• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Manhoso

[Dúvida] - Pentium MMX - Gentoo ou nem por isso? (resolvido)

8 mensagens neste tópico

Boas.

Tenho um antigo pentium MMX que quero por como "servidor" ssh para poder aceder a rede de casa quando estiver fora.

Depois de procurar decidi-me pelo gentoo, mas como sou novo em Linux e ainda mais novo em distro's Source, pus-me a seguir o handbook que os senhores do gentoo tão gentilmente (e necessariamente) dispõem. Tudo sobre rodas até ter que fazer o emerge  do kernel para o bicho. Aí ele diz-me que até existem várias ebuilds disponiveis, mas que estas foram mascaradas. Como me considero uma pessoa com dois dedos de testa,e tendo acesso ao Google, pus-me a procura de como "desmascarar" as tais packages. Escusado será dizer, que não surtiu efeito, ou então não estava a escrever este post  :cheesygrin: ;)  :wallbash:

Agora as minhas questões:

1ª - Será que o gentoo é muito avançado para a máquina em questão ou estou a fazer alguma coisa mal?

2ª - Concordam com a minha escolha ou têm outra opinião sobre a distro que hei-de usar?

Para ajudar nas respostas:

- Pentium MMX a 233MHz (se não me engano)

- 32 MB + 16 MB que a board já trazia

- 6GB disco

- Leitor de CD's

- Drive de disquetes

- Ethernet 10/100

Além disso, nem sequer preciso do X, só mesmo do sistema em si

Desde Já obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu não acho razoável estar a pôr gentoo nessa máquina dado os tempos de compilação. Aconselharia Debian Stable (sem esquecer que existem muitas mais possibilidades...) . Simples e estável como se quer num servidor.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E agora deixando o sistema operativo de parte, será que compensa gastar tanta energia para colocar uma máquina dedicada para "servidor" de ssh ?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Acho que o jovem se enganou no sitio... Não seria melhor colocar no sub-quadro "Dúvidas e Ajudas"?

Mas votando ao topic... Estou um pouco com vocês os 2... Se por um lado quer um servidor ssh e se Gentoo está fora de questão, então Debian nisso ;), caso contrário, tenho a mesma opinião que tu QuickFire, com um pc desses valerá a pena gastar energia?

Mas pronto, o Manhoso é que sabe o que pretende fazer...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E agora deixando o sistema operativo de parte, será que compensa gastar tanta energia para colocar uma máquina dedicada para "servidor" de ssh ?

Já tinha um centos 5 a fazer esse papel, mas acho que não preciso de uma máquina assim para a função que é. Mas o que realmente queres dizer com isso QuickFire?

Eu não acho razoável estar a pôr gentoo nessa máquina dado os tempos de compilação. Aconselharia Debian Stable (sem esquecer que existem muitas mais possibilidades...) . Simples e estável como se quer num servidor.

Eu realmente estou mais ambientado em RedHat-based...poderia considerar fedora 8 ou mesmo o centos 5 que tinha no outro...será uma questão de arranjar um tuto ou handbook que me oriente em como instalar em modo texto e sem Xwindow. Isto se houver modulos para a arquitectura que estou a usar. O que me leva a perguntar: Alguém sabe como desmascarar as ebuilds que estão mascaradas com "missing keyword"? é que o gentoo tem os kernels para esta arch, não consigo é descarregá-los por causa disso!

Acho que o jovem se enganou no sitio... Não seria melhor colocar no sub-quadro "Dúvidas e Ajudas"?

ups, my bad. estava neste quadro a procura de algo para resolver o problema e nem reparei!  :-[
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já tinha um centos 5 a fazer esse papel, mas acho que não preciso de uma máquina assim para a função que é. Mas o que realmente queres dizer com isso QuickFire?

Vais gastar não sei quantos Watts a colocar um computador com o objectivo de fazer um servidor de ssh. Será que compensa ? Não será tentar regar o jardim com um camião dos bombeiros ?

Digo isto porque se queres e precisas de têr um servidor ssh, podias optar por algo mais levezinho, que poupe energia.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois por isso mesmo é que estou a tentar por o MMX a bombar com isso. acho que 450W(centos) para 75W(MMX) é uma diferença significativa...  :cheesygrin:

EDIT: Não é só para ssh. Também queria ver se punha ftp e uma páginazica no ar. Mas também é para aprender mais umas cenas. É que este tipo de cenas não me ensinam na cadeira se Sistemas Operativos...  :nono1:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem o mais dificil está feito. Resolvi o problema do kernel indo buscar um sem os tweaks do pessoal do gentoo. Ou seja, fui buscar directamente à fonte. Agora é só por o resto de que preciso.

Hasta

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora