• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

andre86

Base de dados & o VB ( URGENTE)

7 mensagens neste tópico

Boas

Estou a trabalhar com vb2008 studio e Sqlserver2005

A minha duvida é a seguinte:

Como é que eu faço a ligação á base de dados de forma a que sempre que eu mude o nome do projecto da pasta ou queira abrir o projecto noutro pc, o projecto corra sem que tenha de alterar o caminho de ligação á base de dados.

Pois o grande problema é quando quero fazer o setup do projecto e esse setup so funciona no pc em que foi feito.

Ajudem-me ja pesquisei mas n encontro nada sobre o assunto.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vou-te deixar aqui a minha ideia, fazes um ficheiro ".txt" por exemplo, e fazes referência a que o programa vá ao ficheiro ler o seu conteúdo, e no seu conteúdo constará, nada mais nada menos que a path da BD. Sempre que precisares de a alterar, alteras-a lá :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vou-te deixar aqui a minha ideia, fazes um ficheiro ".txt" por exemplo, e fazes referência a que o programa vá ao ficheiro ler o seu conteúdo, e no seu conteúdo constará, nada mais nada menos que a path da BD. Sempre que precisares de a alterar, alteras-a lá :P

Boas Sir Pereira

Isso eu ja faço ja criei um module e smp k preciso altero lá

o problema é quando faço o setup e corro esse setup por exemplo noutro pc da erro no caminho da base de dados que tenta ir buscar a bd no pc de origem porque é esse o caminho k fica no setup.

o problema é que n sei como por  o caminho da bd de maneira a que corra o setup em qualquer pc.

cumps :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A maneira + simples de poderes fazer isso é usando o app.config, que guarda as strings de conecção, e depois de  instalares a aplicação ou quando estás a instalar pedes ao utilizador o servidor e ou BD.

Num projecto que fiz usei uma maneira diferente que foi usar o wizard de conexão do visual studio quando estava a instalar o programa e o wizard guardava as strings no app.config, mas fiz isso porque o instalador também me criava a BD a partir dos scripts, só que às vezes aquilo não criava a BD devido às permissões do servidor, mas também não aprofundei muito a questão, mas isto tudo tem um problema eu usei o wizard porque a aplicação só era usada em PC's com o Visual Studio instalado porque não é permitido distribuir a assembly do wizard.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Péssima ideia! Existem os My.Settings para isso.

o problema é quando faço o setup e corro esse setup por exemplo noutro pc da erro no caminho da base de dados que tenta ir buscar a bd no pc de origem porque é esse o caminho k fica no setup.

o problema é que n sei como por  o caminho da bd de maneira a que corra o setup em qualquer pc.

E porque não verificas o endereço ? Se não encontrar criar um form para o utilizador indicar a nova localização.

Utilizas objectos ligados através de wizards ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E porque não verificas o endereço ? Se não encontrar criar um form para o utilizador indicar a nova localização.

Boas desde ja obrigado pelas respostas

sim utilizo objectos ligados através de wizards.

A ideia de verificar o endereço parece-me bem se me poderes ajudar é que eu n sei como se faz e nesse form tb n sei mt bem k codigo por no botão browse, para o utilizador actualizar o caminho.

cumps.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Péssima ideia! Existem os My.Settings para isso.

Epah crítico :D (kidding)

Por acaso aconselho o My.Settings, porque para além de ter sugerido isto, tou a usar o My.Settings para isso  :-[

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora