• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

anuska

Puzzle

14 mensagens neste tópico

Ol pessoal!

eu estou a tentar fazer o jogo Puzzle em flah e actions scrip.

mas acho muito complicado dividir a imagem em Peças! a alguma maneira facil de fazer isso?

obrigada ;):D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Viva!

Existe uma maneira relativamente simples.

Assim sendo, tens que arranjar as formas do puzzle em linhas (formato vectorial) e posiciona-las por cima da imagem que pretendes dividir (para haver maior precisão é conveniente que a imagem e as linhas tenham o mesmo tamanho) - atenção que têm que estar na mesma layer!

Now the tricky part! control + b (break apart) e tá feito. A foto fica dividida, tendo por base as linhas que estavam por cima.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

ja fiz como tu disses-te, no flash, na mesma layer puz a imagem k eu kero e por cima puz uma imagem de um puzzle, se carregar control + b, a imagem do puzzle fika por tras da imagem que pretendo dividir e nao divice nada :P

nao é é isso de formato vectorial?

obrigada :D

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Oi!

Pelo que eu percebi estás a usar 2 imagens. Quando me refiro a imagem refiro-me ao conceito de bitmap  http://en.wikipedia.org/wiki/Bitmap. Em vez disso tens que usar uma representação do puzzle em formato vectorial. Só assim vais conseguir o que pretendes. Sugestão: tenta procurar shapes para o photoshop ou até mesmo para o illustrator de certeza que já existem cenas feitas.

Dispõe sempre  :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Nao sabes um site ou apostila ou tutorial que posso aprender a fazer um Puzzle?

Agradecia imenso :P

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Sinceramente nunca procurei.

Conseguiste o que pretendias com a questão inicial deste post?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

nao :P

fiz de outra maneira, mas assim deve fikar perfeito e nao consigo

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

olha, nao me keres ensinar melhor como se faz para fikar mais perfeito? eu nao sei por a imagem vectorial.. e como passo uma imagem normal pra um bitmap :P obrigada

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Ya, na boa. Não sei é se o tema não foge um pouco à secção em causa.

Noto que estás a fazer alguma confusão entre os tipos de imagens ou se preferires gráficos que existem. Estes podem ser de dois tipos:

- raster or bitmap graphics (eng) http://en.wikipedia.org/wiki/Raster_graphics

- vector graphics (eng) http://en.wikipedia.org/wiki/Vector_graphics

Vou tentar explica-los com 1 exemplo. No 1º caso estás perante um tipo de gráfico que se for aumentado (width e height) vai ficar deformado. Enquadram-se neste grupo por ex. jpeg, gif, png, etc... Tudo o que for imagem e estiver na web é raster/bitmap. Os gráficos vectoriais pelo contrário podem ser aumentados 1000 vezes e nunca ficarão deformados. O software Adobe Flash além de fazer animações também produz gráficos vectoriais.

Ora, para conseguires o tal efeito que menciono no meu primeiro post tens que ter as formas do puzzle em formato vectorial. Podes fazê-lo à mão ou tentar encontrar alguma forma já feita (deve existir de certeza).

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora