• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

mpeixoto

Portugal duplica pontos de acesso wi-fi em 3 anos

10 mensagens neste tópico

O número de pontos públicos de acesso sem fios à Internet duplicou em Portugal nos últimos três anos. Actualmente, existem mais de 1.600 hotspots activos, distribuídos por cafés, restaurantes, jardins, centros comerciais, hotéis e outros espaços culturais e de lazer de todo o país.

A procura destes pontos tem levado à implementação de infra-estruturas que respondam às necessidades dos utilizadores. Um responsável pela instalação de pontos de acesso da PT Wi-Fi, a líder em implementações, referiu ao O Público que, no ano passado, foram criados 300 novos hotspots e que, para 2008, é esperado um acréscimo semelhante.

Por parte da Vodafone os números também continuam a aumentar. Actualmente, a operadora já conta com 147 pontos de acesso activos, com perto de uma centena a concentrar-se em hotéis. Contudo, no caso da Vodafone, a oferta da ligação é da responsabilidade dos parceiros pois a operadora não possui uma lista dos hotspots gratuitos para o público.

Quanto ao grupo Sonae, do qual fazem parte as operadoras Optimus e Clix, a rede wi-fi não observou grandes alargamentos nos últimos três anos. Os espaços de acesso oferecidos pela Sonae mantêm-se praticamente os mesmos de sempre e cingem-se aos vinte centros comerciais do grupo empresarial.

A nível mundial, somam-se 232 mil pontos de acesso wi-fi - tanto pagos como gratuitos - distribuídos por 134 países, regista a JiWire. Os Estados Unidos continuam a liderar a lista dos países com maior número de hotspots ao disponibilizar mais de 62,7 mil pontos de acesso.

Fonte: http://tek.sapo.pt/4O0/827592.html

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E movimentos como o da Fon? Não contam?

O que é que um Fon tem a ver com um PT WIFI?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A notícia fala em access points tanto do PT WiFi como as da Clix/Novis/Optimus/Sonae, ou seja, não se refere apenas aos PT WiFi. Como tal, deviam também ser considerados os do Movimiento Fon.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

A notícia fala em access points tanto do PT WiFi como as da Clix/Novis/Optimus/Sonae, ou seja, não se refere apenas aos PT WiFi. Como tal, deviam também ser considerados os do Movimiento Fon.

Volto a fazer-te a mesma pergunta, o que é que esses acessos que referis-te além dos PT WIFI tem em comum com os do Movimento Fon???

Eu se quiser aceder ao PT WIFI só preciso de ter uma conta onde posso obte-la em vários locais, se quiser aceder a um acesso Fon sou obrigado a adquirir um Fonera e aderir ao movimento. Não me parece que seja a mesma coisa, comparar um Fon a um PT WIFI.

Fálo do PT WIFI porque só vejo PT WIFI's. Quando estive em Lisboa não precisei de utilizar a minha net da TMN no portátil porque encontrava sempre PT WIFI's e não há nada melhor que os PT WIFI's, tem boa cobertura e uma velocidade excelente. E não paguei nada pela minha conta PT WIFI, foi oferta da TMN...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu se quiser aceder ao PT WIFI só preciso de ter uma conta onde posso obte-la em vários locais, se quiser aceder a um acesso Fon sou obrigado a adquirir um Fonera e aderir ao movimento. Não me parece que seja a mesma coisa, comparar um Fon a um PT WIFI.

Informa-te melhor. Ao ligares-te a um AP do movimento podes comprar o acesso, tal como fazes com a PT WiFi.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Qual é o SSID das Fon? É que eu acho que ainda não vi nenhum...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

FON_* o público, MyPlace o privado

Há falta de divulgação do movimento cá em Portugal, muito por culpa da mentalidade portuguesa... Anyway, podes ver os access points disponíveis aqui: http://maps.fon.com/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tb tou ou tava convencido que para aceder á Fon tinha de ter o respectivo AP. Uma implementaçao bastante diferente do PT WIFI...

Mas explicate melhor...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Depois de te ligares a um AP do movimento, antes de fazeres o quer que seja, tens que fazer login como fonero. Para os não-foneros, existe a opção de comprar X tempo de navegação naquele AP.

Depois, conforme o profile de quem tem o AP, esse dinheiro vai na totalidade para a FON ou é dividido 50-50 pela FON e pelo fonero.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora