• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

magal

Falso conceito - Web 2.0

11 mensagens neste tópico

Olá pessoal!  :thumbsup:

De certeza que todos já devem ter ouvido falar no design web 2.0.

Sticks, cantos redondos, barras com gradientes, linhas diagonais, icones brilhantes, etc.

O que tem a dizer sobre este tipo de layouts? Consideram apelativo?

Ou acham que é tudo uma má interpretação, um cliché utilizado na web para os webdesigner se auto-promoverem? A web 2.0 é suposto ser um novo conceito de partilha de informação e não um conceito de design? O design web 2.0 é tudo uma má interpretação? Gostava de ouvir a vossa opinião!  :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É apenas um nome que alguém resolveu dar a um conjunto de caracteristicas que até já existiam e que pegou.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

É apenas um nome que alguém resolveu dar a um conjunto de caracteristicas que até já existiam e que pegou.

Ora aqui está  :thumbsup:

Mas a chamada Web 2.0 é uma revolução na forma como são desenvolvidas as páginas, quer a nível de desenho quer a nível de ideia.

É chamada página Web 2.0 a uma página que está centrada no utilizador e não em quem a fez, ou mandou fazer, na web 2.0 o que interessa é o utilizador, os seus gostos, a sua participação, por exemplo as Wikis, as social networks, etc.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

O que me leva a pensar, quem é que raio fazia essas páginas.

Sistemas a pensar no utilizador são conhecidos, pelo menos, desde os anos 70, alguns dos primeiros  livros que li sobre o assunto são dessa data. Se foi preciso alguém dar um nome bonito a isso para que os programadores começassem a pensar nisso então, acho eu, estamos muito mal. Pior é que nem os que se assumem como Web 2.0 sabem como cumprir os supostos requisitos desse termo.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ha alqui várias duvidas, a logica do "web2.0" como algume disse e bem, é a partilha de informação, e quando falam em "gostos de utilizador" é o utilizador ter a liberdade total de moldar o website a seu gosto.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Penso que acima de tudo a web 2.0 é a web em que todas as pessoas podem participar. Para mim não tem nada a ver com o design.

Acho que o termo começou é a ser usado para tudo e mais alguma coisa, e quando se vê alguém dizer que o site não é web 2.0, normalmente querem apenas dizer que o aspecto é mau.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Web 2.0 não é design. Mas tem relação com design naquilo em que o design cria as ferramentas para implementar os conceitos da web 2.0, e o mesmo acontece com outras disciplinas.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Eu sou muito céptico no que respeita a buzzwords.

O conceito de web 2.0 foi introduzido pouco tempo depois de rebentar a bolha da 'economia digital'. Era (e é!) preciso vender tecnologias web e isso não pode ser feito com base em argumentos que falharam, é preciso reinventar continuamente novos jargões para vender mais e muito. Os marketeers encarregam-se disso diariamente.

No plano tecnológico, nada foi inventado: o design centrado no utilizador, a personalização da forma e do conteúdo da mensagem de acordo com as preferências e perfis de utilização, as wikis, os blogs... tudo isso já existia; as tecnologias que suportam o AJAX também. O que há de novo é o nome que se deu para classificar um conjunto de práticas e técnicas para relançar o negócio Net. Eu agradeço, porque esse é precisamente o meu negócio, mas é uma 'charlatanice', é puro marketing.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nada de novo foi inventado, mas o que aconteceu foi uma mudança na relação das pessoas com a tecnologia que se traduziu em social networks, as compras online (amazon, e-bay, etc), instant messagers, etc. Tudo isso já existia mas não com a força que passou a ter. Penso que basta ver a relação dos média tradicionais com a internet há alguns anos atrás para perceber o que mudou com a chamada "web 2.0". Claro que como o falco referiu o design acompanhou o fenómeno que tem mais a ver com o social do que de carácter técnico.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

inicialmente isso referia-se mais 'a explosao de popularida de coisas como feeds xml e interfaces web com pedidos assincronos (AJAX, xampa, sonasol ou o que lhe quiserem chamar).

So ai era um conceito com pouco significado e bastante fusco, depois quando se comceou a associar "web2.0" a logotipos com reflexos e letras estilo plastico em panos de fundo com gradiantes... bem ai foi o triunfo da estupidez, mas nada de admirar, hoje em dia a nossa sociedade esta bastante receptiva 'a estupidez hoje em dia.

curtam a tecnologia, caguem para os hypes, curtirao muito mais dessa forma.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora