• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

samuca

Dúvidas para fazer programa

10 mensagens neste tópico

Olá a todos. Tenho nos últimos tempos andado a trabalhar com vários programas de POS para uma associação sem fins lucrativos. Só que os programas que há no mercado são um bocado inapropriados às necessidades da associação e temos o problema de comprar as licenças.

Actualmente estamos a utilizar o GESPOS, aquilo é muito completo e faz tudo, mas até se torna dificil de configurar. Pelo que após várias tentativas, estou a pensar por mãos à obra e fazer eu, com alguns colegas, um programa simples.

As minhas dúvidas estão na linguagem de programação e base de dados que devo usar.

Sei programar razoavelmente em várias linguagens, e sei trabalhar também com alguns tipos de bases de dados.

Uma das coisas que eu queria era que o programa fosse multi-plataforma (Windows, Linux, Mac) e que tivesse um aspecto gráfico razoavel. Qual a linguagem que é mais apropriada? E base de dados? MySQL?

Não queria ter problemas com licenciamento de nada, nem sistema operativo nem SQL Server...

Quem poder dar sugestões agradeço

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se fosse apenas para Windows recomendava-te C# talvez com WPF (não sei bem o que pretendes com aspecto gráfico razoável), mas para a situação que descreves, talvez Java?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Se fosse apenas para Windows recomendava-te C# talvez com WPF (não sei bem o que pretendes com aspecto gráfico razoável), mas para a situação que descreves, talvez Java?

Quando eu digo razoavél, é com um aspecto simples, botões, formulários e pouco mais. Não precisa de ter nada de especial.

Se calhar java é o melhor, mas ainda nunca fiz nada com aspecto gráfico.

Dei java em Programação I e II na faculdade este ano, mas ñ fizémos nada gráfico. Tenho que por mãos à obra nas férias.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Correndo o risco de me acusarem de estar novamente a puxar para o lado que mais gosto :D, Java seria a minha recomendação, embora os teus requisitos sejam um  pouco vagos.

Se usares Netbeans, e estou a fazer uma recomendação sincera, não a puxar novamente para o meu lado :P, tens um óptimo editor de interfaces gráficas e a facilidade de trabalhar com um layout do Java 6, que te permite fazer aplicações com interface gráfica, tão rapidamente como as farias em Delphi ou C#/VB.Net. Tens uma verdadeira ferramenta RAD para Java.

Resumindo, não tens problemas com licenças, Netbeans é GPL, Java é gratuito, a versão GPL ainda não está completa, mas não te dará problema nenhum com licença.

Quanto a base de dados, MySQL, Postgresql ou HSQLDB, são exemplos de bases de dados relacionais multi-plataforma. Eventualmente, podes considerar a DB4O, uma base de dados para objectos em Java.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como o Knitter, vou puxar para o lado que mais gosto, podes sempre usar python, já vem com sqlite na biblioteca padrão e para a parte gráfica tens muito por onde escolher (wxPython, pyGTK, pyQT), se for um programa simples python é o ideal, para algo mais complexo, o melhor é usares java. Também depende dos teus conhecimentos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu aconselharia o Lazarus com o FreePascal.

É facil de programar para quem conhece DELPHI.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Como deves reparar, cada um recomenda o que mais gosta :P

Vai depender muito dos teus requisitos, e também da tua preferência.

Quanto a Python, não existem ferramentas tão bem desenvolvidas como para outras linguagens, até Lazarus, que julgo ser mais novo, mas posso estar engando, é uma ferramenta bem melhor que qualquer uma que conheça para python.

Lazarus seria uma boa opção, embora continue a achar que a tecnologia precisa de evoluir mais, ainda lhe faltam bons componentes/tecnologias para acesso a base de dados.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Penso que me vou virar para o java, visto que já tenho alguns conhecimentos. Mas antes de começar a programar vou ver bem quais são os requisitos junto das pessoas, para não correr o risco de andar a trabalhar para nada.

Obrigado pessoal

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora