• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

jamirooo

[Resolvido] Lógica de primeira Ordem

5 mensagens neste tópico

Boas! primeiro de tudo não sei se era nesta secção que deveria postar a minha dúvida...mas como a disciplina na minha faculdade é considerada como uma cadeira de matemática...então decidi postar aqui... bem a dúvida é que tenho a seguinte sentença:

~( ~Cube(a) & Tet(:thumbsup:)

e que em forma normal negativa fica em:

Cube(a)  | ~ Tet(:P

e agora queria colocá-la em forma normal conjuntiva...

bem espero ter-me feito entender com os caracteres '~','&' e '|' já que não consigo usar os conectivos próprios de lógica...   :down:

Obrigado desde já :)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Epá, eu nunca dei tal coisa na faculdade, mas aquilo que sei de lógica e esta frase da wikipedia:

"All conjunctions of literals and all disjunctions of literals are in CNF, as they can be seen as conjunctions of one-literal clauses and disjunctions of a single clause, respectively."

Assim como este exemplo de forma normal conjuntiva:

~B | C

que se encontram em: http://en.wikipedia.org/wiki/Conjunctive_normal_form

Permitem-me concluir que aquilo que tens já é um forma normal conjuntiva, que por acaso coincide com a forma normal negativa neste caso por ser uma "sentença" relativamente simples.

Estarei correcto?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

hmm...acho que tens razão...porque como são apenas dois literais a sentença ja se encontra em CNF apesar de ter '|'...obrigado! :thumbsup:

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora