• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

mpeixoto

Fábrica da Intel será em Matosinhos, PC chama-se Magalhães

10 mensagens neste tópico

O computador de baixo custo a produzir em Portugal pela Intel, JP Sá Couto e Inforlândia será baptizado de «Magalhães» em homenagem ao navegador português que completou a primeira circum-navegação ao planeta e destina-se essencialmente a exportação sendo direccionado para crianças do primeiro ciclo de escolaridade, revela hoje o Jornal de Negócios.

A nova fábrica, que vai empregar mão-de-obra «muito qualificada», segundo revelaram fontes ao mesmo diário, situar-se-á na zona industrial que a autarquia de Matosinhos está a dinamizar no Freixieiro, em Peranta, próximo do terminal TIR e das instalações da Jomar e da fábrica do IKEA.

Os detalhes do investimento da Intel em Portugal só serão totalmente revelados amanhã, num evento a realizar no Pavilhão Atlântico, e que contará com o presidente da empresa norte-americana Craig Barrett, com o Primeiro-Ministro José Sócrates e os ministros das Obras Públicas, da Economia e da Educação.

Fonte: http://exameinformatica.clix.pt/noticias/mercados/997878.html

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Penso ser uma excelente aposta por parte do governo. Aqui fica uma notícia mais detalhada:

Apresentado 1.º computador portátil made in Portugal

magalhaes.jpg

O primeiro computador portátil que vai ser totalmente produzido em Portugal chama-se “Magalhães”e destina-se a crianças entre os 6 e os 10 anos. O projecto resulta de uma parceria entre o Governo português, a empresa norte-americana Intel e a portuguesa JP Sá Couto.

O projecto “Magalhães” foi apresentado em simultâneo, esta manhã, em Lisboa, Matosinhos e Sabrosa, terra onde nasceu o navegador português Fernão de Magalhães, no qual é inspirado o portátil.

O computador vai ser produzido em Matosinhos e pode vir a criar cerca mil postos de trabalho. Os primeiros computadores devem estar prontos em Setembro.

Os encarregados de educação dos alunos do ensino básico que não estão abrangidos pela acção social vão pagar 50 euros pelo "Magalhães", enquanto será gratuito para os inseridos no primeiro escalão da acção social escolar. Os alunos inscritos no segundo escalão pagam 20 euros.

Na cerimónia de apresentação da nova parceria, o primeiro-ministro afirmou que nos próximos seis meses serão investidos 400 milhões de euros para impulsionar o Plano Tecnológico.

Esta verba será aplicada na implementação de Internet em todas as salas de aula (o concurso está concluído), no aumento da velocidade de acesso na ligação das escolas, implantação do projecto do cartão de estudante (que visa reduzir a utilização de dinheiro na escola), maior número de computadores, video-projectores e quadros interactivos, assim como o reforço da segurança através da instalação de rede de videovigilância, enumerou José Sócrates.

O presidente da Intel Corporation, Craig Barret, empresa que participa na construção do “Magalhães”, elogiou as parcerias público-privadas da iniciativa do Governo português para o aumento do acesso dos estudantes portugueses ao computador e à Internet.

Numa primeira fase este computador deverá chegar aos 500 mil alunos do ensino básico português. Contudo, as empresas participantes têm o desejo de alargar a sua produção para todo o mundo, de forma a tornar o país num exportador de computadores.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que o computador esta bem desenhado para o publico a que se destina, mas nao posso deixar de dizer que acho que seria preferivel o Eng. José Sócrates preocupar-se com o estado do país em vez de tentar fazer com que toda a gente tenha um computador portatil baixando o preço destes.

Anyway, apoio mais esta iniciativa para permitir aos alunos dos 1º ciclo o contacto com os computadores do que talvez o alargamento do plano e-escola ao 7º,8º e 9º.

Cumps :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Qualquer dia começam a ensinar a usar um o pc antes de ensinarem a ler e escrever (ou mesmo a falar).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

<joking>

Cá para mim, antes de nascerem, já têm um computador reservado para os bebés.  :P

</joking>

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

<joking>

Cá para mim, antes de nascerem, já têm um computador reservado para os bebés.  :P

</joking>

Olha, porque não? Nascem têm logo ali um Intel Extreme :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sabem quem é que vai ganhar com isto? Os fabricantes de óculos XD

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estive a comparar as caracteristicas deste PC e não é mais do que um EEPC da Asus com uma embalagem diferente.

Quanto ao 100% portugues dá vontade de Rir, onde é que eles foram buscar isso?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Quanto ao 100% portugues dá vontade de Rir, onde é que eles foram buscar isso?

Isso foi o que eu pensei... os processadores vão ser feitos em Portugal, os outros componentes não sei.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora