• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

PJM

Base de Dados

8 mensagens neste tópico

Pessoal é o seguinte, cria tentar fazer um programa cuja função era guardar todos os jogos que disponhamos, assim como a informação se o emprestamos ou não.

A minha dúvida é que não sei por onde começar, visto que o VB 2008 .net não tem nada haver com o VB 6.0, no VB 6.0 bastava pegar no controlo Adodc, por lá a base de dados em access e controla-lá pelo recordset. 

Também gostaria de saber se os métodos que se podem utilizar no VB 2008 .net permitem só visualizar os dados dentro do programa, isto é, não ser possível editar fora do programa (no caso do VB 6.0 tendo o Microsoft Acess instalado podia-se aceder aos dados assim como edita-los).

Cumprimentos e obrigado

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Podes editar a base de dados "fora do Visual Basic" com qualquer programa que saiba ler essa base de dados, exemplo para SQLServer: o SQLServer Management Studio.

Eu começava por criar a base de dados e depois os forms, textboxes, botões, etc... mas para o que queres fazer não é muito mais simples usar o access?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Questao 1:

Continuas a ter uma série de wizards... para ajudar a criar as ligações à base de dados... não tens os recordsests (excepto se te quiseres ligares por ado, e tudo à unha), mas tens uma série de objectos caracteristicos do vb.net que fazem o serviço.

Quanto a segunda questão... depende da BD que fores usar...

Em qualquer uma das situações... o VB.net e o programa que vais fazer.. sao uma capa de acesso aos dados... poderá sempre aceder à BD... quer por sqlplus...acess..... e por aí fora... dependendo do sgdb que estas a usar

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

E para criar a base de dados também tem que ser em access??

E não existe nenhum módulo que encripta os dados e no programa desencripta-os?

Cumprimentos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

se bem te percebi... o que querias era guardar a própria informação no programa... certo?

A melhor maneira..., para isso será usar XML... ou outro método mais arcaico como csv...(acho que é assim...que se escreve).

De qualquer maneira continuam a ser guardados num ficheiro... não incorporam o programa e não estão imbutidos no executável... para isso nao conheço nenhuma maneira.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ok, então poderias-me dizer qual a melhor maneira de fazer a base de dados? Se pelo SQL Server ou pelo Access?

No entanto se escolher um desses terei que usar componentes diferentes correcto?

Cumprimentos.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

nao... alias...sao diferentes...mas ao mesmo tempo iguais... já que embora tenham nome diferentes..permite, fazer exactamente a mesma coisa... ou seja..um dataset...ou datareader... significam sempre a mesma coisa... a única coisa que vai mudar basicamente vai ser o driver com que se ligam `BD.. daí que o nome dos objectos seja sempre diferente...

por exemplo, eu ligo-me a oracle... para ter acesso aos objectos capazes de lidar com o oracle faço:

* Imports System.Data.OracleClient

e acedo aos componentes específicos de ligação à bd

ser por por exemplo para acess ja escrevo:

System.Data.OleDb

ou System.Data.Odbc

conforme o driver que queria usar...

mas pra mim..o melhor e avançares mesmo pelo acess e ligares-te a bd com o wizard

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora