• Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #53 da revista programar. Faz já o download aqui!

BMCouto

Passar caracteres por $_GET[]

8 mensagens neste tópico

Boas,

Então é o seguinte, tenho uma secção de notícias em que acede às diversas áreas pelo nome da categoria passado pelo url, do tipo noticias.php=categoria=Geral

Uma das categorias chama-se Acção Social, e como tenho outras coisas envolvidas, gostaria de continuar a passar pelo url, só que ele não lida muito bem com a "Acção Social", alguém sabe se devo fazer alguma coisa ao passar um nome com caracteres diferentes como o ç e o ã?

Obrigado!

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Para fazeres isso assim convinha teres um campo "slug" na base de dados em que tinhas os nomes sem caracteres especiais. Quando inseres a categoria passas a string do nome da categoria por uma função que gera slugs e metes na bd. Depois em vez do nome metes a slug na query string.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Pois e melhor até se calhar seria passar o id da secçao, mas querendo passar pelo nome, ha algum modo de ultrapassar isto?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Já te disse como é. Tens um campo extra onde em vez de Acção Social, tens accao-social. Passas essa string em vez da outra.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Oh mas isto seria o mesmo que ir pelo id da secção, não há modo nenhum de conseguir passar o "Acção Social"?

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Os caracteres nos browsers vão ficar sempre "deficientes" se não ficarem no firefox ficam no IE e vice versa. Os ulrs foram feitos para uma tabela de caracteres limitada. É como te disse que se fazem friendly urls, se bem que podes fazer isso on the fly.

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

pois vou ler sobre o urlencode() e urldecode() que o Sven falou acima e vejo se não consigo, se não lá vou eu alterar isto tudo. Mas tinham-me dito que havia modo de o php descodificar aquilo do url e aceitar normalmente, dai estar a perguntar ;)

0

Partilhar esta mensagem

Link para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora