• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

greed

Dúvida em Formas Normais

11 mensagens neste tópico

Dps de fazer as tabelas de um projecto, q era fzr uma bd dum clube de futebol, chegamos a conclusao que as tabelas estavam tds na FNBC.

Na realidade a minha questao é: isso nao está já implicito? Aconteceu-te alguma vez criares as tabelas e teres k alterar alguma coisa?

Inda vou ter exame teorico disto convinha saber ... lol. isso e os índices q tb so' sei fazr index mas n percebo cm funciona.

Abrc.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Dps de fazer as tabelas de um projecto, q era fzr uma bd dum clube de futebol, chegamos a conclusao que as tabelas estavam tds na FNBC.

Na realidade a minha questao é: isso nao está já implicito? Aconteceu-te alguma vez criares as tabelas e teres que alterar alguma coisa?

Não está anda implicito e sim já me aconteceu em modelo complexos.

O que também me acontece, derivado da experiência, é que o modelo final seja desenhado muito mais depressa do que o fazia há uns anos atrás, com tabelas normalizadas como deve ser ou desnormalizadas por questões de performance.

É possível que no exercício que te deram, sendo académico, não fosse suficientemente complexo para te deparares com esse tipo de problema, sendo fácil desenhar "à primeira" um modelo normalizado.

Inda vou ter exame teorico disto convinha saber ... lol. isso e os índices q tb so' sei fazr index mas n percebo cm funciona.

Abrc.

Os índices são apenas formas de ordenação da informação nas tabelas, que permitem aos SGBDs usá-los, ou não, para aumentar a performance nas pesquisas. Quando se faz um comando select, o SGBD analiza a query e verifica se existe algum índice que possa ser útil na recuperação da informação, em caso afirmativo, o SGBD percorre a tabela usando esse índice, tornando a execução da query mais rápida do que se tivesse de percorrer toda a tabela.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

daqui a uns dias, quando começar a estudar para exame de BD, vai-me dar muito jeito  :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que também me acontece, derivado da experiência, é que o modelo final seja desenhado muito mais depressa do que o fazia há uns anos atrás, com tabelas normalizadas como deve ser ou desnormalizadas por questões de performance.

É possível que no exercício que te deram, sendo académico, não fosse suficientemente complexo para te deparares com esse tipo de problema, sendo fácil desenhar "à primeira" um modelo normalizado.

Boa explicacao para os indices, ja percebi ao menos para q serve agr preciso de perceber cm funciona.

Pa, o meu projecto, eu agr n tenho aqui o modelo E-R mas nao era assim tao simples. Eu dps meto aqui.

Para ser verdadeiro, cm houve divisao de tarefas durante o projecto, nao cheguei a fazer a avaliacao das tabelas para ver se elas tavam na FNBC, ficou o meu colega de a fazer, no entanto lembro-me de ele perguntar-me se dava para aldrabar a interpretacao de determinada tabela, acho que era um atributo que dependia de outro, e acabamos por razoes de "facilidade" dizer que o atributo nao dependia. E assim ja tava td na FNBC. Atencao: n tenho a certeza se foi isto q aconteceu ja q tava concentrado na minha parte.

Abrc.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boa explicacao para os indices, ja percebi ao menos para q serve agr preciso de perceber cm funciona.

A forma de funcionamento é relativamente simples. Quando se cria um índice o SGBD usa uma btree para indexar os registos pelos valores da coluna sobre a qual incide o índice.

Ou seja, os registos passam a estar ordenados pelos valores da coluna que tem o índice.

Quando um índice é usado num join, por exemplo, o SGBD vai usar a ordenação para percorrer a tabela e assim encontrar os registos em causa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

daqui a uns dias, quando começar a estudar para exame de BD, vai-me dar muito jeito  :)

Junto-me a grupo dos interessados e dos que vão ter de fazer exame neste semestre..  :hmm:

Mas por acaso isto dá-me mais jeito para a Engenharia de software do que para BD em si, já que eu tenho duas cadeiras separadas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Conseguesme dar um exemplo em que nao te deu jeito normalizar as tabelas por questoes de performance?

abrc.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Conseguesme dar um exemplo em que nao te deu jeito normalizar as tabelas por questoes de performance?

abrc.

se tu sabes que nunca vais alterar os valores das tabelas, a normalização pode ser prejudicial em termos de desempenho (pois vai obrigar-te a consultar duas tabelas em vez de uma).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

abrc.

se tu sabes que nunca vais alterar os valores das tabelas, a normalização pode ser prejudicial em termos de desempenho (pois vai obrigar-te a consultar duas tabelas em vez de uma).

claro ... tem logica.

tive a ver cardinalidades no meu projecto (clube de futebol) e tenho a seguinte duvida:

Sabendo que um clube tem que ter 1 ou mais nucleos associados a ele,

no desenho do modelo E-R tenho:

[Clube] 1 "Organiza-se em" 1..* [Núcleos]

O que esta' entre []'s sao entidades e o que esta entre "" uma relacao.

esta bem feito? Temos neste caso aquela cena do "ovo e da galinha" ->

Paradox This is a 1:M relationship mandatory on both sides. As with the physical segment situation, the "Chicken and the Egg" is involved since you have to have a person to have citizenship, but citizenship to have a person.

:wallbash:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

abrc.

A questão não é "não dar jeito normalizar", mas sim "dar jeito desnormalizar". Ou seja, normalizas o teu modelo de dados e depois desnormaliza-lo por questões de performance, como por exemplo, replicação de dados em duas tabelas para evitares um join.

Atenção que estas desnormalizações só devem ser feitas quando efectivamente se sabe o que está a fazer, ou seja, não é por se replicar um campo em duas tabelas e por se evitar um join que vamos ter um aumento de performance significativo e garantido.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora