• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

Crusher

Dúvida com Access

6 mensagens neste tópico

Boas noites.  :(

É o seguinte. Estou para realizar um trabalho de Access mas deparei-me com um problema... neste momento tenho as tabelas desta maneira:

access205.jpg

A minha dúvida é a seguinte:

Imaginem que fiz uma encomenda no dia 1/7/2008 de 2 processadores e de 1 memória. No entanto como estou a pensar implicava que tinha que introduzir uma data igual para cada produto diferente... Há alguma maneira de colocar mais que um CodProduto associado a uma data? Não sei se estão a perceber a minha ideia.

Isto é para a entrega de um trabalho... nada de complicado tendo algumas consultas e relatórios.

Agradeço qualquer ajuda.

Obrigado.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para começar....essa estrutura de dados... nao me cheira nem um bocadinho.....

Na realidade devias ter, e assim sem pensar muito, uma tabela de produtos, em que um dos atributos do produto era o tipo de produto (e ai sim...terias as graficas, os processadores, ..., que iria ser uma tabela por exemplo Tipos de produtos).

Se quisermos se ainda mais cuidadosos e optimizar a BD relacional... porque não criar uma tabela de marcas, e eventualmente outra de modelos.....  ?

Provavelmente deves ter dado isso quando começaste a mexer em access no que concerne a relacionamentos e optimização de BD

Depois... tu numa encomenda deves poder encomendar mais que um produto.... parece-me que falta ai uma tabela de detalhe...que sao as linhas de encomenda... e que vai ser uma linha para cada produto encomendado....

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Boas. Obrigado pela resposta.

Em relação as tabelas já resolvi o problema. No entanto não consigo encontrar info sobre tabelas de detalhe como falastes... podes dar umas luzes?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Então imagina o seguinte.... uma factura... numa factura tens uma série de características (ou atributos) próprios da factura, como seja a data, o vendedor, o cliente....

..mas podes vender n produtos... sendo assim...vais criar uma factura por produto?..... não!

Tens que criar uma tabela de detalhe da venda... onde em cada linha vai ter o produto vendido, as quantidades, .............. e... o ID da factura a relacionar cada uma das linhas de produto (chamemos-lhe detalhe) com a factura....

Espero que tenhas percebido...mas se pesquisares aqui no forum..ha topicos sobre isso

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Bem neste momento está assim... acho que estará bem assim:

access1th5.jpg

Tenho uma outra dúvida. No campo total queria que ele multiplica-se a quantidade e o preço automaticamente... já andei a voltas com fórmulas, mas não sei como buscar os dados das outras tabelas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok... parece-me bem.

quanto ao que referes, se fosse com uma base de dados mais poderosa... que suportasse triggers, podias fazer isso por aí...mas como usas access... ou calculas isso do lado do interface (através de código por exemplo), ou utilizas no report uma vista(query), onde aí sim, já e possível fazer as contas que quiseres.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora