• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

BlueEagle

Keep Dreaming :P

14 mensagens neste tópico

O primeiro fascinou-me. Como é que um robot consegue saltar? Gostava de compreender isto.  Para além de todas as capacidades que o pequeno robot tinha. Parecia realmente um humano.

O robot do segundo vídeo eu já conhecia, visto que tinha lido sobre a mula de carga dos soldados americanos no Iraque. Julgo que ainda não foi posto em prática na guerra do Iraque, mas o objectivo desse robot é poupar trabalho aos soldados americanos. O robot aguenta com objectos muito pesados (os sacos dos soldados por exemplo), tem capacidade para subir montanhas, se caír consegue voltar a  levantar-se e se for empurrado equilibra-se. Dentro do robot, existe um computador normal (igual a todos estes que temos aqui em casa),equipado com sensores capazes de analisar o terreno.

A robótica é uma área que me fascina cada vez mais. E vou fazer um esforço para que, no segundo ano de existência do P@P, se dê mais importância a esta área.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o primeiro robot ta muito bom!

eu percebi como é que eles fizeram para o pôr a saltar mais facilmente: baixaram o centro de gravidade :D se repararem, o peito dele é minúsculo, para que o centro de gravidade esteja nas pernas, sendo assim mais fácil pô-lo a saltar.

mas fizeram um grande trabalho, sem duvida :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Indeed tá mesmo fascinante apesar do segundo ser um bocado sinistro :D O movimento daquilo mete "medo" :)

O Primeiro está simplesmente genial :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

o primeiro robot ta muito bom!

eu percebi como é que eles fizeram para o pôr a saltar mais facilmente: baixaram o centro de gravidade :) se repararem, o peito dele é minúsculo, para que o centro de gravidade esteja nas pernas, sendo assim mais fácil pô-lo a saltar.

mas fizeram um grande trabalho, sem duvida :D

Por acaso estás enganado  :D

O segredo está no movimento dos braços + giroscópio + controlo óptimo + pés grandes.

Quando ele salta, ele levanta os braços para conseguir maior impulsão, nesse instante o c.g. encontra-se bem em cima da cintura do robo.

Depois baixa os braços, isso faz baixar em relação ao robo o c.g. mas em relação ao obsrevador da Terra, o c.g. mantem-se no mesmo sítio. Isto faz com que aumento o tempo que ele está no ar.

É como os saltos em altura e em comprimento.

Quando ele chega ao chão, se ele não se mexe-se, até parece que ele nem cai, devido aos grandes pés.

Mas se reparares com cuidado, ele equilíbra-se com o movimento dos braços. Esse equilíbrio é possível com um giroscópio e um bom controlador.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O primeiro está realmente genial para o tamanho que tem! O Segundo parece que veio do resident evil, mas a capacidade de equilibrio com aqueles pontapés é absurda!!  :cheesygrin:

[ ]

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O primeiro esta muito egnraçado, mas o 2º a equipa que fez aquela m**** deve receber $$ pa ******* aquilo é brutal um burro de carga mecanico d+ mesmo lol apesar de meter medo akela m**** a andar loool

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

estao um espetaculo :cheesygrin:

Alguem me sabe dizer que motores é que eles utilizão nestes robots?

cumps

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora