• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

mpeixoto

Vodafone vai integrar EeePC na oferta

9 mensagens neste tópico

A Vodafone deverá anunciar, provavelmente durante o dia de amanhã, 16 de Julho, um pacote de vendas composto pelo ultra-portátil Asus Eee PC e um equipamento de acesso à oferta de Internet móvel da operadora.

O Asus Eee PC, modelo 701, foi lançado em Portugal a 25 de Junho passado, em duas configurações diferenciadas pelo sistema operativo pré-instalado. A versão com sistema operativo Windows XP tem um preço de venda ao público de 329 euros, enquanto que a versão com sistema operativo Linux Xandros pré-instalado tem um preço de venda de 299 euros.

Segundo o que o Tek apurou, a Vodafone deverá comercializar o Asus Eee PC na sua versão Linux, incluindo diversas aplicações open-source de produtividade, em conjunto com uma pen USB para acesso à Internet móvel de banda larga.

O ultra-portátil da Asus possui um ecrã LCD de 17,8 centímetros de diagonal, webcam integrada, 3 portas USB, Wi-Fi, processador Intel a 630MHz, memória RAM de 512MB e 4Gb de memória Flash, com um peso total de 920 gramas.

Fonte: http://tek.sapo.pt/4O0/827717.html

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Parece que vai ficar assegurado o funcionamento dos modems na versão Linux...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas provavelmente o facto de os drivers serem proprietários pode facilmente significar que só funcionaram com a versão de Xandros pré-instalada, devido a falta de compatibilidade binária.

Mais uma vez se demonstra o efeito negativo que o software proprietário tem sobre a liberdade de escolha, pois tal como eu, outros não têm qualquer intenção e interesse em usar a distribuição que vem com o EeePC.

Não gosto da Xandros por, causa de escolhas por parte da Xandros de vária ordem como:

* Usar KDE, por omissão (não gosto de perder tempo a instalar este tipo de coisas). Que implica falta de usabilidade (embora hajam evoluções significativamente positivas na versão 4);

* Incluir software proprietário por omissão. Consigo entender (nunca gostar, ou resignar-me a isso, ou preferir tal situação) que em alguns casos tenha que se tenha que usar drivers proprietários, para que seja possível ter um computador minimamente utilizável, contudo software como o crossover, o gestor de pacotes proprietário da Xandros (mesmo que sendo possível não o utilizar, parece-me errado pagar por algo que não vou usar) e provavelmente outros;

* Burocracias necessárias para poder ter um sistema minimamente suportado (activações de acesso à rede Xandros);

* Acordos com a m$ft, relativos a patentes de software, por cedência a chantagem e estratégias de FUD da m$ft.

Enfim... É pena que continuem a vender poucos computadores sem sistemas pré-instalados (para quem quisesse)... Sendo que a Asus recusa-se a faze-lo, alguma escolha é menos mau, mas tão pouca ainda é mau.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vamos esperar como os outros fabricantes se vão comportar nas suas ofertas

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mais uma vez se demonstra o efeito negativo que o software proprietário tem sobre a liberdade de escolha, pois tal como eu, outros não têm qualquer intenção e interesse em usar a distribuição que vem com o EeePC.

Esta frase não faz sentido nenhum. Como tem um efeito negativo na liberdade, se estás logo a dizer que não tens qualquer intenção em obter o dito produto? Dá-me a entender que foste tu próprio que decidiste em não obter o produto.
0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Mas provavelmente o facto de os drivers serem proprietários pode facilmente significar que só funcionaram com a versão de Xandros pré-instalada, devido a falta de compatibilidade binária.

Penso que devem usar os drivers desenvolvidos neste projecto: http://www.betavine.net/bvportal/web/linux_drivers

Tanto quanto sei, são open source.

O facto da Vodafone comercializar o EeePc com o Xandros, significa que eles deverão contemplar sempre essa par, mas nada impede qualquer pessoa de desenvolver para outras distros/SOs.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Esta frase não faz sentido nenhum. Como tem um efeito negativo na liberdade, se estás logo a dizer que não tens qualquer intenção em obter o dito produto? Dá-me a entender que foste tu próprio que decidiste em não obter o produto.

O que não tem sentido é o teu raciocínio, porque estás a querer esgotar a liberdade no acto da compra do produto e a liberdade não se deve esgotar nesse acto, dever continua mesmo para quem compra o produto, porque não se trata de um produto único por muito que to queiram vender como tal. Num computador há uma clara separação entre o que é o hardware e o que é o sistema operativo, e o facto de este computador estar a ser vendido com a escolha entre dois sistemas operativos que são comodities e o facto de ser possível intalar ainda outros sistemas operativos que são comodities, demonstra que há de facto uma separação.

É que vender um produto que tem unicidade não é a mesma coisa que vender um bundle de produtos e ainda menos quando é bundle de produtos e serviços (como é no caso desta oferta Vodafone).

Rui:

Pensas? Que te leva a pensar? Já tiveste um nas mãos para confirmar? Ou acreditas como num acto de fé?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Rui:

Pensas? Que te leva a pensar? Já tiveste um nas mãos para confirmar? Ou acreditas como num acto de fé?

Tanto quanto sei, foi a Vodafone que iniciou o projecto que referi.

E, também tanto quanto sei, que é aqueles drivers que a Vodafone costuma recomendar a quem tem linux.

Aliás, se olhares para o canto superior direito da página que indiquei, tens mais um motivo para acreditar que a Vodafone vai usar aqueles drivers.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok! Isso é uma razão válida e forte para acreditar nisso. Mas gostava mesmo de uma confirmação, para poder ficar descansado. Se assim for, a Vodafone ao disponibilizar o driver dessa forma teve um comportamento exemplar.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora