• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

mcomatic

Triângulo equilátero inscrito em triângulo

7 mensagens neste tópico

Desafio:

Como construir um triângulo equilátero inscrito num outro triângulo qualquer?

:P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Traça-se as 3 bissectrizes do triângulo qualquer, encontrando-se o incentro do triângulo. Posteriormente, desenha-se o círculo  que tem como centro a intersecção das bissectrizes e que é tangente aos lados do triângulo (círculo inscrito). Depois pode-se aproveitar a intersecção das bissectrizes com o círculo e temos os 3 vértices do triângulo equilátero. Basta então ligar.

Estarei certo?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Logo vi que era muito básico para ser verdade. Fail! :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sei se estão a tentar... mas se não estão a tentar por dificuldades em fazer experiências, usem o Geogebra (já foi falado no fórum várias vezes).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não sei se estão a tentar... mas se não estão a tentar por dificuldades em fazer experiências, usem o Geogebra (já foi falado no fórum várias vezes).

Eu tive a tentar uns minutos com o Kig, mas nao encontrei, ainda... Se encontrar meto aqui...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok, isto parece que já está a cair no esquecimento... eu sei que isto é sempre difícil qd nunca se viu fazer  :)

deixo aqui a resposta para quem estiver curioso.

Reparem como se vão fixando os vértices nos lados e depois é só uma questão de semelhança de triângulos.

Cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora