• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Ridelight

[VB6] Loops

1 mensagem neste tópico

Loop FOR

FOR é utilizado para os loops quando sabemos o número de vezes que queremos executar o loop.

FOR (inicio) TO (fim) STEP (passo)

   

        ........

NEXT

A sentença realiza uma repetição desde o inicio ao final do loop.

NEXT serve para delimitar o final do loop, quando se encontra com o NEXT volta-se outra vez ao princípio do FOR, assim até realizar o número de repetições definidas.

Existe um valor que serve para indicar o intervalo que se deseja realizar de repetição para repetição, é o valor STEP. Um STEP 2 determinaria que entre repetições a variável aumenta 2 unidades. No caso de não indicar nada o valor pré-difinido é 1. Também podemos utilizar valores negativos.

Exemplo:

for i=0 to 9 step 3
      msgbox(i)
next

Este exemplo apresentaria uma mensagem com um numero da variável i, utilizada para apresentar o valor das repetições.

Loop FOR EACH

Um loop FOR especial, utilizado para percorrer os elementos de uma estrutura de dados.

A estrutura de controle FOR EACH serve para mover-se pelos elementos de uma estrutura de dados, como poderia ser um vector, e realizar ações para cada um dos elementos.

Vejamos com um exemplo esta estrutura de controle: No exemplo, primeiro criamos um vector e preenchemos com números cada um de seus campos, com um loop FOR normal. Mais tarde utilizamos o loop FOR EACH para aceder a cada uma das posições deste vetor de números e escrever na página cada um destes números.

dim tor(20)
for i=0 to 20
    tor(i) = i
next
for each i in tor 
    document.write (tor(i))
next 

Observemos o segundo loop, indica-se que para cada i (i é o índice com o qual podemos mover-nos no loop e na estrutura) dentro de tor (que é a estrutura, neste caso um vector) faça um document.write(tor(i)). Com tor(i) acessamos ao campo atual e document.write() serve para escrever algo na página web. Combinados, o que é escrito é o que existe na posição actual do vector.

Loop WHILE WEND

O loop WHILE...WEND serve para realizar um tipo de loop muito utilizado em programação que é o loop "Enquanto", que se executa enquanto se cumprir uma condição. A diferença do loop FOR é que este se utiliza quando não conhecemos o número de repetições que temos que realizar.

O loop funciona da seguinte maneira. Quando se vai executar, avalia uma expressão e verifica se esta dá resultados positivos. Se for assim, executa o corpo do loop (as sentenças que continuam até o WEND), caso contrário sai.

WHILE (condicao)
      
          ....
WEND 

Agora vamos ver um pequeno exemplo sobre este loop, que realiza uma conta número a número até chegar ao 13. Em cada repetição do loop mostra numa janelinha o número actual e oferece a possibilidade de alterá-lo, já que a janelinha é uma janela Input, que oferece a oportunidade de mudar o valor e devolve esse valor, mudado ou não. Como dizíamos, se deixarmos o exemplo sem alterar nada, contará até 13, mas se introduzirmos um número no inputbox continuará a conta pelo número introduzido. Se o número introduzido for maior que 13 sairá do loop.

option explicit
dim a
a = 0
WHILE (a < 13)
   a = a + 1
   a = inputbox("Introduza um valor inteiro","Número",a,200,100)
WEND 

0

Partilhar esta mensagem


Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!


Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.


Entrar Agora