• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Nazgulled

Easy Settings (Biblioteca .NET)

12 mensagens neste tópico

Titulo do Projecto:

Easy Settings

Última Versão:

1.2.14299.2020

1.1.1413

1.1.1116

1.1.523

1.1.505

1.0.124

Líder do Projecto:

Nazgulled

Descrição do Projecto:

Easy Settings é a biblioteca .NET mais fácil e simples de usar que irá encontrar para gerir as definições da sua aplicação criada em VB.NET, C# e possivelmente qualquer outra linguagem .NET da qual eu não tenho conhecimento. Esta biblioteca é tão fácil e directa de usar como apenas colocar todas as definições como propriedades numa única classe. Os seus valores irão ser guardados num ficheiro XML para que sejam facilmente lidos e modificados manualmente.

Página Oficial do Projecto:

https://github.com/rfgamaral/EasySettings

Editado por Nazgulled
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Assim sumariamente quais são os beneficios em relação à classe de Settings já existente em .NET?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Essa classe settings que vem com o .NET tem estes problemas:

- Se quiseres guardar as settings por utilizador (AppData) guarda-te numa localização um bocado manhosa.

- Não podes definir o elemento da raíz do XML.

- Não podes definir o nome que queres para o ficheiro.

- Se o valor que queres não existir no XML, é devolvido null, não tens forma automática de verificar se o valor é null e repor um definido por omissão.

- Se alguém modificar directamente algum valor no XML, não tens forma automática de verificar se o valor é válido e repor um definido por omissão.

- Todos os valores são devolvidos do XML como strings, é necessário uma conversão manual.

- Se por algum motivo precisares de separar settings por vários ficheiros, não o podes fazer.

- Se for settings a nível de aplicação, não podes escrever/modificar as settings. (1)

(1) Se usares a minha lib para contornar este problema e decidires gravar o ficheiro na pasta do programa que possivelmente estará em "Program Files", a minha lib não faz nada para contornar as permissões. Ou seja, o ficheiro a escrever tem de ter as permissões necessárias para o utilizador a correr o programa escrever no ficheiro. As settings de .NET a nível de aplicação não permitem escrita de qualquer maneira.

Sei que algumas são irrelevantes para a maioria (tipo o nome do ficheiro e o elemento da raíz) mas para mim não, eu gosto de configurar tudo à minha maneira. Se calhar há mais razões, mas eu agora não sei... :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Parece-me porreira esta lib :) já tens comentário no blog :)

Depois dou mais feedback :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tenho-me esquecido de actualizar esta página com os últimos lançamentos desta biblioteca (que não são muitos), portanto fica aqui um update.

Já foram lançadas duas novas versões desde o primeiro lançamento onde apenas foi introduzida uma nova funcionalidade e corrigido um bug:

• Resolvido problema onde o fluxo de escrita não era fechado (temporariamente bloqueando o ficheiro XML). (v1.1.523)
  • Adicionado suporte básico para definições baseadas em tipos enumerados. (v1.1.505)

Para quem usa a versão 0.7 FireNotes... Podem facilmente resolver o problema quando por vezes o ficheiro 'settings.xml' se encontrava a ser usado (dando um erro), substituindo o ficheiro EasySettings.dll na directoria do FireNotes pela versão mais recente.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Esqueci-me de avisar aqui que há uns tempos lancei uma nova versão desta biblioteca...

Versão 1.1.1116:

• Espera adequadamente que o bloqueio sobre o ficheiro XML seja fechado (resolve o suposto problema resolvido na revisão anterior).
  • Pequena melhoria na manutenção dos recursos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Parece muito interessante o projecto.. ainda não vi bem.. mas irei ver!

Acho que seria mais intuitivo.. se liberta se um pequeno "Project sample - who to use".. apenas minha sugestão..

Obrigado pela fonte.

Compr.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Parece muito interessante o projecto.. ainda não vi bem.. mas irei ver!

Acho que seria mais intuitivo.. se liberta se um pequeno "Project sample - who to use".. apenas minha sugestão..

Tens aqui toda a documentação que precisares: https://github.com/rfgamaral/EasySettings/wiki

Btw, fizeste um comentário no meu blog num post já um bocado antigo e não nesta nova versão que faria um pouco mais de sentido. :P Se não te importares, volta a comentar mas no post mais actualizado (actualizei o link no post inicial deste tópico) que eu depois apago o outro...

Editado por Nazgulled
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já estava na altura de começar a usar o GitHub mais a sério e acabei de disponbilizar lá a última versão desta biblioteca. Sofreu algumas melhorias e alguns fixes em preparação para uma outra aplicação que estou a desenvolver.

Para quem estiver interessado, tudo relacionado com este projecto pode agora ser consultado no GitHub:

https://github.com/rfgamaral/EasySettings

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bom contributo.

Uma coisa destas faz sempre muita falta na toolbox. Com uma coisa destas é mais fácil de manter as configurações entre upgrades de aplicação - como os settings do framework estão "ligados" à versao do .exe, sempre que se altera a versão os settings levam com um reset, coisa que normalmente é um problema.

Obrigado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora