• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Elek

Talões

13 mensagens neste tópico

alguém sabe como é  que crio um talão para a restauraçaõ?... tipo ja criei o cabeçalho e o rodapé. o meu problema agora é como é que vou buscar a ultima factura registada naquela caixa à base de dados e depois apresentar no talão por exemplo:

Iva    Artigo  Quant.  Preço Unitário  Preço

5%  Ananás    7          1,00 €          7,00 €

20% Manga      3          1,00 €          3,00 €

basicamente isto.. ou seja ele tem que pegar no produto, somar as quantidades que foram registadas desse produto e somar o valor unitário... agora... como é que eu faço isto? Pode ser uma coisa muito básica, mas eu não estou a ver  :wallbash:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O IVA, nome e preço estão na base de dados. As compras também. Seleccionas os produtos e as quantidades que estão na última entrada das compras, depois é matemática simples (qtd * prc)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

peço desculpa.. mas ja agora, sabes o código de sql para seleccionar o último registo?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se tiveres ID's em cada, e o ID for aumentando, basta fazer "SELECT * FROM compras ORDER BY 'id' DESC LIMIT 1".

Podes fazer isso para o ID ou para a data...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Presumo que estejas a usar SQLServer, e se for esse o caso, se na tabela tiveres a gerar ID's automaticamente (Se estiveres a usar IDENTITY), basta fazeres isto:

SELECT IDENT_CURRENT('Nome da Tabela') FROM Nome da Tabela

Esta consulta vai devolver-te o último ID do último registo inserido na tabela

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

alguém sabe como é  que crio um talão para a restauraçaõ?... tipo ja criei o cabeçalho e o rodapé. o meu problema agora é como é que vou buscar a ultima factura registada naquela caixa à base de dados e depois apresentar no talão por exemplo:

Se entendi bem tu queres após inserir o registo, imprimir a factura. O melhor método é executar um ExecuteScalar() e retornar o número inserido usando o @@IDENTITY

Podes ver um exemplo em:

@@IDENTITY – Verificando Registo Inserido

http://vbtuga.blogspot.com/2008/05/vbnet-dicas-de-programao-4.html

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se entendi bem tu queres após inserir o registo, imprimir a factura. O melhor método é executar um ExecuteScalar() e retornar o número inserido usando o @@IDENTITY

Por acaso não me lembrei desse, tanto o @@IDENTITY com IDENT_CURRENT permitem devolver o ultimo registo inserido, mas penso que no caso dele é capaz de interessar o IDENT_CURRENT, pois este permite obter o ID de uma tabela específica quando quiser, enquanto que o @@IDENTITY devolve ID após ter sido inserido um registo penso que é assim mas posso estar equivocado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Por acaso não me lembrei desse, tanto o @@IDENTITY com IDENT_CURRENT permitem devolver o ultimo registo inserido, mas penso que no caso dele é capaz de interessar o IDENT_CURRENT, pois este permite obter o ID de uma tabela específica quando quiser, enquanto que o @@IDENTITY devolve ID após ter sido inserido um registo penso que é assim mas posso estar equivocado

Sim é verdade mas o @@IDENTITY executa uma inserção e devolve o número para utilizar para impressão, sem ter de fazer mais um pedido ao servidor. O normal é, parece-me, inserir e imprimir o talão logo de seguida.

Mas é obviamente uma decisão do Elek - ambas são uteis.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

bem tenho andado a experimentar tudo isso... mas as coisas não estão faceis...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

<--------------------

opa desculpem lá... mas ja agora, o que é o karma que aparece aqui de lado?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ahhh.. procurei em todo o lado e nao estava a achar... procurei mal :S

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora