• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Monky

Grande Problema

14 mensagens neste tópico

Boas Pessoal...

Tenho um modulo de matematica em atraso, ja e a segunda vez que tento recuperar e nao consigo... ... E daquelas coisas que nao consigo entender...

O que vos queria pedir era se me pudessem a ajudar a fazer a correcçao do ultimo teste que tive, porque vou voltar a ter teste amanha e nao queria gastar mais 8€ para nada... Tou desesperado....

Por favor pessoal deêm-me uma ajuda por favor...

Aqui ficam os exercicios....

Pagina 1

Pagina 2

Aguardo Resposta

Desde Ja os Melhores CUmprimentos

Monky

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hmm... mas se alguém te der as respostas ficas mais bem preparado para o teste de amanhã? =S

Não era melhor dizeres as dúvidas que tens?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hmm... mas se alguém te der as respostas ficas mais bem preparado para o teste de amanhã? =S

Não era melhor dizeres as dúvidas que tens?

Epa, so aqui coloquei assim porque o teste que vou fazer amanha contem esses exercicios, e ja que a prof deixa fazer com consulta podemos colocar isso a nossa frente e ta a porcaria do modulo feito...

No ultimo teste, tinhamos as folhas da materia e mesmo assim nao conseguimos fazer isso, por mais que me esforce, nao consigo entender, ja ando a estudar desde sabado e nada...

Por favor pessoal deem la uma ajudinha...

Cumps

Monky

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pelo que tive a ver (por alto), o primeiro e o segundo resolvem-se com semelhança entre triângulos e os restantes é tudo aplicação das regras que relacionam sen, cos e tan.

Não sabes resolver nenhum deles? Ou tens alguma dúvida particular?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Epa, so aqui coloquei assim porque o teste que vou fazer amanha contem esses exercicios, e ja que a prof deixa fazer com consulta podemos colocar isso a nossa frente e ta a porcaria do modulo feito...

Resumindo, nós íamos fazer o teste por ti? Isso é não faz qualquer sentido.

Tenta resolver os exercícios, e quando tiveres uma concreta, podes perguntar aqui.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pelo que tive a ver (por alto), o primeiro e o segundo resolvem-se com semelhança entre triângulos e os restantes é tudo aplicação das regras que relacionam sen, cos e tan.

Não sabes resolver nenhum deles? Ou tens alguma dúvida particular?

Nao sei mesmo nada de nada, dessa materia, nas outras foi sempre numa boa, sempre com notas razoaveis, mas nesta nao sei porque nao consigo fazer nada, nao consigo perceber nao sei porque...

Desde ja obrigado pela vossa disponibilidade e ajuda...

Cumps

Monky

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Entao pessoal...

Por favor ajudem-me.... Tou mesmo desesperado...

E que se ainda percebesse o minimo, mas nao percebo nada de nada...

Por favor pessoal ajudem-me a passar....

Cumps

Monky

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoal???

Por favor... Por favor... Por Favor...

Deem uma ajuda.... So preciso que me ajudem a resolver aqueles exercicios...

Por favor...

Cumps

Monky

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O pessoal já te disse o que tinhas a fazer. Tens que TU tentar resolver os exercícios e se tiveres alguma dúvida então colocas aqui.

Ninguém vai fazer o módulo por ti. Já te disse no outro post o que precisavas de ver para resolver os problemas, se não estás disposto a fazer um pequeno esforço, então não estejas à espera que façam esse esforço por ti.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok... Entao aqui fica o que tentei fazer.....

Espero que assim me possam ajudar e corrijir o que estiver errado...

1-> Determine O valor de x, atendo aos dados da figura seguinte:

10.gif

2-> De acordo com os dados da figura, determine a altura h do telhado, apresentando o resultado aproximado as centesimas.

11.gif

3-> Um navio é puxado para o porto por dois rebocadores. Para tal, usam-se dois cabos de 20m cada.

Sabendo que a distancia entre os rebocadores é de 10m, qual a amplitude do angulo formado pelos cabos?

12.gif

4-> Sabendo que x é um angulo agudo e que sen x=1/3, calcula cos x e tg x

4.1->

2cos 2pi/3 - 3sen 3pi/2 + tg 7pi/6

4.2->

1/2tg pi/3 - 3sen 3pi/4 - cos5pi/6

5-> Representa no referencial cada um dos seguintes angulos indicando o quandrante a que pertencem:

5.1-> 1258º

5.2-> -49º

5.3-> 120º

6-> Simplifica:

6.1->

cos(pi/2 - x) + sen(2pi + x) + tg(3pi/2 + x)

6.2->

tg(2pi - x) - cos(-pi/2 - x) + sen(pi/2 + x) + cos(pi + x)

Respostas (Nao liguem aos erros parvos.... Nao percebo nada disto.... COnto Com voces pra me ajudar....):

1 -> Cos71º=5/hp1 <=> hp1=5/cos71º <=> hp1=15.32m

Sen 42º= 15.35/hp2 <=> hp2=15.35/sen42º <=> hp2=22.41m

2-> Tan32º=x/23 <=> x=tan32º+23 <=> x=14.372

tan26º=y/23 <=> y=tan26º*23 <=> y=11.218

h=14.372-11.218 <=> h=3.154m

3-> Nao fiz, nao percebo como começar a resolver...
4-> ]Nao fiz, nao percebo como começar a resolver...
5->

5.1 ->1258º/360º = 3.49 -> Logo pertence ao 3º Quadrante

5-2 -> -49º -> Pertence ao 4º Quandrante

5.3 -> 120º -> Pertence ao 2º Quadrante

6-> Nao fiz, nao percebo como começar a resolver...

Foi o que consegui fazer...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Primeiro precisas de saber as fórmulas da tangente, cosseno e seno. Wikipédia.

1) Para calculares a altura do triângulo, podes usar a tangente de 71, uma vez que possuis o cateto adjacente ao ângulo de 71º.

tg 71 = h/5 <=> h = 14.5

Agora que já tens a altura, tens de fazer o processo inverso, mas desta vez para o triângulo maior.

tg 42 = h/cateto adjacente <=> tg 42 = 14.5/(5+x) <=> x = 11.1 cm

2) A forma de pensar é igual à anterior. Tens 2 ângulos e o cateto adjacente aos 2. Precisas de calcular aquela porção de altura. Logo tens de calcular a altura total do triângulo, a altura do triângulo menor e depois subtraí-las:

tg 26 = h1/23 <=> h1 = 11.2 m (altura menor)

tg 32 = ht/23 <=> ht = 36.8 m (altura total)

h = ht - h1 = 25.6 m (altura do telhado)

3) Divides o triângulo a meio, traçando a bissectriz do ângulo x, obtendo 2 triângulos rectângulos (têm 1 ângulo de 90º).

Sabes que a base do triângulo original mede 10m. Logo como o dividiste ao meio, a base da metade do triângulo será metade de 10, logo 5. Tens então agora de calcular o ângulo adjacente à base do triângulo menor. Chamemos-lhe 'a'.

cos a = 5/20 <=> a = 75.5º

Tens de saber que há uma regra que diz que a soma das amplitudes dos ângulos internos de um triângulo é 180º. A partir daqui, podes calcular a amplitude de x/2.

90 + 75.5 + x/2 = 180 <=> x/2 = 14.5º <=> x = 29º

Isto é do mais básico que existe, omg. Boa sorte para o teste. Espero que tenhas percebido.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Muito obrigado amigo.... Pelo menos ja fiquei a perceber melhor os tres primeiros exercicios...

Estou aqui a tentar resolver os outros... Mas nao sei por que ponta lhe pegar...

Se alguem puder dar uma ajuda agradecia...

Cumps

Monky

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bom, lá fui recordar as regras da trigonometria: http://pt.wikipedia.org/wiki/Trigonometria

4) Tens o valor do sen x. Em primeiro lugar vamos calcular o cos x. A fórmula trigonométrica que relaciona estas 2 variáveis é sen^2 (x) + cos^2 (x) = 1.

Assim, tendo nós o valor do sen x basta-nos substituir:

sen^2 (x) + cos^2 (x) = 1 <=> 1/9 = cos^2 (x) = 1 <=> cos^2 (x) = 8/9 <=> cos x = +/- (2*raiz(2))/3

Como o ângulo é agudo, o cos x será positivo. (Se tentares encontrar o ângulo, usando o valor negativo, verificas que a sua âmplitude ultrapassa 90º): cos x = (2*raiz(2))/3

Agora falta calcular a tangente. Vamos usar a fórmula que relaciona a tangente com o seno e o cosseno: tg x = sen x / cos x.

tg x = sen x / cos x <=> tg x = (1/3) / (2*raiz(2))/3)  = 1/(2*raiz(2)) = (retirando a raiz do denominador) (raiz(2)/raiz(2)) * (1/(2*raiz(2))) = (raiz(2))/4

4.1) Para resolver tanto este exercício como o 6 é bom que tenhas conhecimento do Círculo Trigonométrico, bem como dos diversos valores da tg, sen e cos para os vários ângulos.

2cos(2pi/3) - 3sen(3pi/2) + tg(7pi/6) = 2cos(4pi/6) - 3sen(3pi/2) + tg(7pi/6) = 2(-1/2) - 3(-1) + (raiz(3)/3) = -1+3+raiz(3)/3 = 4+raiz(3)/3

4.2) 1/2tg(pi/3) - 3sen(3pi/4) - cos(5pi/6) = 1/2 * raiz(3) - 3(-1) - (-raiz(3)/2) = raiz(3)/2 + 3 + raiz(3)/2 = raiz(3)+3

5) Está correcto.

6.1) Vamos simplificar cada um dos elementos (tens de entender o círculo trigonométrico senão não percebes):

cos(pi/2 - x) = sen x

sen(2pi + x) = sen x

tg(3pi/2 + x) = tg(pi/2 + x) = tg(-x) = - tg x

Agora basta concluir: sen x + sen x - tg x = 2sen x - tg x

6.2) Simplificando cada um:

tg(2pi - x) = tg(-x) = - tg x

- cos(-pi/2 - x) = - (-sen x) = sen x

sen(pi/2 + x) = cos x

cos(pi + x) = - sen(pi/2 - x) = - cos x

Finalmente: - tg x + sen x + cos x - cos x = - tg x + sen x

As simplificações baseiam-se no círculo trigonométrico. Tenta-se ir buscar um valor do sen ou cos ou tg equivalente ao que queremos substituir, usando apenas o 1º quadrante do círculo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Muito obrigado amigo....

Muito obrigado mesmo.... Estou.t muito grato....

Agora vou estudar isto e fazer exercicios do genero para ver se os consigo resolver... É que o meu problema er anao saber começar a resolver....

Muito obrigado mais uma vez...

Obrigado pela tua paciencia e disponibilidade...

Cumps

Monky

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora