• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Elek

View no sqlserver

10 mensagens neste tópico

Boa tarde, estou a desenvolver uma aplicação em vb.net e esta irá ter uma parte de controlo de datas de validade. O pretendido era que o software preenche-se uma DataGridView com todos os produtos que a data expira na data da pesquisa ou quando faltar 3 dias para expirar... a minha dúvida é qual a query que tenho que fazer na view do SqlServer...

os campos são:

Cod_Produto, Designacao, DataValidade

Se alguém me puder ajudar, agradeço.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Select Cod_Produto, Designacao, DataValidade
From MyTable
Where DataValidade between @data And DateAdd(day, 3, @data)

Sendo @data obviamente a data usada como parâmetro de pesquisa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu faria uma Função e não uma Vista e faria algo do género:

CREATE FUNCTION ValidadeProdutos
(@Validade datetime)
RETURNS TABLE
AS
RETURN
SELECT Cod_Produto, Designacao, DataValidade FROM "Tabela" WHERE DataValidade=@Validade OR DataValidade=Dateadd(day, 3,@Validade)

/* Para usar basta chamar a função */

SELECT * FROM ValidadeProdutos("Data")

Não sei se está a funcionar tudo certo porque não testei mas deve estar

"Tabela" -> Nome da tua Tabela e "Data" -> Data que queres pesquisar

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pois eu pensei construir a view, porque depois irá servir para ler na datagridview... as funções não sei se dá para ler.. Se der diz alguma coisa, para já vou tentar o primeiro exemplo, e já dou noticias..

Obrigada  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pois eu pensei construir a view, porque depois irá servir para ler na datagridview... as funções não sei se dá para ler.. Se der diz alguma coisa, para já vou tentar o primeiro exemplo, e já dou noticias..

Obrigada  :)

Pois, isso é que não dá para fazer directamente acho que só mesmo usando um procedimento armazenado para chamar a função

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Select Cod_Produto, Designacao, DataValidade
From MyTable
Where DataValidade between @data And DateAdd(day, 3, @data)

Sendo @data obviamente a data usada como parâmetro de pesquisa.

desculpa... mas podes-me explicar melhor esse @data? é isto é para colocar na view do sqlserver e eu não estou a ver como vou meter isso... desculpa se não estou a ver bem as coisas ou a perceber mal o que quiseste dizer :S

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

desculpa... mas podes-me explicar melhor esse @data? é isto é para colocar na view do sqlserver e eu não estou a ver como vou meter isso... desculpa se não estou a ver bem as coisas ou a perceber mal o que quiseste dizer :S

o @data é uma variável, é o parâmetro da data de validade  com a qual pretendes pesquisar produtos.

E só me lembrei agora mas numa vista se não me engano não podes passar parâmetros tens que usar um procedimento armazenado.

Não leves a mal perguntar-te isto mas parece-me que não tens muitos conhecimentos de SQL, acho o melhor arranjares algum livro para te ajudar um pouco mais

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

as views e a storeds nao tenho mesmo nenhuns e o código que sei não é para coisas complexas como é este caso.. o problema é que tenho alguma urgencia nisto... eu sei que era uma variável, e o meu grande problema nem está no sql neste momento. está que para ler numa datagridview tem que ser através de uma view (se quiser fazer query's) acho eu, daí eu não perceber onde é que depois chamo a variável... essa é a minha maior dúvida neste momento...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

as views e a storeds nao tenho mesmo nenhuns e o código que sei não é para coisas complexas como é este caso.. o problema é que tenho alguma urgencia nisto... eu sei que era uma variável, e o meu grande problema nem está no sql neste momento. está que para ler numa datagridview tem que ser através de uma view (se quiser fazer query's) acho eu, daí eu não perceber onde é que depois chamo a variável... essa é a minha maior dúvida neste momento...

Não tem que ser com views.

Tenta perceber os seguintes links pode ser que te ajudem:

Essas páginas é do jpaulino membro aqui do fórum.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora