• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

cmce

Lime Survey / Regular Expressions

6 mensagens neste tópico

Olá.

Em primeiro lugar, devo esclarecer que não sei programar, sou perfeitamente leiga nestas matérias, mas tenho de construir um questionário no Lime Survey e espero que me possam ajudar com alguns problemas específicos que tenho tido. O manual do programa não é muito exaustivo e tenho pesquisado na net o mais possível sempre que me deparo com dificuldades, e foi assim que encontrei o vosso site.

Mas indo ao problema: quero construir várias perguntas de filtro, que implicam a formulação de condições. No caso concreto, é pedido aos respondentes do questionário que indiquem até 6 pessoas a quem, por exemplo, peçam ajuda se tiverem dificuldades em resolver um problema. Para cada nome que escrevam, deve aparecer um novo conjunto de questões para caracterizar essas pessoas. Já percebi que para a condição funcionar é necessário usar uma "regular expression". No site Regular Expression Library encontrei algumas sugestões. Tentei usar as seguintes:

^\s*[a-zA-Z,\s]+\s*$

(\w(\s)?)+

^[a-zA-Z]+(([\'\,\.\- ][a-zA-Z ])?[a-zA-Z]*)*$

As duas primeiras, ao contrário do que diz a descrição, não aceitam espaços. eu começo a escrever um nome e as perguntas seguintes aparecem automaticamente, assim que dou o espaço para escrever o apelido, deixa de funcionar. A terceira, pura e simplesmente, dá erro. Quando escrevo um nome com acentos, como "João", também nenhuma aceita. No fundo, o que eu quero é uma expressão que aceite qualquer tipo de letra, maiúscula/minúscula, que aceite acentos e espaçamento.

Se houver outro local mais indicado para colocar a minha dúvida, avisem-me. Se alguém me puder ajudar, fico muito agradecida.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Explica-me só uma coisa que eu não percebi, precisas de regular expressions para o quê ? Li o teu post mas não percebi bem

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu preciso de fazer um filtro. Imagina que eu perguntava "tens filhos"? Se a resposta fosse "sim", aparecia mais um conjunto de perguntas: "quantos?", "com que idades?", etc., etc. Se a resposta fosse "não", não aparecia mais nada e saltava automaticamente para outro conjunto de perguntas. Pronto, isso é fácil de fazer, no botão das condições do lime survey indicas que a pergunta 1a, por exemplo, só aparece se a resposta à pergunta 1 for "sim". O problema é que com perguntas abertas, eu não consigo prever as respostas que as pessoas vão escrever no formulário. Eu peço às pessoas para indicarem nomes de colegas e portanto não consigo prever a informação que vai entrar. E eu só quero que as perguntas de caracterização dessas pessoas apareçam se for digitado algum nome na caixa de texto. Nesses casos, o lime survey apresenta uma caixa para digitar um "constant value" ou uma "regular expression". No fórum do programa um dos moderadores indicava aquele site, de onde eu tirei as tais expressões, mas que só funcionam se alguém digitar o primeiro nome. Quando se digita o apelido, as perguntas de caracterização desaparecem.

Não sei se me consigo explicar melhor  ;) Mas se pelo menos conheceres alguma expressão que faça o que eu preciso, já ajudava.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podem me chamar de ignorante,mas o que seria esse lime survey?

Se me explicarem posso tentar ajudar.

Abraços.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Também não sei o que é o Lime Survey, mas eu já fiz bastantes questionários e utilizei sempre javascript para as perguntas que dependem de outras

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora