• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

chalkos

[Resolvido] Ler numero de ficheiro e incrementa-lo

3 mensagens neste tópico

Boas!

O que eu tenho:

- um programa que além de outras coisas tem uma lista de clientes (ficheiro formatado) onde é possivel adicionar clientes

O que eu quero e nao estou a conseguir:

- que o programa leia o primeiro numero de uma serie de linhas usando esta linha:

while( fscanf(f_cli,"%d %[^\n] %[^\n] %d %[^\n] %[^\n] %[^\n] %[^\n]", &s_a_cli.cod, s_a_cli.nome, s_a_cli.rua, &s_a_cli.numero, s_a_cli.localidade, s_a_cli.cidade, s_a_cli.contacto, separador) != EOF)

O que eu não posso fazer:

- postar aqui o programa todo, se não quem quisesse (nomeadamente a minha turma) podia aqui vir para copiar o que eu ja tenho feito do trabalho  :wallbash:

O que a parte do programa que da problema esta a fazer é:

ler a serie de linhas do ficheiro, que serão como o seguinte:

codigo de cliente

nome completo

rua

numero da porta

localidade

contacto (string de 9 caracteres com o numero de telf ou telm)

----- (separador)

O que acontece é que quando eu leio o codigo do cliente e o ficheiro está vazio fica um numero ridiculo onde devia de estar o codigo de cliente e nao consegui arranjar maneira de verificar se o ficheiro está vazio ou não.

tentei usar um while que dizia ao fgetc para ler caracteres até k encontrasse o EOF (end of file) e de cada vez k o fgetc desse diferente de EOF incrementava +1 na variavel i.

Não resultou. nao sei porquê, mesmo quando já estava alguma coisa escrita (no formato certo) no ficheiro a variavel i continuava a ser zero e todos os clientes ficavam com o numero 1.

Claro que o mais facil era perguntar ao meu professor de programação, mas ele está armado em prof universitário e só responde "desenrasca-te" ou "isso nao se pergunta"...  :mad:

Se não expliquei bem, digam o que vos falta...  ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pessoal, consegui resolver o meu proprio problema..

tinha que passar os apontadores para ficheiros da main para a função menu e da funcao menu para cada uma das outras funcoes. :wallbash:

agora ja da...  :-[

só mesmo  :wallbash:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Posso só perguntar-me uma coisa?

Em q curso estás? ( Queria saber principalmente o local. )

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora