• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

msr

Bibliotecas de C e Electrónica

7 mensagens neste tópico

Boas pessoal,

Tenho algumas bases de C. Conheço relativamente bem as bibliotecas stdio.h, stdlib.h, ctype.h, string.h...etc, as "bibliotecas base" da linguagem. Também tenho algumas noçoes de Algoritmia.

No entanto, uma vez que a minha área (curso) é Electrónica gostava de saber como juntar C à Electrónica? Não sei como, mas sei que uma das utilidades de C é essa, usando-se por exemplo na programação de PIC's.

Para começar, que bibliotecas me recomendam e onde as posso encontrar?

Estou um bocado perdido na questão da ligação de C (ou outras linguagens) à Electrónica... Qualquer esclarecimento relativo a este assunto seria muito bem vindo. Desde já obrigado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Penso que o ambiente de programação para os chips é normalmente fornecido pelos fabricantes e já traz bibliotecas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

normalmente programam.s circuitos integrados no maximo com assembly. para ligares c a electronica tens de tar num projecto "profundo".

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Tu tens material para programar em C e depois compilas aquilo e 'o gajo' faz-te o .HEX prontinho para mandar para o PIC.

Eu já á uns meses que não mexo nisso, tenho isso é no pc do 'laboratório de electrónica" :P

Ve lá se ajuda em qq coisa:

http://www.electronicapt.com/forum/b14/(pic)-microchip-mplab-e-pic's/

Andei á procura de mais coisas mas não achei nada... só achei este exemplo de codigo de um teste que fiz com 2 led's e um botão:

#include <16f84A.h>
#fuses xt, nowdt, noprotect
#use delay(clock=4000000)
main()
{
   int var;
   int var_1;
   var_1=1;
   outpout_high(PIN_A2);
   outpout_low(PIN_A3);
        while(var_1=1)
      {
      var=input(PIN_B1);
            delay_ms(5);
            if(var==0)
            {
                delay_ms(5);
            }
      if (var==0)
      {
         outpout_high(PIN_A2);
         outpout_high(PIN_A3);
      }
            else
            {
               output_low(PIN_A2);
         output_low(PIN_A3);
           }
      }
}

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

C serve para criar programas para serem executados por processadores digitais. Trata-se de uma linguagem genérica, mais orientada para o baixo nível porque permite uma manipulação muito directa do hardware e exige muito poucos recursos (memória, capacidade de processamento, ...), mas é uma ferramenta, não tem nenhuma ligação especial com nenhuma área em particular.

Quanto às bibliotecas incluídas, depende da aplicação. Foram criadas a stdio, string, etc, por uma questão de standardização. Mas cada sistema (de hardware) pode ter as suas próprias bibliotecas, dependendo das particularidades desse sistema (como recursos disponíveis). Os compiladores de C (e outras linguagens também) apenas traduzem C na linguagem máquina de uma determinada architectura; é essencialmente apenas isso que fazem. Depois, existem bibliotecas que tratam de outros aspectos inerentes ao sistema em particular para o qual se quer fazer um programa, biliotecas estas desenhadas pelo fabricante ou qualquer outra pessoa que conheça bem o hardware a que se destinam.

Um PIC, ou um AVR, ou tantos outros que existem, são ICs que incluem um processador, memória de programa, memória RAM, alguns periféricos e outras coisas. Talvez fiques mais esclarecido se pegares na datasheet de um desses chips, por exemplo esta que é de um dos AVR mais simples (aquele que era usado nas famosas "boxes" da TVcabo, o AT90S1200):

http://www.atmel.com/dyn/resources/prod_documents/doc0838.pdf

Tens aqui pequeno tutorial em português com um outro chip da familia AVR:

http://www.electronicapt.com/forum/b14/(avr)-micro-tutorial/

Eu costumo programar em C microcontroladores com uma memória de programa tão pequena como 2K; isto é possível se conhecermos bem o compilador e o código gerado por ele.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

a placa de desenvolvimento ARDUINO da para programares em C e acenderes leds etc.. procura no google por essa placa.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora