• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

barao78

C++ e bases de dados

5 mensagens neste tópico

Olá pessoal!

Devido ao tempo que passei na faculdade tive de me tornar experiente em Fortran, Matlab, SQL e php. Também tive de aprender um bocado de Assembly, Java e pascal (que já não me lembro nada). Achei especialmente interessante as potencialidades da dupla php/mysql, pelo que achei que seria interessante o desenvolvimento de programas que interagissem com uma base de dados sem ser necessariamente num ambiente para a web. Pensava então que já era um programador experiente. lol  :biggrin:

Fui então aconselhado que a escolha acertada seria usar C++, usando como compilador o Visual C++ 2008 Express Edition, já que era grátis. Investiguei um bocado e vi que até dava para fazer altos gráficos e (dizia) até jogos como os que me fartei de jogar como o Quake 3, etc, etc.

WOW! Fiquei logo todo excitado com as possibilidades do que poderia fazer. :cheesygrin:

No entanto, quando comecei a tentar programar o obrigatório "Hello world!" reparei que a coisa não ia ser assim tão fácil como a pintavam. Aliás depois de dias as voltas a (re)aprender a fazer inputs e outputs, ifs, loops, etc, cheguei a conclusão que afinal o C++ complica (muito) mais do que simplifica. :nono1: Afinal não é suposto que quanto mais alto o nível maior a facilidade para o programador de ler o programa? Enfim, há coisas que me parecem bastante redundantes como por exemplo o "cout <<", etc, mas enfim, o mais natural é que a culpa é de ainda ser muito fresquinho nesta nova linguagem. :-[

Mas enfim, indo ao que realmente interessa.

Tenho procurado por toda a net algum tutorial sobre como efectuar a ligação com C++ a um servidor de base de dados (mysql ou SQL server 2005 [que era o que vinha com o Visual C++]) e a verdade é que não encontro nada decente. E contava eu que isto fosse tão bem documentado e fácil de se fazer como é com o PHP, estava bem enganado.

Venho então em pedido do vosso auxilio, se me podem indicar alguma luz sobre este tema.

1 abraço a todos!

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não tenho experiência a utilizar bases de dados com C++, mas vê se isto te ajuda a começar, e depois isto para C++. Isto para MySQL.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sinceramente acho que não será a tua melhor escolha enveredares por C++ para trabalhares com bases de dados, mas se trabalhares com managed C++ (que é como quem diz C++ para a plataforma .Net) terás as mesmas facilidades que em C# ou VB.Net, aconselho-te arranjares um livro sobre o assunto, vê Pro Visual C++/CLI and the .NET 3.5 Platform pode ser que ajude.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Viva ,

Este topico já tem algum tempo mas mesmo assim decidi responder ...

Encontrei um bom livro  .

Certamente que todos conhecem o Autor Luis Damas .

Chama -se SQL (Structured Query Language)

Tem exemplos em como ligar a base de dados em C , VB6 , VB.net

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Alguma experiência depois, em Windows com MFC, as classes CDatabase e CRecordset simplificam muito o acesso a dados através de ODBC. Com OLEDB também, mas geralmente ODBC é a melhor escolha.

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora