• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

djthyrax

Arch Linux 2008.06 (Overlord) release

21 mensagens neste tópico

The 2008.06 images are out. This release introduces many changes.

- 'base' category is always installed

- Use of UUIDs for persistent device naming

- Availability of USB disk images alongside traditional ISOs

- True live Arch installation environment

- Inclusion of the beginner's guide from the wiki

- Documentation updates

- Includes the current stable kernel, 2.6.25.6

in: http://archlinux.org/news/398/

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Vejo que é a tua distro favorita, se andasses por ai a vende-la :biggrin:, que argumentos apresentavas?? Muito resumidamente

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se andasse a vender distros, não seria Arch que vendia. :P

Para vender ao típico utilizador doméstico, vendia Ubuntu, porque é das distros que melhor se adaptam a eles. Para alguém que sabe alguma coisinha, gosta de ter um sistema afinadinho e que não se importa de alterar umas configurações mas não gosta de arrancar cabelos com compilações, recomendaria Arch.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sempre o mesmo tirácio, sempre a pensar demasiado para além do que lhe é perguntado...

Não punha as minhas mão no fogo mas eu diria que a pergunta do Craftsoul foi simples e só queria saber, quais os teus argumentos para considerares Arch a tua distro preferida. O termo vender era um suponhamos, não era mesmo se tivesses a vender... :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sempre o mesmo tirácio, sempre a pensar demasiado para além do que lhe é perguntado...

Não punha as minhas mão no fogo mas eu diria que a pergunta do Craftsoul foi simples e só queria saber, quais os teus argumentos para considerares Arch a tua distro preferida. O termo vender era um suponhamos, não era mesmo se tivesses a vender... :P

Eu percebi, mas foi para mostrar que não sou um agarrado ao Arch, que vejo mais do que Arch à frente, e, embora o considere a melhor opção para mim, não a considero a melhor opção para o comum mortal. :P

Defeito meu, que queres que te faça? ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Que te cures xD

Poderias ter dito isso tudo que acabaste de dizer, respondendo à pergunta que te foi feito sem pensares demasiado :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Hehe, se calhar devia ter referido algumas coisas mais.

Fiz a pergunta pq de ubuntu ja tou completamente enjoado, neste momento ate tou com o Mint so pa enganar os olhos, mas é a mesma coisa, e pq queria um ou varios motivos para fazer uma muda de distro, dai ter perguntado o porquê de defenderes o arch.

Mas esta mudança é so mesmo a titulo de curiosidade e comodidade, pq qq  uma preenche os meus requesitos, pelo menos pa ja!  :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tudo depende do utilizador. Depende dos conhecimentos, da vontade que tem de perder tempo, etc.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tudo depende do utilizador. Depende dos conhecimentos, da vontade que tem de perder tempo, etc.

LooooL tu as vezes fazes lembrar o Sócrates, falas falas e não dizes nada rapaz... explica la o porque de preferires Arch, quais são aqueles pequenos promenores na distribuição que te fazem afirmar isto....

Se andasse a vender distros, não seria Arch que vendia. ;)

Para vender ao típico utilizador doméstico, vendia Ubuntu, porque é das distros que melhor se adaptam a eles. Para alguém que sabe alguma coisinha, gosta de ter um sistema afinadinho e que não se importa de alterar umas configurações mas não gosta de arrancar cabelos com compilações, recomendaria Arch.

Em que, que o arch é mais simples que um debian mas mais configurável que um ubuntu na tua opinião claro, que é isso que te foi pedido!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

explica la o porque de preferires Arch, quais são aqueles pequenos promenores na distribuição que te fazem afirmar isto....

http://www.portugal-a-programar.pt/forums/topic/0-find-topic/?do=findComment&comment=198286

Em que, que o arch é mais simples que um debian mas mais configurável que um ubuntu na tua opinião claro, que é isso que te foi pedido!

Apenas se falou em Arch e Ubuntu. Anyway, recomendo esta leitura sobre o Arch: http://wiki.archlinux.org/index.php/The_Arch_Way

Uma comparação entre Ubuntu, Debian e Arch?

O Ubuntu é mais virado para o comum mortal, que só lhe interessa fazer 2 cliques e ter um programa instalado, olhar para uma mensagem de erro e percebê-la, que não se quer preocupar com nada mais do que o aspecto. Para isso, é, na minha opinião, automatizado demais. No entanto, também tem os seus pontos fortes: só consegui configurar correctamente a minha placa de som graças a 1 dos muitos softwares desenvolvidos pela Canonical para o Ubuntu (http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=17804).

O Debian é o pai do Ubuntu. Nâo se preocupa tanto com a impressão que os seus utilizadores têm dele. Apesar de automatizado como o Ubuntu, é flexível e deixa-te criar um sistema modular sem complicações, e tem pacotes para tudo o que te lembres. Tem uma política de releases diferente do Ubuntu e do Arch, nota-se muito nisso o foco no mundo dos servidores (quando é preciso fazer updates, é porque é mesmo grave).

O Arch... é outro mundo. Consegue ser ainda mais flexível que o Debian e graças aos seus pacotes optimizados para i686 consegue ser o "Gentoo descomplicado". No entanto, isso tem algumas consequências: tens de aprender a mexer por trás da roupa toda, mas tens tudo bem organizado, nada de mestelas. Tens o belo do rc.conf que te ajuda a poupares trabalho mas sem te tirar nenhuma flexibilidade. Tens também o AUR, para os verdadeiros obcecados por optimização, o emerge do Arch, sem dúvida alguma.

Qual deles o melhor?

Como disse aqui (http://www.portugal-a-programar.pt/forums/topic/0-find-topic/?do=findComment&comment=198528), tudo depende do utilizador: dos conhecimentos, paciência, ...

Queres que as coisas simplesmente funcionem? Ubuntu.

Queres ter algo rocksolid sem teres que perder muito tempo? Debian.

Queres ter algo à tua medida, sem lixo, rápido, sempre actualizado mas no entanto estável? Arch.

Já tens sumo suficiente ou queres mais? ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bom post!!!

Foram precisos 4 post mas finalmente conseguiste responder ao Craftsoul "com cabeça tronco e membros!"  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É sim bom post! Eu nao insisti muito pq entendo que da um bocado de trabalho formalizar um post assim! Mas tambem fica aqui registado a comparaçao para quem vier de fora...

Quanto as distro, agora que vou ter um pouco de mais tempo, vou fazer um "tour". Vou encher o olho com KDE4  do fresco fedora 9, ainda nao o experimentei com uma instalaçao por defeito, e depois vou ver esse arch.

Existe alguma especie de tutorial basico para o caso de surgir alguma conf mais avaçada?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Estive ontem a tentar instalá-lo no VMWare, e não consegui por o Xorg a funcionar...

Quando fazia Xorg -configure pura e simplesmente o ecrã ficava todo preto. Tinha que reiniciar, e depois chegava à conclusão que o ficheiro de configuração não tinha sido criado :\

Quando tiver mais alguns tempo livre, tenho de ver se volto a tentar instalá-lo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sei. Qual é o nome completo do pacote? É só vesa?

O que eu acho estúpido, é que supostamente o comando que executei apenas ia gerar o ficheiro de configuração. No máximo, só devia dar problemas quando eu tentasse aplicar as novas definições.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu usei o do vmware. Depois posso tentar com o vesa, mas acho estranho que seja esse o problema.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se não der, mete aí o log do X.

Não havia log do X. Ele nunca tinha chegado a ser executado. Eu só tentava gerar o ficheiro de configuração.

De qualquer forma, parece que o problema está resolvido. Não sei porquê, quando gero o ficheiro, tenho que fazer reset, mas parece que afinal o ficheiro sempre é gerado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ainda bem que resolveste. Eu o meu gerei com um programa da nvidia, mas também já usei o hwd para o fazer. Fica a dica. :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora