova árvore do Dolphin dá-lhe um acesso mais rápido às pastas. Repare que está desactivado na configuração predefinida.

dolphin-tagging_thumb.png

O Nepomuk permite a marcação e classificação no KDE -- como tal, no Dolphin.

dolphin-icons_thumb.png

A antevisão nos ícones e as barras de informação oferecem uma reacção e apresentação geral visuais.

dolphin-filterbar_thumb.png

Procure mais facilmente os ficheiros com a barra de filtragem.

Gwenview

gwenview-browse_thumb.png

You can browse directories with images with Gwenview. Hover actions put common tasks at your fingertips.

gwenview-open_thumb.png

A abertura de ficheiros no seu disco ou na rede é igualmente simples, graças à infra-estrutura do KDE.

gwenview-thumbnailbar_thumb.png

A nova barra de miniaturas permite-lhe mudar de imagens facilmente. Também está disponível no modo de ecrã completo.

gwenview-sidebar_thumb.png

A barra lateral do Gwenview permite o acesso às informações adicionais e às opções de manipulação de imagens.

Marble

marble-globe.png

O globo Marble para o ambiente de trabalho.

marble-osm_thumb.png

A nova integração do OpenStreetMap no Marble também permite a informação sobre transportes públicos.

KWin

kwin-desktopgrid_thumb.png

A grelha de ecrãs do KWin visualiza o conceito de ecrãs virtuais e facilita a recordação de onde deixou a janela que anda a procurar.

width=750 height=562http://kde.org/announcements/4.1/screenshots/kwin-coverswitch.png[/img]

A mudança de Capas faz com que a mudança de janelas com o Alt+Tab seja cativante. Podê-la-á escolher na configuração dos efeitos de ecrã do KWin.

width=750 height=562http://kde.org/announcements/4.1/screenshots/kwin-wobbly.png[/img]

O KWin também tem agora as 'janelas trémulas' obrigatórias (se bem que está desactivado por omissão).

Plasma

plasma-folderview_thumb.png

A nova vista de pastas permite-lhe apresentar o conteúdo de pastas arbitrárias no seu ecrã. Largue uma pasta sobre o seu ecrã desbloqueado, de modo a criar uma nova vista de pastas. Uma vista de pastas não só pode mostrar as pastas locais, mas também pode lidar com pastas na rede.

width=750 height=161http://kde.org/announcements/4.1/screenshots/panel-controller.png[/img]

O novo controlador do painel permite-lhe mudar de posição e de tamanho os seus painéis. Poderá também mudar a posição das 'applets' no painel, se as arrastar para a sua posição nova.

krunner-screenie_thumb.png

Com o KRunner, poderá iniciar aplicações, enviar e-mails directamente para os seus amigos e desempenhar muitas outras pequenas tarefas.

plasma-kickoff_thumb.png

O lançador de aplicações Kickoff do Plasma levou agora uma remodelação visual.

switch-menu_thumb.png

Poderá escolher entre o lançador de aplicações Kickoff e o estilo de menu clássico

Problemas conhecidos

    * Os utilizadores de placas NVidia com o controlador binário poderão ter problemas de performance na mudança de janelas e no seu dimensionamento. Os engenheiros da NVidia foram notificados destes problemas. Contudo, ainda não foi lançado nenhum controlador da NVidia com uma correcção dos mesmos. Poderá encontrar mais informações sobre como melhorar a performance gráfica na Techbase, ainda que em última instância se tenha que confiar na resolução do controlador por parte da NVidia.

Obtenha-o, execute-o, teste-o

Os voluntários da comunidade e os distribuidores de SO's Linux/UNIX têm gentilmente oferecido pacotes binários do KDE 4.1.0 para algumas distribuições de Linux, bem como para o Mac OS X e Windows. Verifique o seu sistema de gestão de aplicações do seu sistema operativo.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem, até eu que sou um hater de KDE assumido me dá a tentação de testar isso. ;)

Gnome que se cuide! ;)

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Promete muito pelas screenshots, vamos ver se não se fica pelas promessas. ;)

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois, acho que se fica mesmo pelas promessas...

Eu instalei o Fedora e o OpenSuSE precisamente para experimentar o KDE4, pois os screenshots pareceram-me bastante apelativos, e eu até preferia o KDE quando usava Linux como SO principal. Mas depois de ter experimentado, achei-o demasiado confuso, e não tão apelativo como nos screenshots. Não o usei tempo suficiente para poder tirar conclusões definitivas, mas pelo menos já não me impressiono com os screenshots.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estou a pensar em instalar Debian e queria experimentar esta nova versão do KDE....  ;)

Onde é que faço o download do Debian já com esta nova versão do KDE incorporada?!  :bored: :hmm:

cumps  ;)

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois, acho que se fica mesmo pelas promessas...

Eu instalei o Fedora e o OpenSuSE precisamente para experimentar o KDE4, pois os screenshots pareceram-me bastante apelativos, e eu até preferia o KDE quando usava Linux como SO principal. Mas depois de ter experimentado, achei-o demasiado confuso, e não tão apelativo como nos screenshots. Não o usei tempo suficiente para poder tirar conclusões definitivas, mas pelo menos já não me impressiono com os screenshots.

Mas usas-te o 4.1 ou o 4.0?

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas usas-te o 4.1 ou o 4.0?

Ainda devia ser o 4. Mas não me parecem que as diferenças sejam grande. O ambiente era confuso e pouco intuitivo, mesmo que o aspecto até seja bom.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ainda devia ser o 4. Mas não me parecem que as diferenças sejam grande. O ambiente era confuso e pouco intuitivo, mesmo que o aspecto até seja bom.

Do 4.0 para o 4.1 muita coisa muda. No 4.0 não podias fazer quase nada (mudar barras, etc)...

EDIT: Já estive a ver o 4.1 e ainda assim precisa de melhorar pelo menos no que toca a personalização.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu instalei no ArchLinux e pareceu-me bom. Nada a apontar.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenho de experimentar isto. Este KDE 4.1 já se parece mais à lá Mac OS X :D

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenho de experimentar isto. Este KDE 4.1 já se parece mais à lá Mac OS X :D

:dontgetit:

Eu acho o contrário... Pelo menos a nível de simplicidade não se parece nada. Neste aspecto acho o GNOME muito mais parecido.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

:dontgetit:

Eu acho o contrário... Pelo menos a nível de simplicidade não se parece nada. Neste aspecto acho o GNOME muito mais parecido.

Estava a falar numa perspectiva de eyecandy :D

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O 4.0 estava muito cru ainda, talvez este esteja mais "usável" :D É de experimentar, sem dúvida, está (ou pelo menos parece) muito bonito.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O 4.0 era apenas uma release para developers, a 4.1 é a primeira destinada ao público em geral. Isto já foi dito muitas vezes. :D

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estou agora a "emergir" o dito...

Sempre achei irritante a densidade de bugs do KDE, mas a verdade é que o Orc (aka Gnome) tem umas modas de que não gosto nada, como aquela das caixas de diálogo sem botão de aplicar (sim, porque eu *testei* as alternativas). Acho isso uma falha de usuabilidade :-D

Também não conseguia pôr no Orc um espaço decente entre os ícones do desktop, portanto resignei-me e voltei ao KDE.

Ok, ok... talvez tenha sido por a primeira distro que usei (caixa mágica) trazer o KDE (na altura ainda o 2).

Preso muito a liberdade de escolha. Por isso é que uso GNU/Linux.

JJ

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Testei o KDE4 no outro dia e não consegui usar 1 monitor sequer tendo 2 ligados.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Testei o KDE4 no outro dia e não consegui usar 1 monitor sequer tendo 2 ligados.

Isso deve ter a ver com o X...

JJ

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Isso deve ter a ver com o X...

JJ

No GNOME funciona às mil maravilhas. 1 monitor Samsung SyncMaster 550s (15" CRT, cabo VGA) e 1 monitor Asus VW222U (22" Wide LCD, cabo DVI) a correrem como screens diferentes com resoluções diferentes no GNOME (1024x768 e 1650x1050) numa nVidia GeForce 6600GT 128MB GDDR2 PCI-Express.
0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Btw se quiserem experimentar o KDE 4.2 no debian basta ir aqui: http://pkg-kde.alioth.debian.org/kde4.html

Basicamente é adicionar os repositórios unstable e experimental, e instalar o kde4 ou kde4-minimal conforme desejarem.

Não se esqueçam de instalar o pacote gtk-qt-engine-kde4 para as vossas aplicações GTK ficarem bem integradas no KDE (senão ficam horríveis). O Firefox a mim tem um pequeno problema de renderização nas tabs no KDE 4 *.

Screenshots:

1285224044.png6889846439.png  6172708569.png

Edit: * Instalem este tema: http://ramonantonio.net/kde-firefox/  que isso deixa de acontecer. O konqueror enquanto tem problemas em algumas páginas.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora