• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

zero-cool

Efeito ofuscador

19 mensagens neste tópico

Viva,

Gostava de produzir um efeito de transparencia/ofuscador como o fundo do menu do site Woman's Secret. Já andei aqui às voltas com o Fireworks CS3, mas até ao momento nada.

Alguém sabe como posso produzir esse efeito?

Abraço,

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pode me explicar o que quer?

Efeito ofuscador?

Mecho com PHOTOSHOP faz uns 2,3 anos,nele posso saber fazer.Basta me explicar o que que te ajudo.

PS:seu nick me lembra um filme...

;x

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Com o Fireworks acho que não vais lá... Acho que ele não tem filtros para blur como o TheDark disse, que é o que tu estás à procura.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nunca utilizei o Fireworks, mas segundo isto parece que tem:

Still in the Property inspector, click the Effect + symbol, choose Blur > Gaussian Blur, and set the Blur Radius to 1.5.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Viva,

Obrigado pelas respostas. Segui com o fireworks o "Gaussian Blur", mas contudo ele não "desfoca" como eu pretendo fazer. Será o Gaussian Blur do photoshop diferente do fireworks?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Segundo aqui:

You can't get this effect in Fireworks with the same level of realism and precision as Photoshop because of two main problems:

1) Fireworks has no blur type that creates lens blur type effects. Gaussian blur creates a different type of blur that looks much smoother.

2) You can't create a gradual change of blur amount using a value ramp, like a gradient, like the Lens Blur filter does in Photoshop. If you put a clone over top and blur the clone, then mask/erase parts so the original shows through, you'll notice the affect looks more like a haze or mist is over top of your original image. This is because the blur doesn't gradually increase, there's just semi-transparent blurred stuff over top.

Vou tentar em photoshop...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mesmo com o Photoshop (corrijam-me se estiver errado) eu acho que tu não podes fazer exactamente o que tu queres (aquilo que eu penso que tu queres). Que é criar uma imagem com blur e depois moves essa imagem e tudo que estiver por baixo fica desfocado. Eu acho que isso não é possível.

Tendo em conta o exemplo do site, para mim, aquilo são duas imagens, uma com blur outra sem, e depois é só mover uma por cima da outra e provoca o tal efeito. Dando a sensação que a imagem de cima é um espelho baço e que está "ofuscar" o que está por baixo, mas na verdade, não é isso que está a acontecer.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hey chief!

Here:

papbh7.jpg

How:

Seleccionas a zona que queres com a ferramenta de selecção.

Crias uma nova layer a partir da selecção (ctrl + J no photoshop).

Aplicas Gaussian Blur.

Apagas uma tira do lado direito da imagem (para a transição ser abrupta).

Aplicas nessa layer um drop shadow ou alternativamente crias uma layer por baixo desta, de cor preta e aplicas gaussian blur.

Metes no microondas e está feito.

Cheers!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mesmo com o Photoshop (corrijam-me se estiver errado) eu acho que tu não podes fazer exactamente o que tu queres (aquilo que eu penso que tu queres). Que é criar uma imagem com blur e depois moves essa imagem e tudo que estiver por baixo fica desfocado. Eu acho que isso não é possível.

Tendo em conta o exemplo do site, para mim, aquilo são duas imagens, uma com blur outra sem, e depois é só mover uma por cima da outra e provoca o tal efeito. Dando a sensação que a imagem de cima é um espelho baço e que está "ofuscar" o que está por baixo, mas na verdade, não é isso que está a acontecer.

Sim, de facto é essa a sensação com que fico também, mas nunca perco nada em perguntar. É possível que eles utilizando flash consigam fazer isso em tempo real, mas é esse o método. Por isso não irei conseguir fazer o que pretendo. Paciência. Virá o dia em que isto será previsto em programação... eheheh

Abraço,

EDIT: obrigado lugh pela explicação :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Dá para fazer com programação, aliás nem vejo outra forma de o fazer.

Queres ajuda a fazer isso em actionScript?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Fazer isso em tempo real iria custar muito ao processador sem necessidade nenhuma. Coisas como essas existem por exemplo no Vista, no Aero. E por alguma razão é a placa gráfica que trata do efeito, para libertar mais poder de processamento ao CPU. Logo, recomendo-te a fazeres com 2 imagens. O resultado final é mesmo e é bastante simples fazê-lo.

@lugh

Uh? Lês-te o que eu sugeri? E além do mais, tu disseste como o fazer no post anterior... Como é que não dá para fazer sem ser com programação? Acho que não estas bem a perceber a discussão...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

História da minha vida.... Não perceber a discussão  :cheesygrin:

@lugh

Uh? Lês-te o que eu sugeri? E além do mais, tu disseste como o fazer no post anterior... Como é que não dá para fazer sem ser com programação? Acho que não estas bem a perceber a discussão...

Eu disse como fazer aplicando o blur a uma nova selecção, ou seja, as imagens só irão coincidir uma com a outra quando a animação estiver no ponto de chegada.

All right?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tendo em conta a secção em que isto está e aquilo que ele pediu, acho que é mais que lógico que o "problema" dele não tinha nada a ver com flash/actionscript. Quando ele falou em programação, referia-se ao efeito de blur em tempo real e não a mover um layer de um lado para o outro, penso eu de que.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É possível que eles utilizando flash consigam fazer isso em tempo real, mas é esse o método.

Pelo menos falas em mover e o zero-cool fala em Flash.

Mover + Flash  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tendo em conta a secção em que isto está e aquilo que ele pediu, acho que é mais que lógico que o "problema" dele não tinha nada a ver com flash/actionscript. Quando ele falou em programação, referia-se ao efeito de blur em tempo real e não a mover um layer de um lado para o outro, penso eu de que.

Exacto. :) Take it easy guys :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

I'm cool... Just like you! ;)

Então nesse caso o Nazgulled tinha toda a razão:

Não estou a perceber a discussão.

Tens aqui a solução para fazer duma forma estática e a minha disponibilidade para te ajudar com uma forma dinâmica.

Dispõe!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

boas.

dei só uma vista de olhos muito superficial neste tópico, mas tenta fazer o seguinte:

- cria uma imagem com o fundo branco no photoshop, e depois aplica o blur.

- grava como pdf.

- importa para o blash, e no property inspector, onde diz color muda para alpha.

- A seguir muda aí para 50% de forma  à imagem ficar transparente.

espero ter ajudado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora