• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

mcomatic

Dividir figura em 3 partes (formas idênticas)

17 mensagens neste tópico

Já ando às voltas com isto há demasiado tempo... :wallbash:

Algumas pessoas têm o dom de olhar e descobrir logo!!! que raiva!!  :(

Não sei a resposta, vejam lá se me resolvem isto!!  :-[

O problema é o descrito no título do post, dividir, em três partes iguais (formas idênticas) a figura abaixo.

figdiv3partespk7.th.png

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

asdasdfd0.th.png

3 partes iguais. Agora formas idênticas, não sei se será possível.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Faz um programa que resolva/verifique se tem solução é um bom desafio.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

3 partes iguais. Agora formas idênticas, não sei se será possível.

Possível é... isto está num livro e é um dos problemas do Nob Yoshigahara.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já agora... Isso tem que preservar os quadrados intactos ou nem por isso?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já agora... Isso tem que preservar os quadrados intactos ou nem por isso?

Nada no enunciado do problema o indica.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Fazendo divisões na horizontal, paralelas às margens, com altura de 4/3, parece-me que permitia obter as 3 figuras iguais.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Fazendo divisões na horizontal, paralelas às margens, com altura de 4/3, parece-me que permitia obter as 3 figuras iguais.

ok! Já está! :P Estava a precisar de ver números para resolver isto! :D

thx Rui Carlos

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se a solução é essa, o problema é completamente estúpido.

Para que servem os quadrados então? Para confundir? Não faz sentido... Óbvio que isso é sempre uma solução, seja que figura for, dá sempre para fazer isso. Para mim, aquilo está dividido por quadrados por alguma razão. Dividir assim é estúpido e o problema ridículo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Os quadrados pode ser simplesmente para marcar tamanhos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Oh, please... É estúpido na mesma.

Não é preciso ser-se o Einstein para chegar à conclusão de qualquer figura geométrica pode ser dividida em quantas partes tu quiseres iguaizinhas. Não havendo limitações, é muito fácil, é só fazer as contas...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Haha!!! É isso mesmo!!!

problemaresbg1.th.png

Cheguei a fazer uma cena assim parecida, mas saíam-me mais de 3 partes.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Não é preciso ser-se o Einstein para chegar à conclusão de qualquer figura geométrica pode ser dividida em quantas partes tu quiseres iguaizinhas. Não havendo limitações, é muito fácil, é só fazer as contas...

Dada uma figura geométria, não a consegues dividir em quantas partes iguaizinhas quiseres.

Há figuras sem eixo de simetria, logo que não te permitem dividir em duas partes iguais, quanto mais em quantas quiseres.

Não se está a falar na mesma área, mas em figuras iguais.

De qualquer forma concordo contigo, deve haver outra solução..

Edit: e mesmo com eixo de simetria não sei se podemos considerar válido.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ai é?

@ Warrior: é bem provável que não haja outra solução. Afinal toda a gente que olhe para aquela imagem fica a tentar juntar quadrados. Se existisse uma solução desse tipo algum de nós a teria descoberto. A elegância desta solução reside exactamente na sua simplicidade e em usar o facto de que qualquer linha vertical que intersecte a figura percorre igual distância sobre ela,e sobretudo em ignorar as divisórias dos quadrados que nada têm a ver com a figura geométrica..

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se a solução é essa, o problema é completamente estúpido.

Para que servem os quadrados então? Para confundir? Não faz sentido... Óbvio que isso é sempre uma solução, seja que figura for, dá sempre para fazer isso. Para mim, aquilo está dividido por quadrados por alguma razão. Dividir assim é estúpido e o problema ridículo.

É verdade é que é difícil dividir a imagem em três partes assim sem fazer uma outra cujos quadrados estejam ampliados para o triplo e por isso podemos considerar esta solução - tratando-se da imagem que estava no enunciado e considerando que não há computadores para fazer linhas direitinhas - impraticável. Mas depois de feita essa ampliação é muito fácil fazer a divisão 1/3.

Tenho pena que o livro não tenha soluções para ter a certeza que não há uma solução que segue os riscos apresentados...

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu sinceramente concordo com o Nazgulled.

Acho que de qualquer forma é estúpido estarem ali os quadrados. Não apresenta qualquer lógica de raciocínio.

Se não, depois de fazerem o dito cujo, porque não tiraram as linhas dos 'quadrados', dado que, "eram apenas para medições"?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora