• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

mpeixoto

SAPO cumpre estratégia de internacionalização com versão para Angola

13 mensagens neste tópico

O portal SAPO continua a levar a língua portuguesa além-fronteiras. Depois de, em Abril, ser apresentado o SAPO Cabo Verde e em Junho do SAPO Mobile Brasil, chega agora a informação de que o principal portal português terá uma versão angolana.

Apresentado hoje em Luanda, o SAPO Angola tem como meta ser "uma referência sobre o país e o ponto de encontro da comunidade angolana em qualquer ponto do mundo".

À semelhança do que acontece com a versão dirigida a Cabo Verde, o portal angolano terá conteúdos fornecidos por diversos órgãos de comunicação do país, uma oferta possível graças às parcerias estabelecidas com meios como o Angop, Jornal de Angola, Jornal dos Desportos, Rádio Nacional de Angola e Televisão Pública de Angola.

Para além do canal de notícias, o portal agrega também os serviços de pesquisa, email, vídeos, fotos e instant messaging, tal como acontece nas versões portuguesa e cabo-verdiana.

O sapo.ao conta também com uma versão móvel, o que permite que os utilizadores possam aceder a partir de qualquer ponto do mundo, independentemente do operador, aos conteúdos do portal.

Os avanços do SAPO a caminho da internacionalização marcam o cumprimento dos objectivos da Portugal Telecom traçados no final de 2006, altura em que Abílio Martins, administrador da unidade de negócios de Internet da PT referia ao TeK que foco da empresa para o futuro era a "portugalidade", ou seja, a promoção e desenvolvimento de conteúdos em língua portuguesa, independentemente da plataforma utilizada, para Portugal e para o resto do globo, ligando uma comunidade com mais de 240 milhões de pessoas.

Fonte: http://tek.sapo.pt/4M0/829817.html

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sinceramente, nunca fui lá grande fã da SAPO como ISP, mas há que admitir que como portal é um trabalho muito bem feito.

É sempre bom ver um projecto português crescer assim. Embora não seja nenhum "gigante" no que toca a portais, tem muitas das funcionalidades dos maiores. Quem sabe um dia não invistam também num mercado ainda mais vasto. :)

Daqui a uns anos ainda temos um codebits internacional. Os barbas amarelas que se ponham a paum ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O SAPO ISP é uma invenção da empresa mãe (PT.com) que não é mais que um relançamento da Telepac no mercado residencial, sob uma marca mais bem vista.

O SAPO (portal), é feito por um conjunto de pessoas com uma cultura muito própria e que nada tem a ver com a cultura do Grupo PT.

Tenho muita pena que o portal precise do Grupo PT para existir (sem os fundos deste não conseguia ser o que é)...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
O SAPO é uma marca e um motor de busca criado na Universidade de Aveiro
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenho muita pena que o portal precise do Grupo PT para existir (sem os fundos deste não conseguia ser o que é)...

Tens pena por quê? O SAPO só é o que é a custa do Grupo PT. Como tu bem disses-te o SAPO é um portal, a rede é assegurada pela PT Comunicações, e depois vem o ISP, Telepac para clientes empresariais e SAPO para clientes residenciais.

O SAPO (portal), é feito por um conjunto de pessoas com uma cultura muito própria e que nada tem a ver com a cultura do Grupo PT.

Se essas pessoas não tivessem nada a ver com a cultura do Grupo PT não estariam inseridos no mesmo....digo eu, não sei. As pessoas que trabalham no SAPO são totalmente iguais a outras que trabalham no vasto Grupo PT.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Tens pena por quê?

Porque acho que prejudica a imagem da marca.

Se essas pessoas não tivessem nada a ver com a cultura do Grupo PT não estariam inseridos no mesmo....digo eu, não sei.

Pois, não sabes mesmo...

As pessoas que trabalham no SAPO são totalmente iguais a outras que trabalham no vasto Grupo PT.

Vê-se mesmo que não conheces, as empresas em causa e as pessoas que lá trabalham.

O pessoal que esteve no codebits, pode ter um pouco a ideia de como é o SAPO.

Basicamente (muito basicamente) SAPO == "Geeks who want to have fun" e PT == "corporate/enterprise/lawyer/marketeer mind set bullshit".

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Porque acho que prejudica a imagem da marca.

E qual é o argumento que te leva a dizer que prejudica a imagem da marca SAPO?

Pois, não sabes mesmo...

Vê-se mesmo que não conheces, as empresas em causa e as pessoas que lá trabalham.

E tu sabes? Trabalhas em alguma empresa do Grupo PT? Sabes quais são os objectivos da SAPO enquanto empresa? Se conheces tao bem a SAPO como dizes já devias de saber que o objectivo da SAPO é totalmente igual ao de outra empresa do Grupo PT: Ser melhor que a concorrência! Gerar lucro para os accionistas. Satisfazer o cliente!

O pessoal que esteve no codebits, pode ter um pouco a ideia de como é o SAPO.

Basicamente (muito basicamente) SAPO == "Geeks who want to have fun" e PT == "corporate/enterprise/lawyer/marketeer mind set bullshit".

LOL?!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se tens uma má imagem do ISP Telepac (aka Sapo para particulares) tens uma má imagem do Sapo portal. Pode não ser assim tão linear mas influencia.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O pessoal da Sapo Portal trabalha nas instalações da PT, no 3º andar (se não me falha a memória). São pagos pela PT, tem um director de projectos e, se bem me lembro um director executivo. Ambos também funcionários da PT.

Isto era assim à 3 anos, mais coisa menos coisa, quando eu trabalhava no desenvolvimento do sistema integrado de gestão e controle de pontos de venda da PT, como colaborador a recibos verdes. O pessoal da Sapo trabalhava a 20 metros de mim.

Portanto... quem é que disse mesmo que Sapo não tem a ver com PT?

EDIT: Atenção que de qualquer forma não deixavam de ser pessoal muito porreiro com o qual tiv conversas muito interessantes. Gostava particularmente deste programador em cadeira de rodas. Vá-me lá agora lembrar do nome dele. Um tipo muito conhecedor de desenvolvimento web. Mas para todos os efeitos toda a imagem Sapo é controlada pela PT. Eu sei perfeitamente, uma vez que o SIG em que estava a trabalhar incluía toda a gama SAPO para além de todos os outros serviços PT, incluíndo até telefones fixos.

EDIT 2: E para não deixar ninguém para trás, aqui vai um abraço amigo do Mário Figueiredo para todo o pessoal do SIG (se ainda são os mesmos) e algum de vocês está a ver isto. Vocês são uma joia.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

a ideia que eu tenho, e acho que muita gente é que o Serviço de Apontadores POrtugueses morreu no dia em que foi comprado e passou a ser mais um gigante sanguessuga

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O Grupo PT é um dos grupos empresariais menos bem vistos pelos consumidores.

As constantes queixas relativas ao ISP que usa a marca SAPO, afectam a imagem da marca SAPO, como é óbvio.

E tu sabes?

Sei!

Trabalhas em alguma empresa do Grupo PT?

Nunca fui funcionário do Grupo PT, mas já trabalhei em/com várias empresas do Grupo PT, quer como consultor em regime de outsourcing, quer como freelancer. Na lista de empresas com que colaborei no Grupo PT encontra-se a PT.Com, tendo colaborado directamente com o pessoal ligado ao portal.

Também conheço bastantes pessoas que trabalham e/ou trabalharam em empresas do Grupo PT.

Sabes quais são os objectivos da SAPO enquanto empresa?

SAPO é uma marca da PT Comunicações (imediatamente antes era da PT.Com) não é uma empresa.

O portal tem alguma autonomia dentro da empresa e definitivamente uma cultura própria.

Se conheces tao bem a SAPO como dizes já devias de saber que o objectivo da SAPO é totalmente igual ao de outra empresa do Grupo PT: Ser melhor que a concorrência! Gerar lucro para os accionistas. Satisfazer o cliente!

Isso não é verdade!

Essa não é a cultura do grupo de pessoa que fazem parte do portal. Há várias coisas que permitem fazer a distinção entre as empresa entre elas, a cultura, e a missão. E não a missão não tem nada a ver com o ser, ou não ser lucrativo, a missão tem a ver com aquilo que a empresa se propõe produzir. E a cultura é a forma como as pessoas cumprem a missão. E a cultura e missão da "tribo", do portal sapo, é bastante distinta das outras empresas do Grupo. Sendo que mesmo todas as outras empresas têm a sua própria identidade, mas nenhuma tem uma identidade tão marcadamente diferente.

O pessoal da Sapo Portal trabalha nas instalações da PT, no 3º andar (se não me falha a memória)

Agora é no é no quinto e acho que por essa altura pelo menos já estavam no quinto (pelo menos em parte).

São pagos pela PT, tem um director de projectos e, se bem me lembro um director executivo. Ambos também funcionários da PT.

Muitos deles não são pagos pela PT. Há muito pessoal lá colocado em outsourcing (muitos mesmo). O director executivo não influencia tanto a vida do portal como o seu director (Abílio) e o director técnico (Celso) que é uma pessoa que não tem a cultura do Grupo PT (é mais jovem e com uma mentalidade diferente e com uma carreira diferente).

Portanto... quem é que disse mesmo que Sapo não tem a ver com PT?

Não foi isso que eu disse. Eu disse que a cultura do pessoal que cria o portal é diferente. O que é uma afirmação completamente diferente.

a ideia que eu tenho, e acho que muita gente é que o Serviço de Apontadores POrtugueses morreu no dia em que foi comprado e passou a ser mais um gigante sanguessuga

É uma ideia errada. Visita mais vezes o portal, informa-te sobre os serviços que são prestados e as páginas que eles têm e vais ver que muito pelo contrário são um grupo muito activo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nunca fui funcionário do Grupo PT, mas já trabalhei em/com várias empresas do Grupo PT, quer como consultor em regime de outsourcing, quer como freelancer. Na lista de empresas com que colaborei no Grupo PT encontra-se a PT.Com, tendo colaborado directamente com o pessoal ligado ao portal.

Também conheço bastantes pessoas que trabalham e/ou trabalharam em empresas do Grupo PT.

Na PTC só trabalhas-te com o pessoal ligado ao Portal, a PTC tem milhares de pessoas a trabalhar(penso que seja perto de 3000), só conheces-te meia dúzia delas, muitas delas tem a "Cultura PT" como tu dizes, muitas outras são excelentes pessoas com uma cultura e filosofia de trabalho muito diferente.

O Grupo PT é um dos grupos empresariais menos bem vistos pelos consumidores.

As constantes queixas relativas ao ISP que usa a marca SAPO, afectam a imagem da marca SAPO, como é óbvio.

A PTC é uma empresa muito grande, trabalha lá muita gente, muitas dessas pessoas não deveriam de trabalhar na empresa, não são dignas de a representar, muitas outras fazem o seu melhor todos os dias e dão tudo pela empresa e satisfação do cliente.

Isso não é verdade!

Essa não é a cultura do grupo de pessoa que fazem parte do portal. Há várias coisas que permitem fazer a distinção entre as empresa entre elas, a cultura, e a missão. E não a missão não tem nada a ver com o ser, ou não ser lucrativo, a missão tem a ver com aquilo que a empresa se propõe produzir. E a cultura é a forma como as pessoas cumprem a missão. E a cultura e missão da "tribo", do portal sapo, é bastante distinta das outras empresas do Grupo. Sendo que mesmo todas as outras empresas têm a sua própria identidade, mas nenhuma tem uma identidade tão marcadamente diferente.

Na SAPO trabalham 100 pessoas, e no mesmo local, é normal que isso aconteça, na PTC trabalham milhares e espalhadas pelo país, é impossivel impingir a mesma filosofia de trabalho aos milhares de trabalhadores, porque muitos só veem o chefe 1 ou 2 vezes por ano... e depois existem muitas empresas que prestadoras de serviços á PTC, o que só isso diz tudo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites
Na PTC só trabalhas-te com o pessoal ligado ao Portal

Nunca disse isso!

Eu disse que trabalhei com pessoal do portal.

Nunca disse que só trabalhei com o pessoal do portal (é completamente diferente).

Eu já trabalhei com pessoal da PT Comunicações (e com pessoal que já passou por lá), até tenho familiares (que trabalham/trabalharam na PT Comunicações).

No tempo em que colaborei com o pessoal do SAPO, o SAPO ainda era uma marca da PT.com. No entanto tenho ex-colegas que trabalham lá (com quem mantenho contacto), para além de conhecer ainda mais gente com quem lido e que trabalha lá.

, a PTC tem milhares de pessoas a trabalhar(penso que seja perto de 3000), só conheces-te meia dúzia delas, muitas delas tem a "Cultura PT" como tu dizes, muitas outras são excelentes pessoas com uma cultura e filosofia de trabalho muito diferente.

Eu nunca disse que seja, que pessoa for, tenha qual cultura de trabalho tiver, não é uma boa pessoa. Porque isso não chega para julgar quem é uma boa pessoa (embora contribua).

Não fiz juízos de valor sobre as culturas existentes nas empresas em causa. Elas têm todas aspectos positivos e aspectos negativos.

Eu conheço mais que meia-duzia de pessoas na PT Comunicações. E pessoas de várias partes diferentes da empresa, nem baseio o meu conhecimento apenas nas pessoas que conheço (baseio também em experiências próprias) por isso a imagem que tenho da empresa não é assim tão reduzida quanto tu podes pensar.

Para clarificar a constatação que fiz é: o SAPO (portal), como grupo (não falo por tanto de pessoas ao nível individual) tem uma cultura própria que é consideravelmente diferente do resto que existe no Grupo PT. E acrescento agora: mesmo tendo obviamente alguns pontos em comum porque não é uma entidade completamente estanque.

Na SAPO trabalham 100 pessoas, e no mesmo local, é normal que isso aconteça, na PTC trabalham milhares e espalhadas pelo país, é impossivel impingir a mesma filosofia de trabalho aos milhares de trabalhadores, porque muitos só veem o chefe 1 ou 2 vezes por ano... e depois existem muitas empresas que prestadoras de serviços á PTC, o que só isso diz tudo.

Isso é um assunto diferente e sobre o qual não tenho de momento interesse em falar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora