• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Warrior

Portátil - Obter reembolso pelo Windows

72 mensagens neste tópico

Estou a pensar comprar um portátil, mas não vou utilizar o Windows. Estive a googlar e a ver até que ponto é possível ter-se um desconto no preço por não se comprar o PC com o Windows.

Encontrei algumas coisas interessantes, como por exemplo (resumo à frente):

http://www.linuxjournal.com/article/7040

É um conjunto de dicas que devem ser seguidas para pedir o reembolso. Conta o exemplo pessoal do autor.

Pelos vistos, a licença do Windows que vem com o computador (pelo menos aquela que ele tinha disponível) diz que caso discordemos somos obrigados a eliminar o software e podemos pedir um reembolso.

Aqui, das duas uma: ou eles nos mostram detalhes de quanto lhes custa (e aqui estou-me a referir o construtor (a marca do PC) e não à loja que vos vendeu o portátil) comprar uma licença à Microsoft, ou podemos assumir que eles compram a licença ao mesmo preço que nós.

Até que ponto acham que umas cartas bem montadas, e uma possível reclamação para a Deco, nos dá direito a umas centenas de euros de volta?

Edit:

Mais exemplos:

http://news.bbc.co.uk/1/hi/technology/6144782.stm

http://www.fsfe.org/en/fellows/refund/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Centenas de euros? Também não exageres, o Vista custa essas tais centenas, mas a versão que vem nos portáteis é a versão OEM, que custa cento e poucos euros.

Quanto à tua dúvida, não sei...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Na verdade as versões OEM até deveriam custar mais, pois correspendem a versões costumizadas e que por isso têm mais trabalho em cima.

E os acordos entre os OEM e a m$ são confidenciais, por isso não se pode obter legalmente informação verdadeira sobre o real custo (mesmo que todos saibamos que os números variam entre 70 e tal euros e cento e poucos para o xp ). E que em alguns casos a m$ chega mesmo a oferecer as licenças para evitar que os concorrentes possam ganhar concursos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E que tal comprar um Portátil que vem sem Windows? Claro que se fores para marcas do tipo HP, Asus e etc vem com Windows, mas eu tenho um Clasus e não tive que pagar nada pelo S.O.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Cento e poucos euros é dinheiro.

Eu sei, mas o meu comentário foi para os "centenas de euros", não por tares a querer o dinheiro de volta, não tenho nada contra isso e acho bem.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E que tal comprar um Portátil que vem sem Windows? Claro que se fores para marcas do tipo HP, Asus e etc vem com Windows, mas eu tenho um Clasus e não tive que pagar nada pelo S.O.

Se puder escolher sem ficar limitado, melhor.

Edit:

Confirma-se pelo site da microsoft:

http://download.microsoft.com/documents/useterms/Windows%20Vista_Ultimate_English_36d0fe99-75e4-4875-8153-889cf5105718.pdf

(licença para o Windows Vista Ultimate)

Na primeira página:

By using the software, you accept these terms. If you do not accept them, do not use the

software. Instead, return it to the retailer for a refund or credit. If you cannot obtain a refund

there, contact Microsoft or the Microsoft affiliate serving your country for information about Microsoft’s

refund policies. See www.microsoft.com/worldwide. In the United States and Canada, call (800)

MICROSOFT or see www.microsoft.com/info/nareturns.htm

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Email enviado:

Bom dia,

Adquiri recentemente um portátil LG, mas não pretendo usar o Windows que vem de origem,

uma vez que pretendo usar exclusivamente Linux.

Na EULA diz claramente:

"Ao utilizar o software, o Adquirente aceita estes termos. Caso não aceite os termos,

o Adquirente não deverá utilizar o software. Em vez disso, deverá devolvê-lo ao

fornecedor para reembolso ou crédito."

Tal acordo pode ser verificado aqui:

http://download.microsoft.com/documents/useterms/Windows Vista_Home Premium_Portuguese

(Portugal)_56db3aa2-891b-44d4-a896-0bd52234fb56.pdf

Pretendo então saber como devo proceder para obter o devido reembolso.

Este procedimento não é de todo estranho e já foi aplicado em vários países, desconheço

se em Portugal ou com a vossa marca em particular.

Desde já obrigado,

Miguel Araújo

Depois informo-vos da resposta.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eles só têm mesmo de aceitar, mas prepara-te para muita inércia da parte deles...

Uma coisa que não percebo totalmente nestes casos (aquando de sucesso) é se eles por e simples dão-te o dinheiro sem verificar se de facto discordaste com a EULA ou não, ou seja, se verificam o facto de puderes estar a mentir quando dizes discordar e no fundo continuas a usar o Windows.

Btw, a história mais recente que ouvi sobre isto (com sucesso) foi esta:

http://arstechnica.com/journals/microsoft.ars/2008/07/21/blogger-gets-200-check-from-hp-for-declining-vistas-eula

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eles só têm mesmo de aceitar, mas prepara-te para muita inércia da parte deles...

Uma coisa que não percebo totalmente nestes casos (aquando de sucesso) é se eles por e simples dão-te o dinheiro sem verificar se de facto discordaste com a EULA ou não, ou seja, se verificam o facto de puderes estar a mentir quando dizes discordar e no fundo continuas a usar o Windows.

http://arstechnica.com/journals/microsoft.ars/2008/07/21/blogger-gets-200-check-from-hp-for-declining-vistas-eula

Bem bem era pedir o reembolso e quando o recebessemos, instalar o Windows e registar a cópia :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hehe. Mas só recebes o reembolso depois de devolver o CD (sem abrir o plástico).

Já está comprado, mas eu daria o mesmo conselho do Hipnoted. Comprei um Lenovo ThinkPad pelo Natal com Linux (SUSE Enterprise + 2 anos de assistência). Nada de Windows.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ou então tinhas ido para os macs Warrior... mais bem servido... :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por acaso mandei o mail antes dele ter chegado (ainda só o encomendei, nem paguei) para adiantar caminho..

Acho que se é para comprar um Mac e não usar MacOS não faz muito sentido, e eu vou usar Linux independentemente do PC..

Quanto ao Lenovo, não preciso que venha com linux instalado, prefiro arranjar a melhor relação hardware/preço e depois instalar o software que quero.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Alguns problemas dos computadores que vêm com Linux é que são efectivamete mais caros do que os equivalentes com Windows. Isto porque os com Windows costumam vir carregados de programas adware, payware, etc, e os fabricantes recebem grandes comissões e conseguem assim computadores mais baratos. :P

Não sei até que ponto é que isso se verifica hoje, talvez alguém saiba melhor do que eu.

Boa sorte com o reembolso, Warrior.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ainda assim aconselho-te a encomendar um que venha com o Linux, ou que seja linux-ready (cujo modelo tenha opção de instalar linux), porque tens a certeza de ter um hardware capaz de receber boas drivers linux. Os Lenovos permitem-te configurar o que queres, desde o hardware ao software. O que significa que podes adquiri o portátil sem nenhum SO. Tenho a certeza que outras marcas haverá que também o fazem.

De qualquer modo, boa sorte com esse email.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Penso que eles verificam se activaste a cópia do windows.

Quanto ao eles terem mesmo de aceitar, parece-me que a questão pode ser bastante complexa... Também houve um contrato de compra pelo meio, e este pode não prever a devolução de um componente em separado. Acho que o vendedor pode apenas aceitar a devolução do portátil e do SO (embora, à partida, ele está interessado é em vender o portátil), ou pode dizer que o SO é oferta. Penso que o sucesso aqui depende em grande parte da boa vontade do vendedor.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não me responderam de modo que liguei hoje para lá.

Disseram-me que foi reencaminhado para o departamento de reembolsos e que eles costumam dar respostas no prazo de 72h.. Vou ter que esperar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não me responderam de modo que liguei hoje para lá.

Disseram-me que foi reencaminhado para o departamento de reembolsos e que eles costumam dar respostas no prazo de 72h.. Vou ter que esperar.

Já compraste a máquina? :(

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, está aqui ao lado, devo começar a instalar as coisas esta noite ou amanhã, não vou estar à espera da resposta deles eternamente. Já transcrevi o que diz no acordo para uma folha, não me parece de grande importância tirar fotografias a comprovar tudo etc.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sim, está aqui ao lado, devo começar a instalar as coisas esta noite ou amanhã, não vou estar à espera da resposta deles eternamente. Já transcrevi o que diz no acordo para uma folha, não me parece de grande importância tirar fotografias a comprovar tudo etc.

Depois, se puderes, faz uma mini-review. :P Era fixe, é que eu devo comprar esse também...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Warrior, que me dizes da bateria dele? Quanto tempo se aguenta?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora